Simulado de concurso para Arquiteto

Simulado com questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Arquiteto, de nível superior. Organizadoras: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

A fim de proporcionar a utilização de edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, é necessário respeitar critérios e parâmetros técnicos quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade. Com base nos elementos de acessibilidade é possível afirmar que:

Questão 2

No momento onde se elaboram os cálculos baseados nas medidas obtidas para a determinação de coordenadas, volumes, entre outras, tem-se a etapa do trabalho prático da Topografia denominada:

Questão 3

A fim de permitir que sua população evacue o edifício em caso de incêndio e para permitir o acesso dos bombeiros para o combate ao fogo a NBR9077/2001: Saída de emergência em edifícios - fixa as dimensões mínimas das saídas de emergência para edifícios de diversos grupos e para hospitais e complexos de saúde, prevendo a retirada de pacientes em macas e leitos. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta quais as dimensões mínimas das saídas de emergência estabelecidas para os respectivos casos.

Questão 4

De acordo com a NBR 15575/2013: Edificações Habitacionais ± Desempenho e quais são os requisitos dos usuários, analise as afirmativas abaixo.

I. Segurança estrutural, segurança contra fogo, segurança no uso e na operação.
II. Requisitos de habitabilidade como: estanqueidade, desempenho térmico, desempenho lumínico, saúde, higiene, qualidade do ar, funcionabilidade, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico.
III. Requisitos de sustentabilidade como: durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental.

Assinale a alternativa correta.

Questão 5

O artigo 18 do Decreto-Lei nº 25/1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, versa sobre a área de entorno dos bens. Segundo ele, “sem prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não se poderá, na vizinhança da coisa tombada, fazer construção que lhe impeça ou reduza a visibilidade, nem nela colocar anúncios ou cartazes, sob pena de ser mandada destruir a obra ou retirar o objeto, impondo-se neste caso a multa de cinquenta por cento do valor do mesmo objeto.”
Ao longo dos anos a interpretação deste artigo foi atualizada com uma ampliação do significado da área envoltória para a preservação de um bem cultural.
Sobre o tema é INCORRETO afirmar que:

Questão 6

Segundo a NBR9050/2015: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos o módulo de referência (M.R.) é a projeção no piso do espaço ocupado por uma pessoa utilizando cadeira de rodas motorizada ou não. De acordo com a referida norma, assinale a alternativa que apresenta qual a dimensão do M.R.

Questão 7

A iluminação artificial inadequada pode causar desconforto, fadiga visual, ofuscamento, redução da eficiência visual. Portanto, garantir uma iluminação adequada é uma das principais responsabilidades não só dos projetistas, mas também de administradores e autoridades locais. Com base na iluminação artificial é correto afirmar que:

Questão 8

A relação entre a área de construção e a área de terreno que serve de base à operação é o parâmetro urbanístico denominado:

Questão 9

A Lei Federal nº 6.766 dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras providências. Sobre o conteúdo dessa lei, analise as afirmativas a seguir.

I - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão estabelecer normas complementares relativas ao parcelamento do solo municipal para adequar o previsto nessa Lei às peculiaridades regionais e locais.
II - Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.
III - Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.
IV - Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, mesmo que tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.
V - A infraestrutura básica dos parcelamentos é constituída pelos equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e vias de circulação.

Está correto o que se afirma em

Questão 10

A NBR10582/1988 fixa as condições para a localização e disposição do desenho, área para texto e legenda nas folhas de desenho técnico. Na referida norma encontram-se as seguintes diretrizes. Analise as afirmativas abaixo:

I. Toda folha deve conter espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda.
II. O desenho principal deve ser colocado acima, à esquerda na folha.
III.O espaço para texto deve ser disposto em colunas, levando em consideração o dobramento padrão de desenho.
IV. A planta de situação deve ser localizada em área onde, mesmo após a dobra da folha no formato padrão ela possa ser visualizada.

Assinale a alternativa correta.

Tempo de simulado: