Simulado de concurso para Técnico em Segurança do Trabalho

Faça um simulado com questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Técnico em Segurança do Trabalho, de nível médio. Organizadoras: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 04 (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança) e em Medicina do Trabalho (SESMT), elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, assinale a alternativa incorreta em relação às competências dos profissionais integrantes dos SESMT.

Questão 2

No que se refere aos aspectos de saúde coletiva, assinale a alternativa correta:

Questão 3

Para ter permissão de realizar um serviço acima de 2m de altura, um trabalhador apresentou um certificado para o técnico de segurança que continha, entre outras informações, a carga horário do curso, 12 horas, e a aprovação do trabalhador na parte teórica. Ainda, continha, no verso do certificado, as informações sobre o conteúdo aplicado. Esse texto sobre o conteúdo descrevia que o trabalhador havia visto os temas relativos a normas regulamentadoras aplicáveis ao trabalho em altura, análise de Risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; e condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros. Então, esse trabalhador foi impedido de realizar a tarefa, pois

Questão 4

Num incêndio envolvendo equipamentos elétricos, os tipos de extintor que podem ser utilizados para o combate ao fogo são:

Questão 5

Qual NR (Norma Regulamentadora) versa sobre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)?

Questão 6

Uma empresa, possui, em suas instalações, 4 caldeiras cujas pressões de operação são, respectivamente, 20 (kgf/cm²), 21 (kgf/cm²), 22 (kgf/cm²) e a mais antiga marca como pressão de operação 2223 kPa (quilo pascal). Essa empresa mantém um trabalhador durante todo o período em que as caldeiras estão em operação, o qual, está apto a operar todas as caldeiras, pois recebeu o treinamento e cumpriu o estágio prático, estabelecido pela NR-13, anexo A1. Portanto é correto afirmar que esse operador cumpriu

Questão 7

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 06 (Equipamentos de Proteção Individual (EPI)), elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, assinale a alternativa que apresenta a responsabilidade do empregador:

Questão 8

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 32 (Segurança e Saúde em trabalhos em Serviços de Saúde), e ainda com a Norma Regulamentadora NR 24 (Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho) elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, assinale a alternativa incorreta a respeito dos Fundamentos de Higiene do Trabalho.

Questão 9

Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos, exceto:

Questão 10

A máscara de solda é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para proteção dos olhos e face. NÃO é função desse EPI proteger contra

Tempo de simulado: