Simulado de concurso para Farmacêutico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Farmacêutico, que exige ensino superior. Organizadoras: VUNESP, Nosso Rumo, INAZ do Pará e outras.

Questão 1

“Aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca”, corresponde a definição de:

Questão 2

No ciclo da assistência farmacêutica, a programação de medicamentos garante a oferta de medicamentos em quantidades suficientes e por tempo oportuno. Sobre os métodos utilizados no processo de programação de medicamentos, assinale a alternativa correta.

Questão 3

Um paciente de 33 anos (60 kg) foi vítima de infecção hospitalar causada por Staphylococcus aureus resistente à meticilina. Como tratamento imediato, o paciente recebeu 2.000 mg de vancomicina como dose de ataque (intravenosa). O pico de concentração deste fármaco no plasma foi de 30,5 mg/L. Para esse caso, o volume de distribuição aparente (em L/kg) será aproximadamente de:

Questão 4

A RDC no 14 de 2007, da ANVISA, determina quais os produtos antimicrobianos saneantes e desinfetantes que podem ser usados em áreas críticas e semicríticas. De acordo com essa norma, em lactários, só poderão ser utilizados, na desinfecção de utensílios que entrem em contato com a cavidade oral de recém-nascidos e bebês,

Questão 5

Os medicamentos antirretrovirais utilizados para os esquemas terapêuticos no combate ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) são dispensados dentro das normativas da Anvisa. A quantidade de substâncias da lista “C4” contida em cada receita deve ser, no máximo, de:

Questão 6

Conforme a Resolução n° 417/04, que aprova o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, estão entre as PROIBIÇÕES ao farmacêutico:

Questão 7

Considerando o Artigo 6º da Resolução nº 672 de 18 de setembro de 2019, correspondente às atribuições clínicas do farmacêutico no âmbito dos serviços de diálise, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O farmacêutico deve atuar, juntamente com os demais membros da equipe multiprofissional na elaboração das rotinas padronizadas, orientando e capacitando o pessoal quanto ao preparo e administração dos medicamentos.
( ) É atribuição do farmacêutico avaliar a farmacoterapia quanto à indicação, doses, frequência, horários, vias de administração, formas farmacêuticas, dialisabilidade, reconstituição, diluição, tempo e velocidade de infusão e duração do tratamento, com o objetivo de atender às necessidades individuais do paciente.
( ) O farmacêutico deve avaliar a necessidade de adaptação de formas farmacêuticas e orientar quanto ao uso seguro, considerando as peculiaridades do paciente, a compatibilidade com os dispositivos para administração desses medicamentos e a efetividade terapêutica.
( ) Não cabe ao farmacêutico a solicitação de exames laboratoriais. Logo, compete a outros membros da equipe multiprofissional esta atribuição, bem como, a análise e interpretação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 8

Sobre a farmacoterapia da dor e inflamação, assinale a alternativa incorreta.

Questão 9

Era uma tarde de domingo quando a emergência médica recebeu um paciente em estado de pânico e delírio pelo uso excessivo e frequente de metanfetamina e dextroanfetamina. A equipe médica administrou um sedativo e, minutos depois, o paciente dormiu. Assinale a alternativa que mostra um benzodiazepínico que pode ser utilizado no tratamento de agitação ocasionada pela dosagem excessiva de anfetamina.

Questão 10

O estoque de reserva (ER) é a quantidade mínima de um material capaz de suportar um aumento de tempo de ressuprimento programado ou um aumento de consumo sem que ocorra a ruptura do estoque, e pode ser calculado por meio da média móvel. Considere um medicamento que tem consumo diário de 200 unidades, mas que, em determinados momentos, esse consumo pode chegar até 400 unidades/dia e que tem o tempo de ressuprimento de 15 dias, mas que, em determinadas situações, esse tempo pode aumentar para 30 dias. É correto afirmar que, nessas condições, o ER, em unidades, deve ser de

Tempo de simulado: