Simulado de concurso para Técnico em Radiologia

Simulado com questões que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Inspetor de Alunos, que exige ensino médio/técnico. Organizadoras: Fundação CEFETBAHIA, INAZ do Pará, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

O exame de imagenologia é um importante meio para definição do diagnóstico do paciente em determinados agravos à saúde. Um desses exames mostra imagens radiográficas que se assemelham a cortes anatômicos transversais, sendo utilizados pelos médicos para melhor diferenciação de tecidos.

Questão 2

Em radiodiagnóstico, devem existir ações que resultem na produção continuada de imagens de alta qualidade com o mínimo de exposição para os pacientes e operadores.
Com respeito ao controle de qualidade em radiodiagnóstico, é correto afirmar que

Questão 3

Sobre a monitoração individual e os cuidados relativos à contaminação externa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro(V) ou Falso(F).

( ) Fornecimento de todos os equipamentos e meios necessários para evitar a contaminação de trabalhadores sujeitos ao risco de contaminação externa.
( ) Uso de monitores de contaminação em pessoas, especificamente adequados para os tipos de radionuclídeos que possam ser liberados nas áreas de trabalho.
( ) Testes quinzenais dos monitores de contaminação em pessoas com fontes-teste adequadas, ecalibração em intervalos apropriados, por instituições autorizadas pela CNEN; (alterado pela Resolução CNEN nº 231/2018, DOU 17.09.2018).
( ) Instalação de monitores de contaminação em pessoas em locais apropriados, nas áreas que apresentam risco de contaminação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta der cima para baixo.

Questão 4

Em relação às técnicas radiográficas e à anatomia associada da coluna torácica, é correto afirmar que

Questão 5

Uma das bases utilizadas na Radioterapia é o fracionamento de dose, no qual

Questão 6

Sobre a anatomia humana, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Duas membranas sobrepostas envolvem o fígado: a externa é uma dobra do peritônio; a interna, ou túnica própria, é de natureza fibrosa.
( ) O intestino grosso é composto por ceco, cólon ascendente, cólon descente e íleo.
( ) Na laringe, encontra-se um dos órgãos responsáveis pela fala; ela é composta de cartilagens, sendo a maior delas a cartilagem tireoide.
( ) As cinturas escapular e pélvica unem o esqueleto apendicular ao axial.
( ) A hipófise se localiza na base do crânio, na sela túrcica do osso esfenoide.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA

Questão 7

A respeito da câmara clara, assinale a alternativa correta.

Questão 8

Assinale a alternativa na qual todos os processamentos podem utilizar radiação ionizante.

Questão 9

Um dos fatores que afetam a qualidade da imagem refere-se ao tamanho do campo de radiação X e define que quanto maior este campo, maior será o espalhamento e maior a dose ao paciente, e, consequentemente, tanto o contraste quanto à resolução espacial da imagem podem ser prejudicados. Assinale a alternativa que apresenta o fator descrito no enunciado acima.

Questão 10

Faz parte da estrutura do serviço de radioproteção:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

15 comentários

  1. Sandra
    Boa Tarde . Como eu faço para responder a questao que nao ha onde marcar
  2. Silvana
    Revejam essa questão, alternativas invalidas, ou seja, na alternativa como correta afirma que as costelas "NÃO" são divididas em verdadeiras, falsas e flutuantes. Sobre a anatomia do sistema esquelético, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas. (V) A primeira vértebra cervical é também chamada de atlas. (V) A segunda vértebra cervical é também chamada de axis. (V) O úmero é um osso do braço. (F) As costelas são divididas em verdadeiras, falsas e flutuantes. (F) O osso zigomático é um osso dos membros locomotores. Resposta certa do simulado letra B - V-V-V-F-F Aqui o certo seria - V-V-V-V-F
  3. Fabiana
    #QT-1636 Acredito que essa questão esta incorreta,pois as incidêncais para estudo de joelho com carga é ANTERO POSTERIOR e PERFIL LATERO-MEDIAL. Se eu estiver errada, você poderia me dizerem qual literatura tem falando sobre as oblíquas, por favor. Obrigada.
  4. Fabiana
    #QT-1636 Acredito que essa questão esta incorreta,pois as incidêncais para estudo de joelho com carga é ANTERO POSTERIOR e PERFIL MÉDIO-LATERAL. Se eu estiver errada, você poderia me dizerem qual literatura tem falando sobre as oblíquas, por favor. Obrigada.
  5. Litiele
    #QT-1632 A Conferência de Saúde reunir-se-á, a cada quatro anos, com a representação de vários segmentos sociais, a fim de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. Não está correta????
  6. #QT-1629 a endoscopia usa raiox , portanto a D esta correta. esta como se endoscopia nao usasse raio x
    • a alternativa E como resposta realmente esta correta pois a endoscopia usa raio x ,mas tbm pode ser feita sem raio x. Onde trabalho fazemos com raiox , somados aos endoscopios com camera. Mas pode ser feito sem o raio x
  7. Gleire
    #QT-1634 A nona questão não faz sentido já que a resposta que indica a certa é a VENTRAL o jargão ventral não se usa para referenciar o posicionamento da mão ou do pé, talvez a correta seria DORSAL.
  8. Rosângela Luísa Oliveira De Moro
    #QT-6650 Vocês precisam verificar o gabarito da questão. Contaminação Interna, literalmente copiou colou da apostila da CNEN 3.02 ( 6.1.1.3 )contaminação interna.
  9. Antonio
    #QT-6644 (F) O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem, CERTO. que não utiliza radiação? NÃO ENTENDI, ATÉ ONDE EU SEI EXISTEM DOIS TIPOS DE RADIAÇÕES: "A IONIZANTE E A NÃO-IONIZANTE, E A RM UTILIZA SIM RADIAÇÃO NÃO-IONIZANTE." (V) Na ressonância magnética, algumas precauções devem ser tomadas para realização do exame, como não utilizar joias, maquilagem, entre outros., "SEM COMENTÁRIOS." (F) O exame de Ressonância magnética, também é chamado de Ressonância Nuclear Magnética Ultrassonica. "SEM COMENTÁRIOS." (V) Não é necessário que se retire qualquer joia, maquilagem, prótese metálica ou cartões magnéticos durante o exame de ressonância magnética. "SEM COMENTÁRIOS." POR ISSO QUE ACHO QUE SEQUENCIA CORRETA SERIA: "FVFV" ESTA QUESTÃO ESTÁ EM BRIGA JUDICIAL.... JUSTAMENTE NA PRIMEIRA ALTERNATIVA.

Deixe uma resposta