Simulado de concurso para Técnico em Radiologia

Simulado com questões que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Inspetor de Alunos, que exige ensino médio/técnico. Organizadoras: Fundação CEFETBAHIA, INAZ do Pará, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

Sobre a anatomia do sistema esquelético, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A primeira vértebra cervical é também chamada de atlas.
( ) A segunda vértebra cervical é também chamada de axis.
( ) O úmero é um osso do braço.
( ) As costelas são divididas em verdadeiras, falsas e flutuantes.
( ) O osso zigomático é um osso dos membros locomotores.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Questão 2

A Resolução CONTER N° 15, de 12 de dezembro de 2011, dispõe sobre a Reformulação do Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas. Em seu Preâmbulo, este Código enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias a boa e honesta prática das profissões do Tecnólogo, Técnico e Auxiliar de Radiologia e relaciona direitos e deveres dos profissionais inscritos no sistema CONTER/ CRTRs e das pessoas jurídicas correlatas. De acordo com esta Normativa específica da profissão, assinale a alternativa que apresenta a vedação da conduta do Técnico de Radiologia na relação com o cliente/paciente:




Questão 3

Sobre a anatomia humana, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O pulmão direito é dividido em 03 lobos.
( ) O pulmão esquerdo também é dividido em 03 lobos.
( ) O ar chega aos pulmões através das fossas nasais ou da boca, passando pela faringe, pela laringe, pela traqueia e pelos brônquios.
( ) A pleura é formada por dois folhetos separados um do outro por espaço tão microscopicamente diminuto que se considera nulo. Mas, em estados patológicos, esses folhetos podem destacar-se um do outro pela pressão do líquido ali depositado, sobretudo em processos inflamatórios.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Questão 4

Segundo a organização do SUS, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Segundo a Lei Nº 8142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a Conferência de Saúde deve reunir-se a cada 05 anos.
( ) A Conferência de Saúde reunir-se-á, a cada quatro anos, com a representação de vários segmentos sociais, a fim de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
( ) Sistema de Informação Nacional tem a função de monitorar os indicadores de saúde das populações, com base nas informações dos agentes e das equipes de Saúde da Família.
( ) A principal causa de mortalidade no país são doenças do aparelho circulatório.
( ) Podem-se dividir as esferas de atendimento como terciária, secundária e primária, correspondendo à esfera terciária os chamados centros de saúde (a saúde em nível de distritos).

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Questão 5

A cabeça do ser humano é dividida, segundo os anatomistas, em regiões que permitem identificar exatamente a localização das estruturas, lesões ou afecções. Assinale a alternativa que apresenta a denominação de uma das regiões da cabeça humana, identificada pelos anatomistas.




Questão 6

De acordo com normas e documentos sobre Radioproteção, o termo ALARA (As Low As Reasonably Achievable) tem como objetivo passar a seguinte mensagem:




Questão 7

O limite de dose anual para IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos), de acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é




Questão 8

Em radiodiagnóstico, devem existir ações que resultem na produção continuada de imagens de alta qualidade com o mínimo de exposição para os pacientes e operadores.
Com respeito ao controle de qualidade em radiodiagnóstico, é correto afirmar que




Questão 9

Quais incidências são realizadas em estudo radiográfico de joelho com carga?




Questão 10

Sobre a Lei Orgânica da Saúde, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A partir da homologação dessa lei, a avaliação do impacto que as novas tecnologias provocam à saúde ficou a cargo do Ministério da Ciência e Tecnologia e suas representações estaduais.
( ) São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que constam na Lei 8080/90: centralização, universalidade e integralidade.
( ) São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que constam na Lei 8080/90: universalidade, igualdade e integralidade.
( ) As políticas de saúde do trabalhador incluem a responsabilidade na formação dos recursos humanos, promovendo cursos de reciclagem e garantindo sua satisfação no trabalho.
( ) Devem ser desenvolvidas atividades voltadas à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

12 comentários

  1. Sandra
    Boa Tarde . Como eu faço para responder a questao que nao ha onde marcar
  2. Silvana
    Revejam essa questão, alternativas invalidas, ou seja, na alternativa como correta afirma que as costelas "NÃO" são divididas em verdadeiras, falsas e flutuantes. Sobre a anatomia do sistema esquelético, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas. (V) A primeira vértebra cervical é também chamada de atlas. (V) A segunda vértebra cervical é também chamada de axis. (V) O úmero é um osso do braço. (F) As costelas são divididas em verdadeiras, falsas e flutuantes. (F) O osso zigomático é um osso dos membros locomotores. Resposta certa do simulado letra B - V-V-V-F-F Aqui o certo seria - V-V-V-V-F
  3. Fabiana
    #QT-1636 Acredito que essa questão esta incorreta,pois as incidêncais para estudo de joelho com carga é ANTERO POSTERIOR e PERFIL LATERO-MEDIAL. Se eu estiver errada, você poderia me dizerem qual literatura tem falando sobre as oblíquas, por favor. Obrigada.
  4. Fabiana
    #QT-1636 Acredito que essa questão esta incorreta,pois as incidêncais para estudo de joelho com carga é ANTERO POSTERIOR e PERFIL MÉDIO-LATERAL. Se eu estiver errada, você poderia me dizerem qual literatura tem falando sobre as oblíquas, por favor. Obrigada.
  5. Litiele
    #QT-1632 A Conferência de Saúde reunir-se-á, a cada quatro anos, com a representação de vários segmentos sociais, a fim de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. Não está correta????
  6. #QT-1629 a endoscopia usa raiox , portanto a D esta correta. esta como se endoscopia nao usasse raio x
    • a alternativa E como resposta realmente esta correta pois a endoscopia usa raio x ,mas tbm pode ser feita sem raio x. Onde trabalho fazemos com raiox , somados aos endoscopios com camera. Mas pode ser feito sem o raio x
  7. Gleire
    #QT-1634 A nona questão não faz sentido já que a resposta que indica a certa é a VENTRAL o jargão ventral não se usa para referenciar o posicionamento da mão ou do pé, talvez a correta seria DORSAL.

Deixe uma resposta