Simulado de concurso para Monitor de Educação Infantil

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, baseado em questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Monitor de Educação Infantil, que exige ensino médio. Organizadoras: FUNRIO, OBJETIVA CONCURSOS e outras.

Questão 1

CRAIDY e KAERCHER baseiam-se em algumas teorias de determinados autores para explicar diferentes fases do desenvolvimento infantil. Com base nisso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Wallon.
(2) Vygotsky.
(3) Piaget.

( ) Afirma que o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos.
( ) Afirma que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto.
( ) Afirma que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa um papel central.

Questão 2

A infância necessita de espaços onde as crianças possam movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se integralmente.
Assim, a Educação Infantil tem características muito particulares no que se refere à organização dos espaços nos quais se concretiza.
Neste sentido, a alternativa correta é:

Questão 3

A LDB estabelece regras específicas para assegurar a qualidade da ação do Estado sobre a Educação Infantil.
Tendo em vista as atividades e processos necessários para a organização do trabalho educativo nessa etapa da escolaridade, é INCORRETO considerar como fundamental:

Questão 4

Em conformidade com o Ministério da Saúde, são fatores extrínsecos que interferem no crescimento, EXCETO:

Questão 5

Em seu Capítulo II, o ECA trata do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.
Um aspecto que compreende o direito à liberdade de crianças e adolescentes está definido em:

Questão 6

Segundo Machado, na maioria dos casos, é preciso um longo tempo para que se consiga superar problemas de comportamento infantil. São fatores que podem dificultar esse processo:

I - Muitas crianças em uma mesma turma.
II - O modo como o professor relaciona-se com os alunos.
III - A educação que a criança recebe em casa.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 7

Em conformidade com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, sobre o papel da instituição de Educação Infantil, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 8

A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

Estágio 1 − sensório motor
2 − pré-operatório

 

Características W – Compreender o mundo através de seus
sentidos e movimentos.
X – Desenvolver jogos simbólicos, tipo “faz de
conta” e o jogo de imitação.
Y – Compreender o mundo a partir do “seu” ponto
de vista, pensamento egocêntrico.
Z – Brincar com o corpo, querer sentir fisicamente
os objetos

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:

Questão 9

Em conformidade com o manual Brinquedos e Brincadeiras de creches, analisar os itens abaixo:

I - A entrada no mundo da matemática ocorre quando a professora sabe como encaminhar a criança para brincadeiras em que se vai descobrindo o significado dos números.
II - Os bebês experimentam a imersão no mundo matemático usando o seu próprio corpo, movimentando-se no espaço, subindo, descendo, entrando em caixas, túneis ou buracos.
III - Brincar de rolar sobre rolos de espuma, subindo em estruturas preparadas para criar desafios, brincando de esconder e achar objetos, olhando de cima ou de baixo, apalpando peças, encaixando objetos, o bebê está explorando a geometria dos objetos, o espaço físico, os sons e mergulhando no mundo matemático.

Estão CORRETOS:

Questão 10

Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo, são indispensáveis à prática educativa.
A alternativa que contém termos diretamente associados à importância do brincar para o fazer educativo é:

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