Simulado de concurso para Operador de ETA/ETE

Simulado com questões especificas aplicadas em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Operador de ETA/ETE ou Operador de Processos de Água e de Esgoto, que exige nível médio. Organizadoras: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC, FEPESE e Máxima.

Questão 1

Ao longo do tratamento de água são realizadas diversas etapas de separação de impurezas. A descrição a seguir é referente a qual etapa do tratamento:

“A maioria das partículas ficou retida no decantador, porém uma parte persiste em suspensão; e é para remover essa parte que se procede esta etapa. Hidraulicamente, faz-se a água traspassar uma camada filtrante, constituída por um leito arenoso, com granulometria pré-dimensionada, sustentada por uma camada de cascalho, de modo que as impurezas, as partículas, a maioria das bactérias, entre outros, fiquem retidos e a água passante seja límpida.”

Questão 2

A matéria orgânica presente em corpos d’água é uma característica de primordial importância, sendo a causadora do principal problema de poluição das águas.
Todas as alternativas abaixo são parâmetros de qualidade da água que indicam poluição de origem orgânica, EXCETO:

Questão 3

Preencha a lacuna do texto a seguir com a alternativa correta. A adição de sulfato de alumínio ocorre na ___________ do processo.

Questão 4

Quanto ao armazenamento, os produtos químicos usados numa ETA/ETE devem obedecer à risca às boas práticas. Os fluoretos devem ser armazenados em:

Questão 5

O ensaio feito em bancada, que reproduz as condições do processo de coagulação/floculação da estação de tratamento de água, em busca da condição operacional que resulte na melhor eficiência possível, considerando-se as características da água a ser tratada, com a aplicação de reagentes e o controle dos parâmetros envolvidos no processo é:

Questão 6

O artigo 26 da Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 diz que compete ao responsável pela operação do sistema de abastecimento de água para consumo humano, notificar à autoridade de saúde pública e informar à respectiva entidade reguladora e à população, identificando períodos e locais, sempre que houver:

Questão 7

As águas são classificadas em diversas classes, segundo seus usos preponderantes. As águas doces de classe 1, destinadas ao abastecimento doméstico após tratamento simplificado, entre outros, requerem as seguintes condições de qualidade de água, EXCETO:

Questão 8

As análises físico-químicas realizadas na água levantam as respectivas características para vigilância e monitoramento da qualidade da água.
Assinale a alternativa que contempla as análises que podem ser realizados por titulometria.

Questão 9

Analise as afirmativas abaixo em relação aos conceitos.

1. Água Tratada: água adequada ao consumo humano, e que, portanto, pode ser ingerida com segurança pela população. Para isto, deve apresentar características físicas, químicas, biológicas e organolépticas em conformidade com a legislação específica.
2. Água Potável: água que, após a captação, sofre transformações através dos processos de tratamento, vindo a se adequar aos usos a que está prevista.
3. Água Bruta: água in natura retirada de rio, lago, lençol subterrâneo ou outro manancial, possuindo, cada uma, determinada qualidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Questão 10

Os perióxidos são óxidos que reagem com a água ou com ácidos diluídos, produzindo água oxigenada. No caso Na2O2 + 2H2O resulta em:

Questão 11

Assinale a alternativa correta. Para obtermos cal viva a partir do calcário CaCO3 temos o procedimento:

Questão 12

O título “Governo muda as regras de controle de qualidade da água” foi publicado pela Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente, logo após o lançamento da Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde. Sobre esta Portaria, assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 13

São usados na identificação de microrganismos e em testes diferenciais microbianos, como, por exemplo, na análise da água. São colocados invertidos no meio líquido contido num recipiente de cultura - durante a esterilização, fica cheio do líquido e após a inoculação e fermentação o líquido é deslocado, total ou parcialmente, pelo gás formado em uma fermentação. O texto está associado à vidraria utilizada na análise da água, que se encontra descrito na alternativa:

Questão 14

A realização de análises físicas, químicas e bacteriológicas, durante as várias etapas do tratamento dos esgotos, possibilita o acompanhamento da eficiência do mesmo e determina a necessidade, ou não, de implementação de medidas preventivas e/ou corretivas.
Entre as análises usualmente realizadas, assinale a alternativa correta.

Questão 15

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo como instrumento de conhecimento a remoção de ferro e manganês em águas com destino ao abastecimento das pessoas e indústrias.

( ) Os íons de ferro e manganês em águas destinadas ao abastecimento causam depósitos, incrustações e possibilitam o aparecimento de bactérias ferruginosas nocivas nas redes de abastecimento.
( ) O tratamento de águas contendo ferro envolve duas etapas principais interdependentes: a oxirredução e a dissolução em percloratos via precipitação por aeração/ agitação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 16

No Brasil, adotam-se metodologias analíticas par determinação dos parâmetros da potabilidade da água, com referência na portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011. O atendimento prevê o que ocorre em vários países e também em relação às pesquisas e estudos no Brasil. Assinale a alternativa que não indica um desses órgãos.

Questão 17

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. O ácido __________ libera na água o fluoreto, forma iônica do elemento químico flúor, um dos responsáveis pelo declínio da cárie dentária no Brasil.

Questão 18

A correção de PH é feita quando se coloca cal hidratada ou carbonato de sódio, corrigindo uma possível alcalinidade da água (pH). Esse procedimento também previne uma possível corrosão futura da rede de encanamento que irá distribuir a água tratada. Esse procedimento é representado na:

Questão 19

A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais, no qual apresenta variadas aplicações, como por exemplo a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências. A vazão volumétrica é definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. Sabendo disso, qual seria a vazão volumétrica se em 60 segundos passa-se 3000 L de água, dado em L/s?

Questão 20

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Oxidação é a perda de elétrons pelo material.
( ) Redução é o ganho de elétrons pelo material.
( ) As operações de Oxidação ocorrem somente na presença de oxigênio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Um comentário

  1. Gean
    #QT-2183 Essa questão é um pouco confusa, pois fala das análises realizadas na água bruta e o monitorando de sua qualidade. E a resposta correta é sobre a aplicação de flúor, onde sua aplicação e na água tratada.

Deixe uma resposta