Simulado de concurso para Auxiliar de Cozinha

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Auxiliar de Cozinha, que exige ensino médio. Organizadoras: FIDESA, FUNCAB e outras.

Questão 1

Marque a alternativa que identifica, respectivamente, as capitais da Colômbia, Bolívia e Venezuela.

Questão 2

“Depois de 43 dias de viagem, a frota de nove naus e três caravelas, comandada pelo português Pedro Álvares Cabral, enfim avistava terra. Era uma terça-feira, 22 de abril de 1500, três dias após a celebração da Páscoa, quando os tripulantes viram o cume de um monte “muito alto e redondo”, logo denominado Monte Pascoal. Os portugueses foram bem recebidos pelos nativos e dois dias depois, os padres da tripulação já rezavam missa em solo brasileiro. Os índios que tão bem receberam os portugueses eram:

Questão 3

NÃO fazem divisa com o Brasil os seguintes países:

Questão 4

Escreva V quando a sentença for verdadeira e F quando for falsa.

( ) Os sucos de frutas devem ser consumidos logo após seu preparo, pois a ação do ar e da luz altera seu valor nutritivo.
( ) Para adicionar sabor e reduzir o uso de gordura e sal pode-se utilizar condimentos como alho, pimenta, gengibre e cebolinha.
( ) No preparo de alimentos, não é recomendada a retirada das gorduras mais visíveis da carne e a remoção das peles de aves e peixes.
( ) Com a água de cozimento de verduras e legumes pode-se preparar outros pratos, como risotos, sopas e feijão.

A sequência correta está em:

Questão 5

Os manipuladores de alimentos devem:

Questão 6

Entre as técnicas de pré-preparo e preparo de hortaliças, qual é a que mais preserva o valor nutricional?

Questão 7

Os principais objetivos das indústrias são reduzir os custos e aumentar a produtividade. A partir desses objetivos, além de outros, são definidos locais para instalação de indústrias. Entre esses fatores NÃO se inclui:

Questão 8

A Resolução RDC nº 216 de 2004, da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), dispõe sobre o regulamento técnico:

Questão 9

O porcionamento de refeições é a etapa em que o alimento é retirado da panela e transferido para cubas, travessas ou pratos. Nessa etapa de manipulação dos alimentos deve-se observar:

1- higiene pessoal do manipulador.
2- higiene dos utensílios.
3- aparência do alimento.
4- técnicas de cozimento.

O correto está apenas em:

Questão 10

Para melhorar a absorção do ferro dos alimentos ricos nesse nutriente, é importante que no plano alimentar sejam também oferecidos alimentos ricos em vitamina C. São fontes de ferro:

Tempo de simulado: