Simulado de concurso para Engenheiro Eletricista

Simulado para você se preparar para concursos públicos. Responda questões de Provas Objetivas realizadas em concursos públicos para a função de Engenheiro Eletricista, de nível superior. Organizadora: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

Uma fábrica comprou um motor de indução de 220 V, 15 CV e quatro polos. A frequência de operação do equipamento é 60 Hz, com escorregamento de plena carga de 5%. Ao ser instalado, o motor foi ligado em Y. Assinale a alternativa que apresenta a velocidade do rotor desse motor, quando com carga nominal.

Questão 2

As grandezas potência aparente (S), potência ativa (P) e potência reativa (Q) estão relacionadas pela seguinte equação vetorial (S = P + Q), e, para cargas indutivas e capacitivas, a potência aparente (S) é definida respectivamente por (S = P + jQL) e (S = P – jQC), sendo o fator de potência determinado por FP = P/S. Assinale a alternativa que apresenta a grandeza total de watts (P), de volt-ampères reativo (Q), de volt-ampères (S) e o fator de potência (FP), respectivamente do circuito, lidas pelo medidor.
imagem

Questão 3

Analise o trecho de programa abaixo escrito para um microcontrolador PIC.

01: int x, y;
02: x=input_a();
03: y=input_b();
04: for ( i=x; i>0; i--) {
05: y=y >>1;
06: output_c(y);
07: delay_ms(100) }
08: y = y + 03d;

Considerando inicialmente portA = 03d e portB = A0h, qual é o resultado assumido pela portC e pela variável y após a execução da linha 08 do código?

Questão 4

Um motor de corrente alternada em funcionamento com 78% de Fator de Potência consome 12 A de corrente em uma linha de 127 V. A potência aparente e a potência real são, respectivamente:

Questão 5

A ocorrência de descargas atmosféricas pode causar sérios danos às instalações elétricas e vitimar pessoas e animais que se encontrem dentro da área atingida pela descarga. A fim de evitar esses danos, deve-se instalar um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) cujos requisitos básicos dependem do tipo de estrutura que se deseja realizar a proteção. Alguns dos principais elementos que compõem o SPDA são listados a seguir. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Captor: principal elemento do para-raios, formado normalmente por três ou quatro pontas composto por material condutor.
( ) Mastro: elemento constituído de um tubo condutor, composto por material metálico, que serve como suporte do captor.
( ) Eletrodo de terra: condutor metálico que interliga o mastro ou o captor ao eletrodo de terra, podendo ser dos tipos natural ou não natural.
( ) Condutor de descida: elemento responsável pela dispersão da corrente elétrica proveniente da descarga no solo, composto de material metálico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 6

Três lâmpadas são conectadas a uma fonte de 120V, conforme mostrado na figura.
imagem
A corrente total fornecida pela fonte e a corrente que passa pela lâmpada de 80W são respectivamente:

Questão 7

Analisando o circuito de amplificadores transistorizados apresentados na figura abaixo, assinale a alternativa incorreta.
sadsad

Questão 8

Em um circuito trifásico a quatro fios, cuja tensão de fase é 400 V, conecta-se uma carga que demanda 4000 VA. Considerando a potência trifásica da máquina e a tensão de linha do circuito como valores de base, e sabendo que a reatância indutiva da carga informada pelo fabricante p 6 Ÿ, assinale a alternativa correta.

Questão 9

A seguir são apresentados 4 tipos de sensores utilizados em automação de sistemas elétricos.
I - Sensores ultrassônicos
II - Sensores de propulsão
III - Sensores termopares
IV - Sensores piezoelétricos
Qual alternativa apresenta as grandezas medidas por esses sensores, na ordem em que são apresentados (I, II, III e IV)?

Questão 10

Analise as seguintes afirmações abordando a proteção digital de sistemas elétricos de potência.

I. O emprego de um relé de sobrecorrente é suficiente para garantir a operação adequada da proteção de qualquer linha de transmissão, embora outros tipos de proteção sejam instalados como retaguarda.
II. O emprego da proteção diferencial é limitado pelas dimensões físicas do elemento protegido, de forma que não é possível proteger uma linha de transmissão utilizando a lógica diferencial.
III. Os transformadores de corrente e de potencial são empregados nos sistemas de proteção de sistemas elétricos de potência para redução da magnitude das correntes e tensões, respectivamente.

Assinale a alternativa incorreta.

Tempo de simulado: