Simulado de concurso para Secretário Escolar

Simulado com questões que caíram em Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Secretário Escolar, que exige ensino médio. Organizadoras: Prefeitura de Fortaleza-CE, Consultoria EGP e outras.

Questão 1

As Atas de Resultados Finais são um dos principais documentos de escrituração escolar, em que se registra o resultado do aluno ao final do ano letivo. A respeito delas pode-se dizer, EXCETO, que:

Questão 2

O Secretário Escolar é um profissional essencial para o estabelecimento de ensino. No cumprimento de suas atribuições, deve:

Questão 3

Observe o texto.

Exmo. Sr.
_____________________________
DD. Secretário Municipal de Educação
Vila Velha- Espírito Santo
A Escola Municipal ___________________, situada na rua __________, nº_____, do Município de __________________, Estado do Espírito Santo, requer de Vossa Excelência o _______________, pelo seguinte motivo:__________________________________________ ________________________________________________
Aguarda deferimento. _______________, ____ de _______________ de 2020.
Nome
Diretor(a) ato de designação

Trata-se de um modelo do seguinte documento oficial:

Questão 4

Tendo por base o uso de formas de tratamentos, verifique a que autoridades se destina a expressão “Vossa Excelência” e assinale com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente.

(__) Presidente da República; Ministros de Estado; Governadores.
(__) Deputados Federais e Senadores.
(__) Presidentes de Sindicatos e Associações de Classe.
(__) Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.
(__) Presidentes de Fundações e Autarquias.

A opção que contém a sequência correta e na ordem, de cima para baixo, é:

Questão 5

A matrícula escolar é o ato formal pelo qual se efetiva o vínculo da instituição de ensino, passando à condição de aluno. A matrícula pode ser requerida pelo:

Questão 6

A atividade básica do Secretário Escolar é a:

Questão 7

São regras comuns para a organização da educação infantil, assinale a alternativa correta:

Questão 8

Acerca dos sistemas de ensino assinale a alternativa correta:

Questão 9

Nos termos da Constituição Federal de 1988, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto:

Questão 10

O arquivo escolar conhecido como Arquivo Vivo guarda a seguinte documentação:

I. pasta individual do aluno.
II. pasta individual dos ex-alunos.
III. horário das atividades e calendário escolar do ano letivo em curso.
IV. pasta contendo a legislação do ensino atualizada.
V. cópia dos resultados das atividades dos anos anteriores.

A opção correta é:

Tempo de simulado: