Simulado de concurso para Técnico em Telecomunicações

O Técnico em Telecomunicações é uma profissão que se concentra na instalação, manutenção e reparo de equipamentos de telecomunicações. Preparamos um simulado com questões de provas objetivas que caíram em concurso público para o cargo.

Questão 1

A Internet of Things (IoT) transmite a ideia de que todos os equipamentos podem estar conectados à internet, entretanto, faz-se necessário criar uma arquitetura de rede que garanta a interoperabilidade do sistema. Isto será possível com a tecnologia:

Questão 2

A primeira propriedade das redes que pode ser medida quantitativamente é a latência ou atraso, que especifica o tempo que os dados levam para viajarem através da rede de um computador para outro. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto:

I – atraso de _______: tempo para se deslocar no meio físico.

II - atraso de _______: tempo para obter acesso ao meio físico.

III - atraso de _______: tempo para processar o encaminhamento de um pacote.

IV - atraso de _______: tempo que um pacote gasta na memória de um comutador ou de um roteador esperando a transmissão.

V - atraso de _______: tempo para um servidor enviar uma resposta a uma requisição.

Questão 3

No Sistema Telefônico Fixo Comutado (STFC), um sinal de voz analógico ocupa a faixa de 300 Hz a 3.400 Hz. Para ser transmitido em um sistema de transmissão digital, esse sinal de voz precisa ser amostrado, quantizado e codificado. A frequência de amostragem adotada na telefonia fixa é de

Questão 4

Em circuitos de rede física, o cabo metálico destinado às conexões internas que possibilita que os aparelhos telefônicos estejam conectados às caixas internas de distribuição é denominado de:

Questão 5

O processo de alocação e liberação dos recursos de uma rede para utilização pelos diversos serviços é denominado comutação. O Sistema Telefônico Fixo Comutado (STFC) utiliza a comutação de

Questão 6

A média (MF) frequência, compreendida entre 300 a 3.000 kHz é aplicada nos seguintes sistemas de telecomunicações, EXCETO:

Questão 7

Para permitir que um telefone convencional se conecte diretamente a uma rede de telefonia IP, é necessária a utilização de um adaptador chamado

Questão 8

Na Multiplexação por Divisão de Frequência (FDM), tecnologia que transmite múltiplos sinais simultaneamente sobre um único caminho de transmissão, um canal de voz pode comportar até quantos canais telegráficos em diferentes frequências de áudio?

Questão 9

Qual é a lei, instituída em 2018 que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Questão 10

Dentre as redes de telefonia móvel de 2ª geração, a tecnologia que se tornou a mais utilizada em todo o mundo foi a GSM. No Brasil, a tecnologia foi introduzida em 2002 e foi a mais utilizada por mais de 10 anos. A técnica de múltiplo acesso utilizada no sistema GSM era mista FDMA (Frequency Division Multiple Access) e TDMA (Time Division Multiple Access), com canais de RF de 200 kHz. Cada canal de RF era dividido no tempo (time slots) na técnica TDM.

Quantos time slots eram disponibilizados em um canal de RF no sistema GSM padrão?

Tempo de simulado: