Simulado de concurso para Técnico em Radiologia

Simulado com questões que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Inspetor de Alunos, que exige ensino médio/técnico. Organizadoras: Fundação CEFETBAHIA, INAZ do Pará, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

Os exames radiográficos da coluna lombar desempenham um papel fundamental na avaliação de lesões, deformidades e condições patológicas nessa região. Uma dessas lesões é a espondilolistese, condição clínica em que uma vértebra desliza para a frente em relação à vértebra subjacente. Isso pode ocorrer devido a fratura, defeito congênito ou degeneração das estruturas articulares da coluna. Para visualizar a condição clínica comentada, utiliza-se a incidência:

Questão 2

Em Anatomia, o corpo humano é dividido em partes mensuráveis, separadas em linhas e planos de delimitação, para que seja possível realizar a localização e o posicionamento global da estrutura estudada. Foram definidos três planos, correspondentes aos três eixos do corpo humano: plano transversal, plano sagital e plano coronal. Alguns exames radiodiagnósticos, como a tomografia computadorizada (TC), utilizam esses três planos para orientar a formação da imagem.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que:

Questão 3

Sobre a monitoração individual e os cuidados relativos à contaminação externa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro(V) ou Falso(F).

( ) Fornecimento de todos os equipamentos e meios necessários para evitar a contaminação de trabalhadores sujeitos ao risco de contaminação externa.
( ) Uso de monitores de contaminação em pessoas, especificamente adequados para os tipos de radionuclídeos que possam ser liberados nas áreas de trabalho.
( ) Testes quinzenais dos monitores de contaminação em pessoas com fontes-teste adequadas, ecalibração em intervalos apropriados, por instituições autorizadas pela CNEN; (alterado pela Resolução CNEN nº 231/2018, DOU 17.09.2018).
( ) Instalação de monitores de contaminação em pessoas em locais apropriados, nas áreas que apresentam risco de contaminação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta der cima para baixo.

Questão 4

O estudo dinâmico da coluna lombossacra, também conhecido como teste de Knutson, é um estudo complementar da coluna lombossacra que deve ser feito com o paciente em ortostática nas incidências

Questão 5

Referente à sinalização do serviço de radioproteção podemos afirmar que as áreas restritas da instalação devem estar claramente sinalizadas, em conformidade com as normas específicas, focalizando-se os seguintes aspectos:

Questão 6

Uma das bases utilizadas na Radioterapia é o fracionamento de dose, no qual

Questão 7

Sobre a anatomia básica dos pulmões, é incorreto afirmar:

Questão 8

Ergonomia é a relação entre Homens, máquina e sistemas. Devido ao grande desenvolvimento industrial, nós seres humanos temos encontrados algumas atividades diferentes nas empresas devido a modernização de máquinas e equipamentos. Segundo NR17,assinale a alternativa que apresenta como devem ser projetados as máquinas, equipamentos e sistemas.

Questão 9

Equipamentos de blindagem são aqueles utilizados para deter a propagação das radiações, evitando, desta
forma, exposições desnecessárias de pessoas envolvidas com fontes ou equipamentos que emitem radiação
ionizante. Sobre as estimativas de blindagem, podemos afirmar que:

Questão 10

Usamos o termo ortostático para dizer que o paciente está:

Tempo de simulado: