Questões de História - Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões sobre a história da humanidade que saíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação e outras.

Questão 1

A volta democrática de Getúlio Vargas ao poder, após ser eleito no ano de 1950, ficou caracterizada pelo presidente:

Questão 2

“Acabar com a escravidão não basta; é preciso destruir a obra da escravidão”.

Trecho de um pronunciamento de um líder abolicionista pernambucano que escreveu “Um estadista no império”. Esse abolicionista é:

Questão 3

A Primeira Guerra Mundial foi um confronto bélico sem precedentes históricos, pois envolveu todas as grandes potências do mundo, impondo o recrutamento obrigatório em cada nação, não só para o exército como também para a produção, resultando numa completa mobilização econômica e militar. Sobre esse movimento, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 4

A respeito do Primeiro Reinado (1822-31), governado por D. Pedro I, é correto afirmar, exceto:

Questão 5

Leia o trecho a seguir.

Após a acirrada polarização ocorrida no segundo turno das eleições presidenciais de
1989, o novo presidente anunciou um bombástico e inusitado plano econômico, no dia
seguinte à sua posse, visando a modernização da economia brasileira. As medidas
propostas provocaram, de imediato, violento impacto social [...].‖
MENDONÇA & FONTES, 1994, p. 84.

Entre as medidas adotadas pelo novo plano econômico NÃO se inclui(em)

Questão 6

Um dos mais graves problemas sociais e ao mesmo tempo econômico que o Brasil enfrenta é a pobreza de sua população. Sabe-se que, comumente, governos brasileiros têm utilizado políticas indutivas de crescimento econômico como medida redutora da pobreza, sem no entanto, obter resultados satisfatórios ou permanentes. Sabe-se também que, dentre as regiões que mais sofrem com a pobreza, no país, estão a Norte e Nordeste.

Estudos históricos mostram que, em razão disso, houve um conflito, no Nordeste Brasileiro, liderado por Antônio Conselheiro que ficou conhecido como Guerra de Canudos.

Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

  • ( ) A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social.
  • ( ) Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado um confito civil que fcou conhecido como Guerra de Canudos. Esta guerra durou quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.
  • ( ) O beato Conselheiro, homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República, era quem liderava este movimento. Ele acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos.
  • ( ) Antônio Conselheiro por acreditar que era um enviado de Deus conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam em sua liderança e, em razão disso, ele, realmente poderia, libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.
  • ( ) Devido à enorme proporção que este movimento adquiriu, o governo da Bahia não conseguiu por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado; por esta razão, pediu a interferência da República.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 7

Considere o trecho:

A beleza, o mistério e a pompa dos terreiros de umbanda e candomblé pelo Brasil afora, em particular na Bahia, vêm de longe, no tempo e no espaço. Nasceram da cultura e da religiosidade dos negros que deixaram tantas outras marcas profundas em nossa sociedade, desde que foram retirados à força de suas comunidades e aqui desembarcaram em fnais do século XVI, trazendo crenças e ritos cuja prática muitas vezes lhes custou caro.

CALAINHO, Daniela Bueno. Nossa história. São Paulo/Rio de Janeiro: Vera Cruz; Biblioteca Nacional. Ano 2, n. 18, abr. 2005, p.67.

Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 8

Podemos definir IDENTIDADE em todas as alternativas abaixo, EXCETO:

Questão 9

A colonização do norte do Brasil aconteceu de maneira diferenciada de outras regiões do país. Acerca desse processo, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I - A cidade de Belém foi fundada para evitar que outros países europeus ocupassem a região Norte.
II - A colonização da Amazônia se deu a partir do objetivo de se exportar cana-de-açúcar para a Europa.
III - Belém foi fundada por franceses, tendo sido conquistada por portugueses em 1616.
IV - A fundação de Belém, em 1616, foi a base inicial para o avanço português ao longo do rio Amazonas.

A sequência correta é:

Questão 10

Na Grécia antiga, cada cidade-estado, ou polis, tinha um regime político. Uma das principais polis era sinônimo de oligarquia. Nela, o Estado era forte, a cidadania organizada e dirigida por um conselho de anciãos. Havia ainda sérias restrições aos estrangeiros e a escravidão era institucionalizada e organizada pelo Estado. Estes dados são corretos para a(s) cidade(s)-estado de

Tempo de simulado: