Simulado de concurso para Agente de Apoio Socioeducativo

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Agente de Apoio Socioeducativo, que exige ensino médio. Organizadoras: CETRO, Fundação VUNESP e outras.

Questão 1

Nos termos do Caderno de “Conceitos, Diretrizes e Procedimentos” da Superintendência de Segurança e Disciplina da Fundação CASA-SP, a situação de normalidade é identificada pela cor

Questão 2

O sistema de Videomonitoramento tem sido uma excelente arma no controle à violência, pois auxilia os trabalhos das forças de segurança, tornando-se, cada vez mais, um método eficaz para o aumento da sensação de segurança. Entre as funções do Videomonitoramento, pode-se destacar a(s) seguinte(s) função(ões) essencial(is):

I. visualizar, registrar e guardar imagem de um fato ocorrido, no intuito de tirar do anonimato, diminuindo a impunidade.
II. vigilância ostensiva em tempo real, possibilitando a identificação no início de uma ocorrência, criando possibilidade de reação imediata.
III. utilizar as imagens em tribunais, durante julgamentos.

É correto o que está contido em

Questão 3

Os agentes de apoio socioeducativo são profissionais responsáveis

Questão 4

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Os ocupantes do cargo de Agente de Apoio Socioeducativo são socioeducadores responsáveis pelo ______________, objetivando preservar a integridade física e mental dos _______________, contribuindo efetivamente na garantia da tranquilidade necessária para a execução ______________.

Questão 5

Com relação aos procedimentos em relação à aplicação das medidas disciplinares, analise as assertivas abaixo.

I. A disciplina é um instrumento que viabiliza o projeto político pedagógico e o Plano Individual de Atendimento – PIA, consistindo na manutenção da ordem, por meio de ações colaborativas, na obediência às determinações das autoridades e de seus agentes, participação nas atividades pedagógicas e no cumprimento da medida imposta.
II. As sanções disciplinares têm caráter educativo e respeitarão os direitos fundamentais e a individualização de conduta do adolescente, não podendo ser responsabilizado, mais de uma vez pelo mesmo fato.
III. São proibidas sanções que impliquem tratamento cruel, desumano e degradante; suspensão da visita, incomunicabilidade, sanção coletiva, assim como qualquer sanção que importe prejuízo às atividades obrigatórias, como escola, atenção à saúde e técnica, salvo em casos de crimes hediondos.

É correto o que se afirma em

Questão 6

O Agente de Apoio Socioeducativo referência, após tomar ciência de quais jovens lhes são atribuídos, deve, entre outras coisas,

I. manter constante contato com o jovem para saber sobre as suas dificuldades e dúvidas.
II. agir como mediador nas situações em que os jovens estejam envolvidos com intuito de evitar o ápice, salvaguardando os envolvidos.
III. praticar diálogos salutares, criando vínculo com os adolescentes norteados por princípios éticos, podendo, assim, conhecer suas expectativas e dificuldades encontradas no cumprimento de sua medida socioeducativa e no alcance das metas, para agir de maneira irascível ao menor indício de mudança comportamental.

É correto o que está contido em

Questão 7

No que diz respeito a uma Negociação de crises, o objetivo específico do negociador na Fundação CASA-SP será o de

Questão 8

Com relação à mediação de conflitos e às situações-limite, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Mediação. ( ) Ocasiões em que há
desrespeito à integridade
física, moral ou psicológica,
como são acontecimentos,
como brigas, quebradeiras,
motins, tentativas de fuga,
invasões, incêndios,
agressões físicas e verbais
ou outras ocorrências
desse tipo.
2. Conflito. ( ) Sugere partes em oposição
e que a diferença pode ser
resolvida por acordo, no
pressuposto de que tudo é
suscetível de acerto, de
negociação ou de
transação, desde que cada
um se disponha a ceder
um pouco. Para que as
coisas fiquem devidamente
resolvidas.
3. Situação-limite. ( ) Processo resultante da
ação e do comportamento
de pessoas, associado à
agressividade, ao confronto
físico e verbal e a
sentimentos negativos,
considerados prejudiciais
ao bom relacionamento
entre as pessoas e,
consequentemente, ao
bom funcionamento das
organizações.

Questão 9

Assinale a alternativa que apresenta uma meta para controle de incidentes críticos.

Questão 10

Nos termos da Portaria Administrativa n.º 526/2010, a Seção de Recâmbio – SREC está hierarquicamente vinculada à

Tempo de simulado: