Simulado de concurso para Dentista

Simulado elaborados com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para candidatos se prepararem para provas ao cargo de Dentista, que exige ensino superior.

Questão 1

Segundo o artigo 196 da Constituição Federal, A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. A qual princípio do SUS esse artigo relaciona-se?

Questão 2

Saber qual tipo de material vai usar é essencial para saber quanto de desgaste e espessura deve-se ter. Quando o desgaste é intermediário, qual deve ser o tipo de coroa a ser usada?

Questão 3

Qual alternativa, abaixo, se caracteriza como um princípio estético do preparo ideal?

Questão 4

A lavagem dos instrumentais é a etapa mais importante nos processos de esterilização e desinfecção, já que resíduos de matéria orgânica, visíveis ou não, podem esconder microrganismos causadores de infecção no instrumento clínico e cirúrgico. Antes da lavagem, é realizada a pré-lavagem, que é realizada passando todos os instrumentos em água corrente e imergindo-os em detergente enzimático, que deve ter no mínimo 3 enzimas. Sobre essas enzimas, assinale a alternativa correta.

Questão 5

Uma enfermidade, que pode acometer o paciente quando do uso dos anestésicos locais e que os cirurgiões-dentistas não estão habituados a lidar em sua rotina, é a metemoglobinemia. Trata-se de uma cianose que ocorre na ausência de anormalidades cardíacas e/ou respiratórias, podendo ser congênita ou adquirida. Sobre os anestésicos que mais causam a metemoglobinemia, assinale a alternativa correta.

Questão 6

A cárie dentária é uma doença infecciosa que progride de forma muito lenta na maioria dos indivíduos, raramente é auto limitante e, na ausência de tratamento, progride até destruir totalmente a estrutura dentária (FEJERSKOV; KIDD, 2005). De acordo com a etiologia da cárie, existem os fatores determinantes e modificadores da doença cárie. Diante da assertiva, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Microrganismos: a cavidade bucal possui inúmeras espécies de microrganismos. Apesar da diversidade microbiana, poucas espécies estão relacionadas à doença cárie, como Streptococcus mutans, Streptococcus aureus e Lactobacillus
( ) Dieta: a dieta exerce, principalmente, um efeito tópico na etiologia da doença, ou seja, sem a sua presença, não há desenvolvimento da doença, pois os microrganismos cariogênicos necessitam da energia proveniente da sua fermentação para sobreviver. A frequência (constante ingestão) interfere no desenvolvimento da doença, ao contrário da consistência dos carboidratos
( ) Fatores modificadores: além dos fatores determinantes para a doença (interação entre hospedeiro, dieta, biofilme e tempo), é sabido que fatores sociais, econômicos e comportamentais podem influenciar no desenvolvimento da doença cárie.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 7

Durante muito tempo os principais métodos utilizados na clínica para detecção e avaliação da extensão de lesões de cárie por cirurgiões dentistas foram exame clínico visual, tátil e radiográfico, classificados como métodos tradicionais ou convencionais de detecção. Outros métodos, chamados de complementares, são descritos na literatura. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.

_____: é um sistema de detecção de cáries oclusais baseado na observação de uma alteração no comportamento de uma corrente elétrica ao atravessar a lesão cariosa (Fejerskov e Kidd1 , 2005, Kuhnisch et al.16, 2006). Com o processo de desmineralização do tecido dentário há uma mudança na condutância elétrica do dente, até mesmo quando a superfície permanece aparentemente intacta.
_____: torna mais fácil a detecção de cáries secundárias, através de suas imagens bidimensionais em "fatia", porém não mostra nenhuma melhoria significativa na detecção de cárie proximal (Kalathingal et al.20, 2007).
_____: é um método de detecção qualitativo de cáries que se baseia na transiluminação dos dentes, a partir da qual a observação de sombras na estrutura dental é indicativa de lesão cariosa (Fejerskov e Kidd1 , 2005). Esse método tem sido muito utilizado para a detecção de cáries interproximais, assim como para a avaliação da profundidade de lesões oclusais (Cortes et al.8 , 2003).

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 8

Como é denominada a distância entre a linha que passa, no centro dos implantes mais posteriores com a linha que passa nos implantes mais anteriores, multiplicada por dois?

Questão 9

O diagnóstico diferencial entre as formas mais leves de fluorose dentária e opacidades de esmalte não fluoróticas merece especial atenção. Fejerskov et al. (1994) propõem a utilização de alguns critérios que podem facilitar esse processo. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Na Fluorose Dentária, a área afetada são todas as superfícies do esmalte ou perto das pontas das cúspides e bordas incisais, enquanto que nas opacidades do esmalte, são geralmente centralizadas em superfície lisa de extensão limitada.
( ) Na Fluorose Dentária, o formato da lesão assemelha-se à sombra de uma linha traçada com lápis, a qual segue as linhas incrementais do esmalte. No grau leve, as linhas se fundem e têm aparência nebulosa. Nas bordas das cúspides/incisais, há formação de coberturas brancas irregulares ("cobertura de neve) e nas opacidades do esmalte, são redondas ou ovais.
( ) Na Fluorose Dentária, a cor é branca opaca ou amarelo-creme até vermelho-escuro alaranjada na época da erupção, enquanto que nas opacidades do esmalte, são linhas brancas opacas ou nuvens, até aparência calcária. "Cobertura de neve" Nas margens das cúspides/incisais. Pode apresentar descoloração castanha na parte mesioincisal dos incisivos superiores centrais após a erupção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 10

Tendo em vista ser a placa dentária bacteriana o principal fator etiológico da cárie, diversas estratégias de prevenção buscam a remoção ou controle desse fator (Milori et al., 1994). Dentre os mecanismos de prevenção da cárie, a ação do flúor tem sido bastante documentada, e este tem sido o elemento mais utilizado para fortalecer as estruturas dentais, em todas as suas formas de administração (Murray, 1992). Após estudo sobre as formas tópicas de flúor, diversos resultados foram obtidos. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A pasta com fluoreto de sódio mostrou uma diferença de redução em relação à pasta MFP (monofluorfosfato de sódio)
( ) Selantes foto-polimerizáveis são mais efetivos que os auto-polimerizáveis
( ) O fluoreto de sódio, em combinação com o monoflúorfosfato, melhora a redução de cárie comparado com MFP isolado
( ) No caso do flúor gel (flúor fosfato acidulado) nenhuma significativa influência da frequência de aplicação e concentração (baixa relação dose-resposta) foi observada, além de nenhuma diferença em relação ao método de aplicação (moldeira ou escovação) e nenhuma diferença em relação à prevalência de cárie inicial. A relação custo-efetividade foi estimada, mostrando que o custo do flúor gel é alto em populações infantis com prevalência de baixa à moderada, portanto, seu uso deve ser questionado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Tempo de simulado: