Simulado de concurso para Monitor de Educação Infantil

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, baseado em questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Monitor de Educação Infantil, que exige ensino médio. Organizadoras: FUNRIO, OBJETIVA CONCURSOS e outras.

Questão 1

Em conformidade com a Constituição Federal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
( ) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) O Poder Público incentivará o lazer, como forma de promoção social.

Questão 2

No ECA há direitos e deveres de competência do Estado, como também dos responsáveis e dos dirigentes de estabelecimento de ensino.
Um dos deveres relacionados aos dirigentes de estabelecimentos de ensino está indicado na seguinte alternativa:

Questão 3

Em conformidade com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, sobre o papel da instituição de Educação Infantil, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 4

CRAIDY e KAERCHER baseiam-se em algumas teorias de determinados autores para explicar diferentes fases do desenvolvimento infantil. Com base nisso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Wallon.
(2) Vygotsky.
(3) Piaget.

( ) Afirma que o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos.
( ) Afirma que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto.
( ) Afirma que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa um papel central.

Questão 5

Considerando o Capítulo II da LDB, que trata da Educação Básica no país, pode-se afirmar que:

Questão 6

A LDB estabelece regras específicas para assegurar a qualidade da ação do Estado sobre a Educação Infantil.
Tendo em vista as atividades e processos necessários para a organização do trabalho educativo nessa etapa da escolaridade, é INCORRETO considerar como fundamental:

Questão 7

O Artigo 54 do ECA diz respeito aos deveres do Estado para com as crianças e os adolescentes.
A alternativa que apresenta um dever NÃO previsto nesse artigo é:

Questão 8

Em conformidade com a Lei nº 8.069/90 - ECA, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 9

Marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O termo saúde refere-se apenas à ausência de doenças e não está relacionada com a qualidade de vida da comunidade e da família.
( ) A saúde é um estado de completo bem-estar. Isso significa estar bem nos aspectos físico, mental e social.
( ) A educação deve ser um fator de promoção e proteção à saúde, bem como um estimulante na criação de estratégias para a conquista dos direitos de cidadania. Sendo assim, a escola deve ajudar a capacitar os indivíduos para uma vida mais saudável.

Questão 10

Conforme MINOZZO e ÁVILA, sobre as formas de evitar a contaminação no caso de primeiros socorros, analisar os itens abaixo:

I - Sempre lavar as mãos antes de atender um aluno com ferimento.
II - Qualquer manuseio com aluno ferido, com sangramento ou fratura deve ser feito apenas com o uso de luvas de procedimento (de látex).
III - A manobra de respiração boca a boca oferece riscos mínimos de contaminação entre aluno e professor, no entanto, o professor é sempre obrigado a realizar tal manobra.

Estão CORRETOS:

Tempo de simulado: