Simulado de concurso para Técnico em Saúde Bucal

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para a função de Técnico em Saúde Bucal, que exige ensino médio. Organizadoras: Crescer Consultorias, FGV - Fundação Getulio Vargas e outras.

Questão 1

Leia o fragmento de texto a seguir:

“A esterilização com _____ utiliza vapor de água sob pressão enquanto que a esterilização com _____ utiliza calor seco.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Questão 2

Diante de um paciente HIV soropositivo, o Auxiliar de Saúde Bucal NÃO deve apresentar o seguinte comportamento:

Questão 3

A técnica radiográfica mais indicada para identificar precocemente a presença de lesões cariosas interproximais em dentes posteriores é a

Questão 4

Assinale o conceito abaixo que está INCORRETO:

Questão 5

Os medicamentos mais indicados para a limpeza de cavidades são, EXCETO:

Questão 6

A cárie dentária é uma doença infecciosa que progride de forma muito lenta na maioria dos indivíduos, raramente é auto limitante e, na ausência de tratamento, progride até destruir totalmente a estrutura dentária (FEJERSKOV; KIDD, 2005). Sobre os principais fatores de risco, assinale a alternativa incorreta.

Questão 7

A Odontologia, enquanto profissão tem evoluído bastante nas últimas décadas, principalmente com o surgimento de políticas públicas que ampliaram o acesso da população aos serviços de saúde bucal, bem como o advento de materiais e tecnologias que visam oferecer cada vez mais tratamentos eficazes e duradouros. Sobre os modelos assistenciais presentes na história odontológica do Brasil, assinale a alternativa correta.

Questão 8

Relacione os instrumentais utilizados na periodontia com suas respectivas indicações.

1. Cureta McCall.
2. Cureta Gracey.
3. Sonda de Nabers.
4. Lima.

(   ) indicada para o exame e detecção de lesões de furca.
(   ) indicada para raspagem de cálculo supra e subgengival.
(   ) indicada para raspagem subgengival em áreas de difícil acesso.
(   ) indicada para raspagem de cálculo supragengival.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Questão 9

Todas as alternativas abaixo estão incorretas com relação à biossegurança, EXCETO:

Questão 10

Os principais agentes etiológicos da doença cárie são

Tempo de simulado: