Simulado de concurso para Técnico em Saúde Bucal

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para a função de Técnico em Saúde Bucal, que exige ensino médio. Organizadoras: Crescer Consultorias, FGV – Fundação Getulio Vargas e outras.

Questão 1

A odontologia se utiliza de muitos instrumentais necessários para as diversas especialidades para que os procedimentos sejam realizados. Portanto, porta-matriz, colgadura, pinça palmer, cureta McCall e cureta de Lucas são instrumentais utilizados, respectivamente, nas especialidades específicas: _____. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente a lacuna.

Questão 2

O instrumental odontológico utilizado para compactar as partículas de amálgama na cavidade, reduzindo a porosidade interna e minimizando o mercúrio residual da restauração, é chamado de

Questão 3

O isolamento absoluto deve ser preferido sempre que possível, pois garante melhores resultados. Compõe-se, EXCETO:

Questão 4

A equipe auxiliar tem importante papel na promoção e educação de hábitos de higiene bucal, facilitando, inclusive, a colaboração do paciente e consequentemente sucesso no tratamento odontológico. A escovação é imprescindível na remoção do biofilme e dependendo da destreza do indivíduo pode interferir no resultado e é por isso que existem diversas técnicas com suas diferenciações. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Bass: a indicação dessa técnica é a limpeza do biofilme acumulado no sulco gengival, considerada uma área critica principalmente na gengivite. As cerdas da escova são posicionadas no sulco gengival, com um ângulo de 45º em relação ao longo eixo do dente. São realizados pequenos movimentos vibratórios circulares, envolvendo de 2 a 3 dentes; isso nas faces vestibulares, linguais e palatinas, enquanto nas oclusais o movimento é para frente e para trás.
( ) Stilmann: as cerdas da escova são posicionadas de modo que tufos laterais se apoiem na gengiva, em direção às faces incisais/oclusais, em um ângulo de 90º, realizando movimentos de varredura curtos nas faces vestibulares, palatinas e linguais.
( ) Charters: utilizada para escovar as faces distais dos últimos dentes. Com a escova na vertical, as cerdas são posicionadas em direção ao sulco gengival, realizando movimentos de vestibular para lingual.
( ) Fones: mais indicada para crianças em idade pré-escolar e com pouca habilidade motora. Faces vestibulares: com os dentes topo a topo, as cerdas são posicionadas perpendicularmente à superfície dental, fazendo movimentos circulares na face vestibular de todos os dentes superiores e inferiores, deslizando do último dente de um hemiarco para o outro. Nas faces linguais/palatinas: com a boca aberta, são realizados movimentos de "varredura", da lingual/palatina para a vestibular, envolvendo dois a três dentes por vez.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 5

Assinale o conceito abaixo que está INCORRETO:

Questão 6

Biossegurança em Odontologia é o conjunto de procedimentos adaptados no consultório com o objetivo de dar proteção e segurança ao paciente, ao profissional e sua equipe (Lima, Minholo & Ito). O único meio de prevenir a transmissão de doenças é o emprego de medidas de controle de infecção como equipamento de proteção individual (EPI), esterilização do instrumental, desinfecção do equipamento e ambiente, anti-sepsia da boca do paciente. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Assepsia: é a eliminação das formas vegetativas de bactérias patogênicas de um tecido vivo.
( ) Anti-sepsia: é o conjunto de medidas adotadas para impedir que determinado meio seja contaminado.
( ) Limpeza: é a remoção da sujidade de qualquer superfície, reduzindo o número de microrganismos presentes. Esse procedimento deve obrigatoriamente ser realizado antes da desinfecção e/ou esterilização.
( ) Desinfecção: é um processo que elimina todos os microrganismos: esporos, bactérias, fungos e protozoários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 7

O processo de desinfecção não elimina totalmente todas as formas de vida microbiana, mas deve eliminar todos os microrganismos patológicos, com exceção de endósporos bacterianos. Sobre os 3 níveis em que a desinfecção é classificada, assinale a alternativa correta.

Questão 8

A História Natural da Doença é o acesso dela desde o início até sua resolução, caso não haja intervenção. É o conjunto de processos que relaciona e interliga o agente causador da doença, o indivíduo susceptível e o ambiente que afeta o processo global e seu desenvolvimento, dividido em Período Pré-Patogênico e Patogênico. Com isso, através dos serviços e pesquisa de base populacional, buscou-se ações reais de prevenção e, portanto, surgiram os Níveis de Prevenção. Sobre os níveis de Prevenção, assinale a alternativa correta.

Questão 9

Os equipamentos odontológicos devem receber cuidados e manutenções preventivas para aumentar a vida útil dos mesmos e diminuir as quebras, pois isso acarreta, além do aumento do custo, impacto na agenda do profissional dentista. De acordo com essas precauções, assinale a alternativa incorreta.

Questão 10

Com relação às atribuições do Técnico em Saúde Bucal (TSB) analise as afirmativas a seguir.

I. Deve participar da realização de levantamentos e estudos epidemiológicos na condição de examinador.
II. Deve fazer a remoção de biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião‐dentista.
III. Deve fazer a remoção de sutura no acompanhamento pós‐operatório de cirurgias orais.

Assinale:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta