Simulado de concurso para Fisioterapeuta

Simulado com questões especificas ao cargo de Fisioterapeuta, tiradas de Prova Objetiva realizada em concurso público para a função, de nível superior. Organizadora: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

De acordo com a classificação de insuficiência cardíaca pela New York Heart Association (NYHA). Como se classifica a IC na classe funcional III.

Questão 2

É certo afirmar que ocorrem três efeitos principais durante o exercício, essenciais para o sistema circulatório suprir o enorme fluxo sanguíneo necessário pelos músculos. Esses efeitos são:

Questão 3

A cirurgia de revascularização do miocárdio tem demonstrado prolongar e melhorar a qualidade de vida dos portadores de insuficiência coronariana. É realizada por esternotomia mediana com ou sem circulação extracorpórea, utilizando enxertos venosos ou arteriais, podendo ser realizada por minitoracotomia. Em relação às complicações do pós-operatório de cirurgia cardíaca, analise as afirmativas.
I - As alterações na mecânica da caixa torácica levam à diminuição do volume expiratório forçado no primeiro segundo, da capacidade residual funcional, da força inspiratória, e aumento do consumo de O2.
II - A SARA pode estar presente, porém não está relacionada à Circulação Extra Corpórea (CEC) nem a reação à administração de produtos sanguíneos.
III - O broncoespasmo pode ser precipitado por sobrecarga hídrica, reação a medicamentos, transfusão sanguínea e uso de betabloqueadores.
IV - A lesão do nervo frênico e a paralisia diafragmática podem estar relacionadas à anestesia geral.
Estão corretas as afirmativas

Questão 4

A força muscular é classificada em uma escala que vai de 0 a 5. Quando se tem contração muscular com movimento, porém sem vencer a ação da gravidade, estamos diante do grau.

Questão 5

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) de alta frequência é efetiva no tratamento da lesão aguda do tecido mole, incluindo dor associada a lesões musculoesqueléticas, dor pós-operatória e dor miofascial.

O tratamento convencional por TENS de alta frequência (intensidade sensorial) possui a seguinte característica em seu método de aplicação:

Questão 6

A bronquiolite é uma doença que atinge de 70% a 80% dos casos a criança menor de dois anos, com um pico de frequência de dois a dez meses. O diagnóstico de bronquiolite baseia-se essencialmente em critérios clínicos, como:

Questão 7

Leia o texto abaixo sobre a articulação dos joelhos:

Os ossos que formam a articulação do joelho são: fêmur, _____e patela, estruturas ósseas que formam duas articulações distintas, a _____e a tibiofemoral; todavia, funcionalmente, essas duas articulações não podem ser sempre consideradas separadamente, pois existe uma relação _____entre elas, e são articulações que proporcionam sustentação ao corpo e podem, com o tempo, sofrer grande _____e degeneração, sendo assim necessário um procedimento cirúrgico em que se faz a troca da articulação degenerada por uma artificial.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 8

A osteoartrose de joelho é uma patologia musculoesquelética caracterizada por lesão da cartilagem articular e posterior lesão óssea, que leva à dor e à perda de função. Entre os objetivos do tratamento fisioterapêutico nesta disfunção não está:

Questão 9

Com relação ao teste de APLEY, a alternativa CORRETA que demostra como se realiza o teste é:

Questão 10

Refere-se ao exercício no qual a extremidade distal esteja fixa, nesse caso, o segmento proximal move-se em relação a extremidade fixa. Atualmente acredita- se que estes tipos de exercícios sejam mais funcionais na (nos):

Tempo de simulado: