Simulado de concurso para Segundo Oficial de Máquinas

Seleção de questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos, para você se preparar para a carreira de Segundo Oficial de Máquinas, de nível superior. Organizadoras: Fundação Cesgranrio

Questão 1

A eficácia da lubrificação de mancais planos depende da manutenção da sua película lubrificante.
Nesse contexto, a viscosidade do lubrificante a ser utilizado deverá ser menor quanto maior for a

Questão 2

Um motor diesel a quatro tempos com 6 cilindros em linha possui ângulo de calagem, em graus, igual a

Questão 3

Durante um ciclo de trabalho de um motor diesel a quatro tempos, transmite-se energia ao pistão

Questão 4

Qual é a propriedade que mede a capacidade da gasolina em resistir à detonação?

Questão 5

Quando uma substância é composta por uma parcela na fase líquida e outra na fase vapor, na temperatura de saturação, seu título (x) é definido como a razão entre a massa de vapor e a massa total.
Nesse sentido, o vapor saturado seco apresenta título (x) igual a

Questão 6

O tanque de expansão é um importante componente do sistema de resfriamento dos motores diesel marítimos.
Qual é, aproximadamente, o nível de água recomendável desse tanque, de modo a possibilitar a observação mais nítida de avarias nesse sistema?

Questão 7

O teste cujo objetivo é determinar os níveis de concentração de sais de cálcio e magnésio presentes na água das caldeiras é denominado teste de

Questão 8

Os fluidos que circulam no interior das redes de um navio são identificados através das cores com que as redes são pintadas.
Nesse caso, ao depararmos com uma rede identificada pela cor marrom, conclui-se que nela circula

Questão 9

De acordo com a Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS 1974/1988), até quantas horas, antes de suspender, a máquina do leme de um navio deve ser verificada e testada pela tripulação?

Questão 10

Em uma caldeira, o aparelho cuja função é elevar a temperatura da água de alimentação, utilizando-se do calor sensível residual dos gases de descarga da combustão, é denominado

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