Simulado de concurso para Monitor de Educação Infantil

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, baseado em questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Monitor de Educação Infantil, que exige ensino médio. Organizadoras: FUNRIO, OBJETIVA CONCURSOS e outras.

Questão 1

A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

Estágio 1 − sensório motor
2 − pré-operatório

 

Características W – Compreender o mundo através de seus
sentidos e movimentos.
X – Desenvolver jogos simbólicos, tipo “faz de
conta” e o jogo de imitação.
Y – Compreender o mundo a partir do “seu” ponto
de vista, pensamento egocêntrico.
Z – Brincar com o corpo, querer sentir fisicamente
os objetos

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:

Questão 2

A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia do trabalho educativo.
Na Educação Infantil, esta sequência favorece a aquisição, por parte da criança, de uma série de comportamentos/atitudes.
A alternativa que apresenta um comportamento cuja aquisição NÃO seja fornecida por essa sequência é:

Questão 3

Conforme MINOZZO e ÁVILA, sobre as formas de evitar a contaminação no caso de primeiros socorros, analisar os itens abaixo:

I - Sempre lavar as mãos antes de atender um aluno com ferimento.
II - Qualquer manuseio com aluno ferido, com sangramento ou fratura deve ser feito apenas com o uso de luvas de procedimento (de látex).
III - A manobra de respiração boca a boca oferece riscos mínimos de contaminação entre aluno e professor, no entanto, o professor é sempre obrigado a realizar tal manobra.

Estão CORRETOS:

Questão 4

Em seu Capítulo II, o ECA trata do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.
Um aspecto que compreende o direito à liberdade de crianças e adolescentes está definido em:

Questão 5

Em conformidade com a Constituição Federal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
( ) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) O Poder Público incentivará o lazer, como forma de promoção social.

Questão 6

Em conformidade com a Lei nº 8.069/90 - ECA, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:

Questão 7

Segundo Machado, na maioria dos casos, é preciso um longo tempo para que se consiga superar problemas de comportamento infantil. São fatores que podem dificultar esse processo:

I - Muitas crianças em uma mesma turma.
II - O modo como o professor relaciona-se com os alunos.
III - A educação que a criança recebe em casa.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 8

Em conformidade com o manual Brinquedos e Brincadeiras de creches, analisar os itens abaixo:

I - A entrada no mundo da matemática ocorre quando a professora sabe como encaminhar a criança para brincadeiras em que se vai descobrindo o significado dos números.
II - Os bebês experimentam a imersão no mundo matemático usando o seu próprio corpo, movimentando-se no espaço, subindo, descendo, entrando em caixas, túneis ou buracos.
III - Brincar de rolar sobre rolos de espuma, subindo em estruturas preparadas para criar desafios, brincando de esconder e achar objetos, olhando de cima ou de baixo, apalpando peças, encaixando objetos, o bebê está explorando a geometria dos objetos, o espaço físico, os sons e mergulhando no mundo matemático.

Estão CORRETOS:

Questão 9

CRAIDY e KAERCHER baseiam-se em algumas teorias de determinados autores para explicar diferentes fases do desenvolvimento infantil. Com base nisso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Wallon.
(2) Vygotsky.
(3) Piaget.

( ) Afirma que o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos.
( ) Afirma que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto.
( ) Afirma que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa um papel central.

Questão 10

Em conformidade com a Coleção Proinfantil, sobre a organização do ambiente, analisar os itens abaixo:

I - O ambiente físico em que as crianças desenvolvem suas atividades deve apresentar as condições físicas adequadas, sempre limpo e bem conservado, isto é, as salas, o pátio, o banheiro, a cozinha e outras áreas.
II - Os espaços fechados devem ser arejados, claros, com janelas e portas que deixem o sol e o ar entrar.
III - Ambientes abertos favorecem a proliferação dos microrganismos, o que pode ocasionar a disseminação de doenças entre as crianças.

Estão CORRETOS:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta