Simulado de concurso para Técnico em Radiologia

Simulado com questões que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Inspetor de Alunos, que exige ensino médio/técnico. Organizadoras: Fundação CEFETBAHIA, INAZ do Pará, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

Em relação às técnicas radiográficas e à anatomia associada da coluna torácica, é correto afirmar que




Questão 2

Sobre fontes seladas e não seladas, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

O exame de imagenologia é um importante meio para definição do diagnóstico do paciente em determinados agravos à saúde. Um desses exames mostra imagens radiográficas que se assemelham a cortes anatômicos transversais, sendo utilizados pelos médicos para melhor diferenciação de tecidos.




Questão 4

Do funcionamento dos serviços privados de assistência à saúde, de acordo com a Lei Nº 8080/90, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
( ) É autorizada a participação direta e indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, nos seguintes casos: pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar ações e pesquisas de planejamento familiar.
( ) Dentre os dois segmentos do setor privado, o lucrativo e o não lucrativo, o setor lucrativo é o que mais se articula ao SUS por meio de contratos para a prestação de serviços.
( ) O segmento lucrativo tem como sua parcela mais expressiva o chamado sistema supletivo de assistência médica, abarcando, apenas, as cooperativas médicas e os planos de administração.
( ) Os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos pela direção nacional do SUS, aprovados no Conselho Nacional de Saúde.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Questão 5

Um dos fatores que afetam a qualidade da imagem refere-se ao tamanho do campo de radiação X e define que quanto maior este campo, maior será o espalhamento e maior a dose ao paciente, e, consequentemente, tanto o contraste quanto à resolução espacial da imagem podem ser prejudicados. Assinale a alternativa que apresenta o fator descrito no enunciado acima.




Questão 6

A Portaria SVS/MS N° 453, de 1 de junho de 1998, aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências. Esta Portaria define as Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico. Dentre os princípios básicos desse Regulamento Técnico, merece destaque o/a:




Questão 7

Detetor é um dispositivo com capacidade de transformar energia recebida pela radiação em impulsos elétricos mensuráveis e pode ser classificado em pulso e não pulso. Um tipo de detetor não pulso é a Câmara de Ionização. Assinale a alternativa que destaca um exemplo de aparelho detetor de radiação que utiliza a Câmara de Ionização.




Questão 8

Quais incidências são realizadas em estudo radiográfico de joelho com carga?




Questão 9

Sobre a anatomia humana, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O pulmão direito é dividido em 03 lobos.
( ) O pulmão esquerdo também é dividido em 03 lobos.
( ) O ar chega aos pulmões através das fossas nasais ou da boca, passando pela faringe, pela laringe, pela traqueia e pelos brônquios.
( ) A pleura é formada por dois folhetos separados um do outro por espaço tão microscopicamente diminuto que se considera nulo. Mas, em estados patológicos, esses folhetos podem destacar-se um do outro pela pressão do líquido ali depositado, sobretudo em processos inflamatórios.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Questão 10

Em radiologia, referenciar os termos de posicionamento anatômico que estão sendo analisados é um dado importante para a avaliação diagnóstica. Nesse sentido, quando o radiologista analisa, na superfície das mãos e dos pés, a posição volar, ele avalia a porção




Tempo de simulado:

11 comentários

  1. Sandra
    Boa Tarde . Como eu faço para responder a questao que nao ha onde marcar
  2. Silvana
    Revejam essa questão, alternativas invalidas, ou seja, na alternativa como correta afirma que as costelas "NÃO" são divididas em verdadeiras, falsas e flutuantes. Sobre a anatomia do sistema esquelético, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas. (V) A primeira vértebra cervical é também chamada de atlas. (V) A segunda vértebra cervical é também chamada de axis. (V) O úmero é um osso do braço. (F) As costelas são divididas em verdadeiras, falsas e flutuantes. (F) O osso zigomático é um osso dos membros locomotores. Resposta certa do simulado letra B - V-V-V-F-F Aqui o certo seria - V-V-V-V-F
  3. Fabiana
    #QT-1636 Acredito que essa questão esta incorreta,pois as incidêncais para estudo de joelho com carga é ANTERO POSTERIOR e PERFIL LATERO-MEDIAL. Se eu estiver errada, você poderia me dizerem qual literatura tem falando sobre as oblíquas, por favor. Obrigada.
  4. Fabiana
    #QT-1636 Acredito que essa questão esta incorreta,pois as incidêncais para estudo de joelho com carga é ANTERO POSTERIOR e PERFIL MÉDIO-LATERAL. Se eu estiver errada, você poderia me dizerem qual literatura tem falando sobre as oblíquas, por favor. Obrigada.
  5. Litiele
    #QT-1632 A Conferência de Saúde reunir-se-á, a cada quatro anos, com a representação de vários segmentos sociais, a fim de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. Não está correta????
  6. #QT-1629 a endoscopia usa raiox , portanto a D esta correta. esta como se endoscopia nao usasse raio x
    • a alternativa E como resposta realmente esta correta pois a endoscopia usa raio x ,mas tbm pode ser feita sem raio x. Onde trabalho fazemos com raiox , somados aos endoscopios com camera. Mas pode ser feito sem o raio x

Deixe uma resposta