Questões de História - Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões sobre a história da humanidade que saíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação e outras.

Questão 1

A Primeira Guerra Mundial foi um confronto bélico sem precedentes históricos, pois envolveu todas as grandes potências do mundo, impondo o recrutamento obrigatório em cada nação, não só para o exército como também para a produção, resultando numa completa mobilização econômica e militar. Sobre esse movimento, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 2

Em relação à globalização, é INCORRETO afirmar que esse fenômeno

Questão 3

Na Grécia antiga, cada cidade-estado, ou polis, tinha um regime político. Uma das principais polis era sinônimo de oligarquia. Nela, o Estado era forte, a cidadania organizada e dirigida por um conselho de anciãos. Havia ainda sérias restrições aos estrangeiros e a escravidão era institucionalizada e organizada pelo Estado. Estes dados são corretos para a(s) cidade(s)-estado de

Questão 4

O Renascimento foi um importante elo no processo de libertação da razão, que culminou, no século XVIII, na filosofia iluminista e na constituição da moderna sociedade burguesa e capitalista.

Sobre o Renascimento julgue:

I. O latim, por ser a língua adotada pela Igreja e pelos intelectuais, era considerado o idioma nobre, por isto, foi neste idioma que produziram suas obras autores como Cervantes, Rabelais e Camões.
II. Sem se afastarem da religião, os humanistas fizeram da capacidade de conhecer pela razão uma das qualidades mais elevadas do homem.
III. A pintura renascentista caracterizou-se desde o início pela preocupação em representar o espaço de maneira naturalística, em três dimensões.

Está(ão) incorreta(s):

Questão 5

Considere o trecho:

A beleza, o mistério e a pompa dos terreiros de umbanda e candomblé pelo Brasil afora, em particular na Bahia, vêm de longe, no tempo e no espaço. Nasceram da cultura e da religiosidade dos negros que deixaram tantas outras marcas profundas em nossa sociedade, desde que foram retirados à força de suas comunidades e aqui desembarcaram em fnais do século XVI, trazendo crenças e ritos cuja prática muitas vezes lhes custou caro.

CALAINHO, Daniela Bueno. Nossa história. São Paulo/Rio de Janeiro: Vera Cruz; Biblioteca Nacional. Ano 2, n. 18, abr. 2005, p.67.

Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 6

Leia o trecho a seguir.

Após a acirrada polarização ocorrida no segundo turno das eleições presidenciais de
1989, o novo presidente anunciou um bombástico e inusitado plano econômico, no dia
seguinte à sua posse, visando a modernização da economia brasileira. As medidas
propostas provocaram, de imediato, violento impacto social [...].‖
MENDONÇA & FONTES, 1994, p. 84.

Entre as medidas adotadas pelo novo plano econômico NÃO se inclui(em)

Questão 7

Considerando o Absolutismo do início da época moderna, é CORRETO afirmar que Jean Bodin e Jacques Bossuet defendiam a

Questão 8

Assinale a alternativa correta. A História do Brasil mostra que a ascensão do Presidente Getúlio Vargas ao poder rompeu com quatro décadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidência, conhecida como política do “café-com-leite”.

Para impedir que os paulistas continuassem como mandatários do país foi criada a Aliança Libertadora que articulou um golpe que impediu a candidatura de Júlio Prestes.

Questão 9

“Convencionou-se chamar de Idade Moderna o período histórico que se estende de 1453 (tomada de Constantinopla pelos turcos) até 1789 (início da revolução Francesa). No plano econômico, essa época foi marcada pelo desenvolvimento do capitalismo comercial (ou mercantil), forma inicial do sistema capitalista.

Sobre essa fase do capitalismo é CORRETO afirmar que:

I. Apesar de predominar o produtor independente, expande-se o trabalho assalariado. Existia a predominância do capital mercantil sobre a produção.
II. A maior parte do lucro concentrava-se nas mãos dos comerciantes, intermediários entre o produtor e o consumidor.
III. Período de emergência da economia mercantil, na qual o comércio e a produção artesanal começam a ganhar força. A produção estava nas mãos dos artesões que eram donos dos meios de produção.
IV. O capital industrial passa a dominar o conjunto da produção, distribuição e circulação de riquezas. Há uma clara separação entre os possuidores dos meios de produção e a massa dos trabalhadores.

Estão CORRETAS:

Questão 10

A colonização do norte do Brasil aconteceu de maneira diferenciada de outras regiões do país. Acerca desse processo, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I - A cidade de Belém foi fundada para evitar que outros países europeus ocupassem a região Norte.
II - A colonização da Amazônia se deu a partir do objetivo de se exportar cana-de-açúcar para a Europa.
III - Belém foi fundada por franceses, tendo sido conquistada por portugueses em 1616.
IV - A fundação de Belém, em 1616, foi a base inicial para o avanço português ao longo do rio Amazonas.

A sequência correta é:

Tempo de simulado: