Simulado de concurso para Monitor de Educação Infantil

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, baseado em questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Monitor de Educação Infantil, que exige ensino médio. Organizadoras: FUNRIO, OBJETIVA CONCURSOS e outras.

Questão 1

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura à criança e ao adolescente o direito à educação.
Um outro direito garantido pelo ECA é:




Questão 2

Conforme MINOZZO e ÁVILA, sobre as formas de evitar a contaminação no caso de primeiros socorros, analisar os itens abaixo:

I - Sempre lavar as mãos antes de atender um aluno com ferimento.
II - Qualquer manuseio com aluno ferido, com sangramento ou fratura deve ser feito apenas com o uso de luvas de procedimento (de látex).
III - A manobra de respiração boca a boca oferece riscos mínimos de contaminação entre aluno e professor, no entanto, o professor é sempre obrigado a realizar tal manobra.

Estão CORRETOS:




Questão 3

Em conformidade com o Ministério da Saúde, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Maturação.
(2) Desenvolvimento.

( ) É a organização progressiva das estruturas morfológicas, já que, como o crescimento, seu potencial está geneticamente determinado.
( ) É um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva.
( ) Engloba processos de crescimento, diferenciação celular, mielinização e aperfeiçoamento dos sistemas que conduzem a coordenações mais complexas.




Questão 4

A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

Estágio 1 − sensório motor
2 − pré-operatório

 

Características W – Compreender o mundo através de seus
sentidos e movimentos.
X – Desenvolver jogos simbólicos, tipo “faz de
conta” e o jogo de imitação.
Y – Compreender o mundo a partir do “seu” ponto
de vista, pensamento egocêntrico.
Z – Brincar com o corpo, querer sentir fisicamente
os objetos

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:




Questão 5

O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental importância para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido:




Questão 6

O Artigo 54 do ECA diz respeito aos deveres do Estado para com as crianças e os adolescentes.
A alternativa que apresenta um dever NÃO previsto nesse artigo é:




Questão 7

Em conformidade com o Ministério da Saúde, são fatores extrínsecos que interferem no crescimento, EXCETO:




Questão 8

Em conformidade com a Coleção Proinfantil, sobre a organização do ambiente, analisar os itens abaixo:

I - O ambiente físico em que as crianças desenvolvem suas atividades deve apresentar as condições físicas adequadas, sempre limpo e bem conservado, isto é, as salas, o pátio, o banheiro, a cozinha e outras áreas.
II - Os espaços fechados devem ser arejados, claros, com janelas e portas que deixem o sol e o ar entrar.
III - Ambientes abertos favorecem a proliferação dos microrganismos, o que pode ocasionar a disseminação de doenças entre as crianças.

Estão CORRETOS:




Questão 9

CRAIDY e KAERCHER baseiam-se em algumas teorias de determinados autores para explicar diferentes fases do desenvolvimento infantil. Com base nisso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Wallon.
(2) Vygotsky.
(3) Piaget.

( ) Afirma que o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos.
( ) Afirma que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto.
( ) Afirma que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa um papel central.




Questão 10

Em conformidade com a Lei nº 8.069/90 - ECA, assinalar a alternativa CORRETA:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta