Simulado de concurso para Gestor Hospitalar

Se você está se preparando para o cargo de Gestor Hospitalar em concursos públicos, temos o simulado perfeito para você. Nosso simulado de provas é uma excelente oportunidade para testar seus conhecimentos.

Questão 1

No Paradigma Pós-burocrático, movimento representado por ideais relacionados às reformas gerenciais no contexto da Administração Pública, no estágio conhecido como consumerism,

Questão 2

Determinada organização pública, reconhecida por suas práticas inovadoras de gestão, decidiu instituir um arranjo físico do ambiente de trabalho associado ao conceito aberto, onde não existem quaisquer divisões físicas entre as mesas de cada colaborador, tendo como intuito a interação entre as diferentes áreas e indivíduos.

Considerando a situação apresentada, em consonância com os diferentes níveis da cultura organizacional, a ação da organização está relacionada ao conceito de

Questão 3

No que diz respeito aos estágios de formulação de Políticas Públicas, analise as afirmativas a seguir.

I. As instituições podem ser estruturadas com a função de facilitar ou dificultar o andamento das Políticas Públicas, em função de diferentes interesses.

II. As Políticas Públicas devem ser vistas como a convergência de diferentes dimensões que permitem o surgimento de uma “janela de oportunidades”.

III. A decisão segue um caminho lógico e definido, com regras estabelecidas, desconsiderando os aspectos informais.

Assinale a opção que apresenta as afirmativas que estão relacionadas com a Abordagem Institucional Clássica.

Questão 4

A diretoria da XPTO Ltda. está definindo a estratégia da organização e uma das participantes sugeriu a utilização da ferramenta conhecida como Balanced Scorecard (BSC) para essa tarefa.

Sobre a ferramenta BSC, assinale a afirmativa correta.

Questão 5

A gestão de materiais é um aspecto crítico da operação de uma organização, porque dever viabilizar que os recursos estejam disponíveis no momento certo, minimizar desperdícios e aumentar a eficiência.

Considerando a temática gestão de materiais, assinale a afirmativa incorreta.

Questão 6

As propostas oferecidas à Administração Pública, durante o processo licitatório, resultaram em empate entre dois ou mais licitantes. Nessa situação, a Lei nº 8.666/1993 previu alguns critérios de desempate, que devem ser considerados em determinada ordem.

Assinale, analisando a lista seguinte, a opção que compreende corretamente a ordem de aplicação dos critérios de desempate, em conformidade com a Lei nº 8.666/1993.

1. Produzidos ou prestados por empresas brasileiras; 2. Produzidos no País; 3. Produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação; 4. Produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.

Questão 7

Em uma situação na qual um gestor de pessoas se baseie na Teoria do Recurso Cognitivo para o desenvolvimento de ações para a motivação de seus funcionários, é esperado que:

Questão 8

Adalberto, gerente de projetos do governo de Minas Gerais, é encarregado de trabalhar na elaboração de uma nova política de Segurança Pública para a capital, Belo Horizonte.

Essa tarefa será acompanhada de perto pela imprensa e pelo público. Diante da iminente coletiva de imprensa, o chefe de Adalberto solicitou uma estimativa de prazo para a conclusão da elaboração, a fim de transmitir uma informação realista e transparente ao público.

Adalberto decide, então, utilizar o método PERT para realizar esse cálculo e reúne, após análise pormenorizada, as seguintes informações:

- Prazo otimista: 30 dias - Prazo mais provável: 45 dias - Prazo pessimista: 60 dias Com base nas informações obtidas por Adalberto, assinale a opção que apresenta a estimativa encontrada pelo uso do método PERT.

Questão 9

O governador do Estado X, buscando o cumprimento de suas promessas de campanha, decidiu instituir uma Parceria Público Privada (PPP) para a construção e operação de uma nova linha de metrô no estado.

No entanto, antes da celebração do contrato com a empresa vencedora da licitação, a assessoria jurídica do governo mostrou a necessidade de criar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para gerir o objeto da PPP.

A SPE deve ter como característica,

Questão 10

O uso de ferramentas específicas tem sido cada vez mais difundido entre as organizações que buscam aprimorar a qualidade de seus produtos ou serviços. Relacione as ferramentas de qualidade listadas a seguir às suas respectivas definições.

( ) Ciclo PDCA

( ) Carta Controle

( ) Fluxograma

1. Ilustra, de forma sequencial, as etapas de um processo.

2. Método de quatro etapas iterativas que visa garantir a melhoria contínua.

3. Estipula limites estatísticos para avaliar a variação de dados em um processo.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

Tempo de simulado: