Simulado de concurso para Monitor de Educação Infantil

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, baseado em questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Monitor de Educação Infantil, que exige ensino médio. Organizadoras: FUNRIO, OBJETIVA CONCURSOS e outras.

Questão 1

Considerando o Capítulo II da LDB, que trata da Educação Básica no país, pode-se afirmar que:

Questão 2

Segundo GOLDSCHMIED, em relação à organização dos espaços no que se refere à mobília, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A eficácia dos arranjos onde são guardados os materiais para brincar ordenadamente é essencial.
( ) Para permitir que os(as) educadores(as) ajam como facilitadores(as), as coisas devem ser guardadas, impreterivelmente, em prateleiras altas, de forma que as crianças tenham que sempre pedir o que desejam.
( ) É importante que, em cada sala de educação infantil, estejam disponíveis pelo menos duas cadeiras para adultos, para que o(a) educador(a) e uma mãe ou um pai possam sentar-se e conversar confortavelmente.

Questão 3

O Artigo 54 do ECA diz respeito aos deveres do Estado para com as crianças e os adolescentes.
A alternativa que apresenta um dever NÃO previsto nesse artigo é:

Questão 4

A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

Estágio 1 − sensório motor
2 − pré-operatório

 

Características W – Compreender o mundo através de seus
sentidos e movimentos.
X – Desenvolver jogos simbólicos, tipo “faz de
conta” e o jogo de imitação.
Y – Compreender o mundo a partir do “seu” ponto
de vista, pensamento egocêntrico.
Z – Brincar com o corpo, querer sentir fisicamente
os objetos

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:

Questão 5

Em conformidade com o Ministério da Saúde, são fatores extrínsecos que interferem no crescimento, EXCETO:

Questão 6

Em conformidade com a Lei nº 8.069/90 - ECA, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:

Questão 7

Em seu Capítulo II, o ECA trata do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.
Um aspecto que compreende o direito à liberdade de crianças e adolescentes está definido em:

Questão 8

A infância necessita de espaços onde as crianças possam movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se integralmente.
Assim, a Educação Infantil tem características muito particulares no que se refere à organização dos espaços nos quais se concretiza.
Neste sentido, a alternativa correta é:

Questão 9

No ECA há direitos e deveres de competência do Estado, como também dos responsáveis e dos dirigentes de estabelecimento de ensino.
Um dos deveres relacionados aos dirigentes de estabelecimentos de ensino está indicado na seguinte alternativa:

Questão 10

Segundo Machado, na maioria dos casos, é preciso um longo tempo para que se consiga superar problemas de comportamento infantil. São fatores que podem dificultar esse processo:

I - Muitas crianças em uma mesma turma.
II - O modo como o professor relaciona-se com os alunos.
III - A educação que a criança recebe em casa.

Está(ão) CORRETO(S):

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