Questões de Biologia - Simulado de Concurso

Confira e responda questões de Biologia, bio ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: CESPE, IESES, UEM, UniRV, UFMT e outros.

Questão 1

Helena era casada com Pedro, um primo dela em primeiro grau, cinco anos mais velho. Ambos eram naturais do mesmo município de 3000 habitantes, onde é um costume subir ao altar com um parente. Eles tinham na família "deficientes", tios, tias, primos e primas confinados a cadeiras de rodas devido a uma misteriosa doença que, paulatinamente, enrijece e enfraquece primeiro as pernas e depois os braços, além de afetar a postura em geral e, em menor intensidade, a visão e a fala. (Revista Pesquisa Fapesp, maio/ 2005).

Com base nas informações do texto, é INCORRETO afirmar que

Questão 2

São consideradas técnicas aplicadas na manipulação genética de plantas, EXCETO.

Questão 3

Recentemente, na região de um município não identificado, surgiram vários casos de dengue. Essa doença é transmitida por certos mosquitos, quando sugam o sangue humano. Uma das estratégias de prevenção à dengue é eliminar poças de água nas regiões urbanas, pois, nesse local, desenvolvem-se as larvas desses mosquitos. Com base no texto anterior, é possível concluir que o mosquito transmissor da dengue é:

Questão 4

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentar diversos tipos de células imersas em material extracelular sintetizado por elas. Com relação aos tecidos conjuntivos, assinale a alternativa correta:

Questão 5

Uma proteína de 40 aminoácidos sofreu desnaturação após ter sido exposta a uma alta concentração de ureia. Em seguida, a ureia foi retirada e a proteína retornou ao estado original de conformação enovelada, permitindo que as cadeias laterais de leucina e valina se agrupassem no interior dessa proteína. A explicação para esse fato é que

Questão 6

De acordo com a sequencia correta da teoria evolutiva, as plantas terrestres podem ser classificadas em:

Questão 7

O câncer de próstata é o mais frequente nos homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que 400 mil pessoas acima de 45 anos, ou seja, um em cada seis homens pode ter a doença.

São fatores que contribuem para esse grande número de casos de câncer de próstata, EXCETO

Questão 8

Em uma cultura de fibroblastos, células produtoras de colágeno existentes em locais como a derme, foi adicionado um aminoácido radioativo. Após intervalos regulares de tempo, a localização do aminoácido radioativo dentro da célula foi determinada por uma técnica de impregnação com prata.

Assinale a alternativa que representa o trajeto a ser percorrido pelo aminoácido no interior da célula.

Questão 9

A respeito do desenvolvimento embrionário, assinale a assertiva correta.

Questão 10

O botulismo é uma intoxicação severa e potencialmente letal causada por neurotoxinas produzidas por bactérias gram-positivas anaeróbicas denominadas Clostridium botulinum. Com relação às estruturas celulares dessas bactérias, assinale a opção correta.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta