Simulado de concurso para Farmacêutico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Farmacêutico, que exige ensino superior. Organizadoras: VUNESP, Nosso Rumo, INAZ do Pará e outras.

Questão 1

Sobre a farmacoterapia da dor e inflamação, assinale a alternativa incorreta.

Questão 2

Vários fármacos usados na doença de Parkinson visam manter constantes os níveis de dopamina no sistema nervoso central (SNC). A levodopa é um precursor metabólico da dopamina, sendo amplamente utilizada em associação com outros medicamentos. Assinale a alternativa que mostra um medicamento que NÃO deve ser administrado com levodopa.

Questão 3

Fármacos colinérgicos atuam basicamente no sistema nervoso parassimpático e parcialmente no simpático. Considerando um fármaco colinérgico de ação direta, assinale a alternativa correta.

Questão 4

Existem 2 tipos de receptores adrenérgicos (α e β), cada um deles com alguns subtipos. A ativação dos receptores

Questão 5

No gerenciamento de materiais em unidades hospitalares, a classificação é uma estratégia que ajuda a controlar os gastos sem perder a qualidade do serviço de saúde prestado. A análise XYZ ou de criticidade permite segmentar os itens com base no impacto resultante da falta, reposição e gerenciamento. Assinale a alternativa correta sobre o sistema XYZ.

Questão 6

Sobre as peculiaridades do uso de medicamentos disponíveis na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) nos ciclos da vida, assinale a alternativa incorreta.

Questão 7

Para efeitos da Lei 5.991/73, a substância ou matéria-prima que possui finalidade medicamentosa ou sanitária é definida como:

Questão 8

A classificação dos itens do estoque de medicamentos pode ser realizada sob o ponto de vista econômico, do usuário, do fornecedor, do processo operacional ou da essencialidade. Sobre os conceitos que envolvem a classificação XYZ, assinale a alternativa correta.

Questão 9

Os estudos de equivalência farmacêutica são um conjunto de ensaios físico-químicos e, quando aplicáveis, microbiológicos e biológicos, que comprovam que dois medicamentos são equivalentes farmacêuticos. Analise as afirmativas abaixo.

I. O estudo de equivalência farmacêutica deve ser realizado previamente ao estudo de biodisponibilidade relativa/bioequivalência, quando este for aplicável a forma farmacêutica, não sendo obrigatoriamente necessário empregar os mesmos lotes dos utilizados no estudo de equivalência farmacêutica.
II. O estudo de equivalência farmacêutica pode ser realizado com medicamentos que se apresentem na forma de comprimido revestido/drágea, cujo medicamento de referência seja comprimido simples, desde que o revestimento não controle a liberação da substância ativa.
III. Os medicamentos que passam pelo estudo devem cumprir em até 90% com os requisitos da monografia individual da Farmacopeia Brasileira ou com os de outros compêndios oficiais, normas ou regulamentos específicos aprovados/referendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
IV. Aspecto, viscosidade, densidade, pH (potencial hidrogeniônico) e valor do peso ou do volume médio são considerados ensaios informativos para fins de equivalência farmacêutica.

Assinale a alternativa correta.

Questão 10

A atonia uterina é uma das principais causas de hemorragia pós-parto, aumentando o risco de mortalidade materna. Um dos medicamentos utilizados é o ácido tranexâmico, que tem como mecanismo de ação a inibição da formação de:

Tempo de simulado: