Simulado de concurso para Técnico em Saúde Bucal

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para a função de Técnico em Saúde Bucal, que exige ensino médio. Organizadoras: Crescer Consultorias, FGV – Fundação Getulio Vargas e outras.

Questão 1

Os Níveis de Aplicação são níveis onde se determina o tipo de ação que será exigida, com objetivo de cumprimento dos níveis de prevenção. Dentre as 5 ações, uma delas é a ação paciente/profissional auxiliar, que se enquadra no nível _____. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Questão 2

"Instituído ao final dos anos 70 o(a) _____, enfatizou a mudança dos espaços de trabalho. Suas principais características foram a promoção e prevenção da saúde bucal com ênfase coletiva e educacional; abordagem e participação comunitária; simplificação e racionalização da prática odontológica e desmonopolização do saber com incorporação de pessoal auxiliar" (Ministério da Saúde).

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Questão 3

Está INCORRETO afirmar com relação aos métodos de esterilização:

Questão 4

A equipe auxiliar tem importante papel na promoção e educação de hábitos de higiene bucal, facilitando, inclusive, a colaboração do paciente e consequentemente sucesso no tratamento odontológico. A escovação é imprescindível na remoção do biofilme e dependendo da destreza do indivíduo pode interferir no resultado e é por isso que existem diversas técnicas com suas diferenciações. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Bass: a indicação dessa técnica é a limpeza do biofilme acumulado no sulco gengival, considerada uma área critica principalmente na gengivite. As cerdas da escova são posicionadas no sulco gengival, com um ângulo de 45º em relação ao longo eixo do dente. São realizados pequenos movimentos vibratórios circulares, envolvendo de 2 a 3 dentes; isso nas faces vestibulares, linguais e palatinas, enquanto nas oclusais o movimento é para frente e para trás.
( ) Stilmann: as cerdas da escova são posicionadas de modo que tufos laterais se apoiem na gengiva, em direção às faces incisais/oclusais, em um ângulo de 90º, realizando movimentos de varredura curtos nas faces vestibulares, palatinas e linguais.
( ) Charters: utilizada para escovar as faces distais dos últimos dentes. Com a escova na vertical, as cerdas são posicionadas em direção ao sulco gengival, realizando movimentos de vestibular para lingual.
( ) Fones: mais indicada para crianças em idade pré-escolar e com pouca habilidade motora. Faces vestibulares: com os dentes topo a topo, as cerdas são posicionadas perpendicularmente à superfície dental, fazendo movimentos circulares na face vestibular de todos os dentes superiores e inferiores, deslizando do último dente de um hemiarco para o outro. Nas faces linguais/palatinas: com a boca aberta, são realizados movimentos de "varredura", da lingual/palatina para a vestibular, envolvendo dois a três dentes por vez.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 5

O crânio constitui o esqueleto da face e possui diversos ossos, divididos didaticamente em: ossos do crânio e ossos da face. Sobre os ossos da face, assinale a alternativa correta.

Questão 6

Leia o fragmento de texto a seguir:

“A esterilização com _____ utiliza vapor de água sob pressão enquanto que a esterilização com _____ utiliza calor seco.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Questão 7

Os principais agentes etiológicos da doença cárie são

Questão 8

Biossegurança em Odontologia é o conjunto de procedimentos adaptados no consultório com o objetivo de dar proteção e segurança ao paciente, ao profissional e sua equipe (Lima, Minholo & Ito). O único meio de prevenir a transmissão de doenças é o emprego de medidas de controle de infecção como equipamento de proteção individual (EPI), esterilização do instrumental, desinfecção do equipamento e ambiente, anti-sepsia da boca do paciente. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Assepsia: é a eliminação das formas vegetativas de bactérias patogênicas de um tecido vivo.
( ) Anti-sepsia: é o conjunto de medidas adotadas para impedir que determinado meio seja contaminado.
( ) Limpeza: é a remoção da sujidade de qualquer superfície, reduzindo o número de microrganismos presentes. Esse procedimento deve obrigatoriamente ser realizado antes da desinfecção e/ou esterilização.
( ) Desinfecção: é um processo que elimina todos os microrganismos: esporos, bactérias, fungos e protozoários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 9

A concentração ideal do gel de fluoreto de sódio com pH neutro utilizado para aplicação profissional com o objetivo de prevenir ou tratar lesões cariosas, deve ser de

Questão 10

Todas as alternativas abaixo estão incorretas com relação à biossegurança, EXCETO:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta