Simulado de concurso para Técnico em Agropecuária

Simulado para testar seus conhecimentos, preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Técnico em Agropecuária, que exige ensino médio. Organizadoras: IFSul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul), IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) e outras.

Questão 1

A um técnico em Agropecuária, foi dada a incumbência de ajustar uma semeadora adubadora, para se aplicar uma dose de 250 kg ha-1 de fertilizantes. Considerando-se um espaçamento entre fileiras de plantas de 0,50 m, a quantidade estimada de fertilizantes, a ser depositada em cada metro linear de fileira de plantas (em gramas), por essa semeadora adubadora, é de

Questão 2

Leia as proposições sobre as características do cio em fêmeas suínas:

I – A fêmea apresenta edema e hiperemia de vulva, orelhas eretas e Reflexo de Tolerância ao Homem (RTH).
II – A fêmea apresenta temperatura corporal alta (39°C) e vulva com secreção mucosa, mas sem edema.
III – A fêmea apresenta inércia, na presença do tratador ou do cachaço, com apetite intenso, devido à demanda energética na ovulação.
IV – A fêmea apresenta alto apetite e comportamento estereotipado, na presença do cachaço.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 3

Em um sistema de produção de carne caprina e ovina, as instalações afetam a viabilidade econômica. Os principais aspectos que devem ser considerados, nas instalações, nesse sistema de produção são:

Questão 4

A prática de "flushing", em ovinos, é adotada para:

Questão 5

A coleta de dados sobre um rebanho ovino e caprino deve ser realizada de forma criteriosa, para garantir um eficiente controle econômico do sistema de produção. Além de dados obtidos diretamente dos animais, outros dados são importantes para contribuir com a eficiência econômica do sistema de produção. Indique V para as proposições verdadeiras e F para as falsas, acerca das informações coletadas:

( ) Das pastagens relativos à forrageira, ao solo e condições climáticas da região.
( ) Funcionamento e manutenção de implementos agrícolas.
( ) Sobre o uso de infraestrutura para atividades fora do sistema de produção.
( ) Qualidade física das benfeitorias e dados de sua manutenção.
( ) Eficiência da mão de obra e dados de demanda da mão de obra.
( ) Informações coletadas com periodicidade de 3 anos, sobre as pastagens.
( ) Demanda de maquinário e da infraestrutura, identificando os principais centros de custos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Questão 6

Leia as proposições sobre fatores que favorecem o equilíbrio imunitário do plantel de suínos:

I – Variação de idade, no grupo, superior a sete dias.
II – Utilização de fluxo contínuo de produção.
III – Utilização do sistema ―todos dentro e todos fora‖, sem fluxo contínuo de produção.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 7

Sobre a antracnose (Colletotrichum gloeosporioides (Penz) Penz. & Sacc), a mais severa doença do cajueiro no Brasil, é incorreto dizer-se que

Questão 8

A erosão do solo é um processo de remoção, transporte e deposição de partículas, causados pela água ou pelo vento.
Trata-se de um procedimento natural, entretanto, influenciável pela ação humana. Analise as afirmações a seguir, relativas à erosão do solo.

I. A erosão é o processo responsável pelas maiores alterações da camada superficial dos solo e está associada à diminuição do potencial produtivo das terras e a processos de degradação dos solos e outros recursos naturais.
II. A intensificação do uso das terras visando atender a demanda do crescimento populacional ou a necessidade de crescimento econômico, situações muito comuns em países em desenvolvimento, geralmente condiciona expressivas reduções na intensidade do processo erosivo.
III. Além do impacto da erosão sobre o potencial produtivo das terras, a enxurrada e os sedimentos originados podem assorear baixadas e corpos d’água, bem como servir de fonte dispersa de poluentes ou nutrientes, constituindo uma das principais formas de degradação dos recursos hídricos.
IV. A erosão do solo apresenta elevada variabilidade espacial e temporal. Uma área é igualmente afetada em toda a sua superfície e a sua intensidade é totalmente invariável, ano a ano.
V. A erosão do solo pode ser controlada, manejando a vegetação, resíduos de plantas e utilizando sistemas de preparo conservacionistas.

Estão corretas:

Questão 9

No Distrito de Irrigação Jaguaribe-Apodi (DIJA), a bananeira é uma cultura de expressiva importância socioeconômica. Em razão da sua grande produção de fitomassa, a espécie demanda elevada quantidade de nutrientes, para manter um bom desenvolvimento e obtenção de altos rendimentos de frutos. Nesta região, para o nitrogênio (N), como nutriente importante para o crescimento vegetativo da planta, recomenda-se uma quantidade de 400 kg ha-1 ano-1 de N mineral. Levando-se em consideração que a fonte de fertilizante nitrogenado, a ser adotada por um determinado produtor rural do DIJA, será o sulfato de amônio (20% de N mineral), a quantidade dessa fonte de fertilizante nitrogenado que deve ser adquirida por esse produtor rural, com o intuito de atender as exigências totais anuais de N mineral no cultivo de 1 ha de bananeira, é

Questão 10

A eimeriose é uma doença comum em pequenos ruminantes, causada por protozoários do gênero Eimeria e cuja transmissão se dá pela ingestão de oocistos esporulados pelos animais. Entre as medidas de controle e prevenção da eimeriose, é correto afirmar, EXCETO:

Tempo de simulado: