Simulado de concurso para Técnico em Radiologia

Simulado com questões que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Inspetor de Alunos, que exige ensino médio/técnico. Organizadoras: Fundação CEFETBAHIA, INAZ do Pará, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

O limite de dose anual para IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos), de acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é




Questão 2

Em radiodiagnóstico, devem existir ações que resultem na produção continuada de imagens de alta qualidade com o mínimo de exposição para os pacientes e operadores.
Com respeito ao controle de qualidade em radiodiagnóstico, é correto afirmar que




Questão 3

A ressonância magnética (RM) é um método de diagnóstico por imagem não-invasivo, seguro, que gera imagens de alta resolução espacial e temporal com excelente definição tecidual e que não utiliza radiação ionizante. Assinale a alternativa que apresenta um dos procedimentos de segurança para com o paciente a ser submetidos ao exame de Ressonância Magnética.




Questão 4

Com relação às disposições da Lei Nº 8080/90, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A saúde é um direito fundamental do ser humano, sendo um dever das pessoas, da família, das empresas e da sociedade prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
( ) O Estado deve garantir a saúde a partir da execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças.
( ) Prevê a organização de um sistema de formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, inclusive de pós-graduação, além da elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento de pessoal.
( ) À direção estadual do Sistema Único de Saúde compete participar do controle dos agravos do meio ambiente que tenham repercussão na saúde humana.
( ) A vigilância sanitária engloba um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Questão 5

A radiação ionizante é a radiação cuja energia é superior à energia de ligação dos elétrons de um átomo com o seu núcleo; radiações cuja energia é suficiente para arrancar elétrons de seus orbitais. O Raio-X é um exemplo desse tipo de radiação. Assinale a alternativa que apresenta os efeitos da radiação ionizante no corpo humanos após períodos de exposição sucessivos.




Questão 6

Sobre a anatomia humana, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O pulmão direito é dividido em 03 lobos.
( ) O pulmão esquerdo também é dividido em 03 lobos.
( ) O ar chega aos pulmões através das fossas nasais ou da boca, passando pela faringe, pela laringe, pela traqueia e pelos brônquios.
( ) A pleura é formada por dois folhetos separados um do outro por espaço tão microscopicamente diminuto que se considera nulo. Mas, em estados patológicos, esses folhetos podem destacar-se um do outro pela pressão do líquido ali depositado, sobretudo em processos inflamatórios.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Questão 7

Sobre a Lei Orgânica da Saúde, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A partir da homologação dessa lei, a avaliação do impacto que as novas tecnologias provocam à saúde ficou a cargo do Ministério da Ciência e Tecnologia e suas representações estaduais.
( ) São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que constam na Lei 8080/90: centralização, universalidade e integralidade.
( ) São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que constam na Lei 8080/90: universalidade, igualdade e integralidade.
( ) As políticas de saúde do trabalhador incluem a responsabilidade na formação dos recursos humanos, promovendo cursos de reciclagem e garantindo sua satisfação no trabalho.
( ) Devem ser desenvolvidas atividades voltadas à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Questão 8

Sobre a anatomia humana, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Duas membranas sobrepostas envolvem o fígado: a externa é uma dobra do peritônio; a interna, ou túnica própria, é de natureza fibrosa.
( ) O intestino grosso é composto por ceco, cólon ascendente, cólon descente e íleo.
( ) Na laringe, encontra-se um dos órgãos responsáveis pela fala; ela é composta de cartilagens, sendo a maior delas a cartilagem tireoide.
( ) As cinturas escapular e pélvica unem o esqueleto apendicular ao axial.
( ) A hipófise se localiza na base do crânio, na sela túrcica do osso esfenoide.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA




Questão 9

Sobre a técnica radiográfica descrita como método de Taylor, é correto afirmar que é uma incidência radiográfica usada para estudo __________, com paciente posicionado em __________ e raio central no sentido ___________, com ângulo de __________________________________.
A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é




Questão 10

Detetor é um dispositivo com capacidade de transformar energia recebida pela radiação em impulsos elétricos mensuráveis e pode ser classificado em pulso e não pulso. Um tipo de detetor não pulso é a Câmara de Ionização. Assinale a alternativa que destaca um exemplo de aparelho detetor de radiação que utiliza a Câmara de Ionização.




Tempo de simulado:

11 comentários

  1. Sandra
    Boa Tarde . Como eu faço para responder a questao que nao ha onde marcar
  2. Silvana
    Revejam essa questão, alternativas invalidas, ou seja, na alternativa como correta afirma que as costelas "NÃO" são divididas em verdadeiras, falsas e flutuantes. Sobre a anatomia do sistema esquelético, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas. (V) A primeira vértebra cervical é também chamada de atlas. (V) A segunda vértebra cervical é também chamada de axis. (V) O úmero é um osso do braço. (F) As costelas são divididas em verdadeiras, falsas e flutuantes. (F) O osso zigomático é um osso dos membros locomotores. Resposta certa do simulado letra B - V-V-V-F-F Aqui o certo seria - V-V-V-V-F
  3. Fabiana
    #QT-1636 Acredito que essa questão esta incorreta,pois as incidêncais para estudo de joelho com carga é ANTERO POSTERIOR e PERFIL LATERO-MEDIAL. Se eu estiver errada, você poderia me dizerem qual literatura tem falando sobre as oblíquas, por favor. Obrigada.
  4. Fabiana
    #QT-1636 Acredito que essa questão esta incorreta,pois as incidêncais para estudo de joelho com carga é ANTERO POSTERIOR e PERFIL MÉDIO-LATERAL. Se eu estiver errada, você poderia me dizerem qual literatura tem falando sobre as oblíquas, por favor. Obrigada.
  5. Litiele
    #QT-1632 A Conferência de Saúde reunir-se-á, a cada quatro anos, com a representação de vários segmentos sociais, a fim de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. Não está correta????
  6. #QT-1629 a endoscopia usa raiox , portanto a D esta correta. esta como se endoscopia nao usasse raio x
    • a alternativa E como resposta realmente esta correta pois a endoscopia usa raio x ,mas tbm pode ser feita sem raio x. Onde trabalho fazemos com raiox , somados aos endoscopios com camera. Mas pode ser feito sem o raio x

Deixe uma resposta