Simulado de concurso para Técnico em Agropecuária

Simulado para testar seus conhecimentos, preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Técnico em Agropecuária, que exige ensino médio. Organizadoras: IFSul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul), IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) e outras.

Questão 1

A escrituração zootécnica realizada em sistemas de produção de carne de caprinos e ovinos pode contribuir para a melhoria do padrão genético do rebanho. Assim, com esse objetivo, os seguintes dados devem ser coletados, para o planejamento técnico adequado. Coloque V para as proposições verdadeiras e F para as falsas:

( ) Pesos: ao nascimento, ao desmame, ao abate e adulto.
( ) Pesos: à segunda cobertura, na fase final da estação de monta e nos 2/3 iniciais da gestação.
( ) Ganho de peso médio em cada uma das diferentes etapas (fases) produtivas.
( ) Duração do ciclo estral e da gestação; idade ao final do período de lactação; peso na segunda e última lactação.
( ) Composição do leite durante o pico de lactação e idade em que ocorre o 1/3 final da gestação com maior exigência nutricional.
( ) Duração do período de lactação, produção total do leite, intervalo de partos e prolificidade.
( ) Idades: à puberdade, à primeira cobertura, ao primeiro parto.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Questão 2

O conhecimento da fisiologia animal é fundamental para que práticas de manejo reprodutivo adequadas sejam adotadas. Em relação à fisiologia reprodutiva dos caprinos, assinale a alternativa CORRETA:

Questão 3

A produção agrícola se inicia desde o desbravamento e vai até a fase de colheita. Nesse caminho, que separa essas duas etapas, diversos tipos de máquinas ou implementos são utilizados. Diante dessas informações, associe as duas colunas apresentadas, relacionando corretamente os tipos de máquinas ou implementos aos respectivos exemplos expostos.

(1) Máquinas ou implementos para o preparo inicial do solo.
(2) Máquinas ou implementos para o preparo periódico do solo.
(3) Máquinas ou implementos para a semeadura, o plantio e o transplante.
(4) Máquinas ou implementos para a aplicação, o carregamento e o transporte de adubos e corretivos.
(5) Máquinas ou implementos para o cultivo, o desbaste e a poda.
(6) Máquinas ou implementos aplicadores de defensivos.
(7) Máquinas ou implementos para a colheita.
(8) Máquinas ou implementos para transporte, elevação e manuseio.
(9) Máquinas ou implementos para o processamento.
(10) Máquinas ou implementos motores e tratores.

( ) Adubadoras e carretas.
( ) Arados de aivecas, arados de discos, subsoladores, enxadas rotativas, sulcadores.
( ) Beneficiadoras, secadoras, classificadoras e polidoras.
( ) Carroças, carretas e caminhões.
( ) Colhedoras ou colheitadoras.
( ) Cultivadores de enxadas rotativas, ceifadeiras e roçadoras.
( ) Destocadores, serras, lâminas empurradoras, lâminas niveladoras, escavadeiras e perfuradoras.
( ) Pulverizadores, polvilhadoras, microatomizadoras, atomizadoras e fumigadores.
( ) Semeadoras, plantadoras e transplantadoras.
( ) Tratores agrícolas, tratores industriais e tratores florestais.

A sequência correta é

Questão 4

Os ovinos são animais predispostos à intoxicação com cobre. Assim, o adequado manejo alimentar para, respectivamente, evitar e solucionar a intoxicação com esse mineral é:

Questão 5

A manutenção ou a adição da matéria orgânica ao solo, por meio da rotação de culturas, incluindo o emprego adequado das coberturas vegetais e o manejo dos resíduos pós-colheita, promovem melhorias significativas no sistema produtivo ao longo dos anos, por uma série de razões, podendo-se enunciar, principalmente:

I. A melhoria do estado de agregação das partículas, pela formação de complexos organo-minerais;
II. O aumento da capacidade de armazenamento de água;
III. A contribuição à biodiversidade do solo e à supressão da sua biologia (micro, meso e macrofauna e flora), diminuindo a quantidade de espécies de organismos e também de inimigos naturais que irão atuar, negativamente, no controle e no equilíbrio de pragas (insetos, nematoides e outros) e doenças;
IV. A redução das perdas e a melhora na solubilização de nutrientes, dificultando seu aproveitamento pelas plantas;
V. A promoção da complexação orgânica do alumínio e do manganês, que se encontram em níveis tóxicos no solo;
VI. A redução da CTC efetiva do solo (dependente de pH).

Estão corretos:

Questão 6

Assinale a alternativa em que todos os benefícios apresentados são verdadeiros.
A suplementação nutricional para animais em pastagens promove:

Questão 7

Leia as proposições sobre as características do cio em fêmeas suínas:

I – A fêmea apresenta edema e hiperemia de vulva, orelhas eretas e Reflexo de Tolerância ao Homem (RTH).
II – A fêmea apresenta temperatura corporal alta (39°C) e vulva com secreção mucosa, mas sem edema.
III – A fêmea apresenta inércia, na presença do tratador ou do cachaço, com apetite intenso, devido à demanda energética na ovulação.
IV – A fêmea apresenta alto apetite e comportamento estereotipado, na presença do cachaço.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 8

Leia as proposições sobre fatores que favorecem o equilíbrio imunitário do plantel de suínos:

I – Variação de idade, no grupo, superior a sete dias.
II – Utilização de fluxo contínuo de produção.
III – Utilização do sistema ―todos dentro e todos fora‖, sem fluxo contínuo de produção.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 9

Leia as proposições sobre a produção de efluentes em suinocultura, apresentadas no Manual brasileiro de boas práticas agropecuárias na produção de suínos (ABCS, 2011):

I – Uma matriz em ciclo completo produz 100 litros de efluente por dia.
II – Uma matriz em U.P.L. (Unidade de Produção de Leitões), até a saída de creche, produz 60 litros de efluente por dia.
III – Um suíno em terminação produz 7,5 litros de efluente por dia.
IV – Um suíno em terminação produz 20 litros de efluente por dia.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

O preparo do solo compreende as práticas que antecedem a semeadura, oferecendo-se condições favoráveis ao desenvolvimento das culturas. No _______________, o solo é preparado mediante aração seguida de gradagem, de gradagem com grades aradoras ou grades pesadas. No _______________, o preparo do solo se caracteriza pela menor utilização de implementos. Neste sistema, basicamente, utiliza-se a grade niveladora e, eventualmente, o arado escarificador, que revolve o solo, melhorando a sua drenagem e a condição física. No _______________, o plantio é feito em pequenos sulcos abertos no solo coberto de palha, sem a necessidade de aração ou gradagem da superfície do terreno, sendo mantidos, no solo, os restos das culturas anteriores.

Preenchem corretamente as lacunas na ordem em que estão dispostas no texto:

Tempo de simulado: