Questões de Matemática – Simulado de Concurso

Confira e responda uma seleção de questões de Matemática que caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: Cesgranrio, Fundação Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP, IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação e outras.

Questão 1

Para a construção de uma escola de Ensino Médio, um arquiteto fez um projeto utilizando 63% da área total de um terreno da seguinte forma:

Estruturas % do terreno
utilizada
Salas de aula 41%
Laboratório 10%
Biblioteca 12%

Ainda restaram 888 m2 para a construção do pátio e da quadra.

Qual é o total da área desse terreno?

Questão 2

Uma batedeira “FAZ BEM COMPRAR” custa R$ 79,90 à vista. Após ter sofrido um certo desconto, passou a custar R$ 71,91. O percentual de desconto foi de:

Questão 3

Para o jantar comemorativo do aniversário de certa empresa, a equipe do restaurante preparou 18 mesas com 6 lugares cada uma e, na hora do jantar, 110 pessoas compareceram.

É correto afirmar que:

Questão 4

Dois cometas costumam aparecer, o cometa A a cada 18 anos e o cometa B a cada 32 anos. Se em 1.950 ambos apareceram, podemos dizer que ocorrerão novas coincidências além de 1.950, até o ano 2.800 em número de:

Questão 5

Carlos viajou com seu carro de Recife a Aracaju. Saiu de Recife, dirigiu durante 3 horas e 45 minutos e parou por 35 minutos para almoçar. Em seguida, dirigiu diretamente para Aracaju, tendo realizado o percurso total em 7 horas e 30 minutos.

A duração da segunda parte da viagem foi de:

Questão 6

João recebeu 32 relatórios verdes e 40 relatórios vermelhos. Ele deve colocar esses relatórios em envelopes da seguinte forma:

  • Todos os envelopes devem conter a mesma quantidade de relatórios.
  • Nenhum envelope pode misturar relatórios de cores diferentes.

Cumprindo essas exigências, o menor número de envelopes que ele precisará utilizar é:

Questão 7

Gustavo e seu irmão gostam muito de jogar baralho. Durante um jogo de baralho com a quantidade de 52 cartas, qual a probabilidade de Gustavo tirar um ás de copas?

Questão 8

O monitor de um curso de informática realizou um levantamento para saber quanto tempo seus alunos utilizaram o laboratório na sua aula do último sábado do mês de novembro de 2016.

Nome do aluno Horários
Início da conexão Término da conexão
Leo 8:30 hs 9:45 hs
Luiza 7:15 hs 9:30 hs
Beatriz 9 hs 11:30 hs
Jaqueline 10:40 hs 10:55 hs
Eduardo 7:50 hs 9 hs
João 8:15 hs 10:35 hs

Com base nos dados apresentados, é possível afirmar que:

Questão 9

Seja o conjunto universo S={2,3,4,5,6,7,8,9} onde escolhemos os subconjuntos A={2,4,6,8} e B={3,6,9}, analise as assertivas abaixo:

I. (A∪B)={2,4,6,8}
II. (A∪B)={6}
III. (A∩B)={6}
IV. (A∩B)={2,4,3,8,9}
V. (A∪B)={2,4,3,6,8,9}

Qual alternativa indica os resultados corretos para as operações indicadas entre os conjuntos A e B?

Questão 10

Num curso de utilização de um software que edita imagens, todos os alunos abrem uma mesma imagem, e o professor pede que apliquem uma ampliação de 25% como primeiro exercício. Como o resultado não foi o satisfatório, o professor pediu que todos aplicassem uma redução de 20% na imagem ampliada. Como Aldo tinha certa experiência com o programa, desfez a ampliação de 25%. Para obter o mesmo resultado que os demais alunos, após desfazer a ampliação, Aldo deve

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