Simulado de concurso para Técnico de Laboratório

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico de Laboratório, que exige ensino médio/técnico. Organizadoras: UPENET/IAUPE, COPESE e outras.

Questão 1

Os organismos são classificados segundo o seu potencial patogênico. Com base nisso, foram criadas Classes de Risco, de acordo com a padronização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança.
Sobre esse conteúdo, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

Sobre centrifugação, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

O exame parasitológico de fezes começa com a observação macroscópica das fezes, tendo como objetivo diagnosticar as parasitoses intestinais por meio de vários métodos utilizados. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. No método realizado através da sedimentação espontânea, deve-se deixar a suspensão em repouso durante 20 a 36 horas.
II. No método realizado através da sedimentação espontânea, é necessário filtrar a suspensão para um cálice cônico.
III. O método da sedimentação espontânea permite o encontro de ovos e larvas de helmintos e de cistos de protozoários.
IV. Ao exame macroscópico de fezes, pode-se observar a presença de sangue e muco, mas não de vermes adultos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 4

A espectrofotometria é uma técnica bastante utilizada para dosagem de substâncias no sangue. Desta forma, marque a opção INCORRETA.

Questão 5

As células são pequenas e muito complexas e, para que possam ser vistas, é necessário o uso de um aparelho que permita seu aumento bem como das estruturas celulares. Esse aparelho é o microscópio, um dos instrumentos mais versáteis e utilizados no laboratório. O microscópio pode ser de dois tipos: óptico ou eletrônico.
Sobre esses instrumentos e seus componentes, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 6

O formol a 10% é uma solução de fixação comumente utilizada para conservar amostras biológicas. Marque a opção CORRETA que indica o procedimento para preparar uma solução de formol a 10% a partir de uma solução de formol a 40%.

Questão 7

Para que a coleta de sangue com vistas à realização de exames laboratoriais represente a situação real do paciente, é importante seguir vários procedimentos que podem orientar a metodologia correta a seguir.
Sobre isso, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Questão 8

Em laboratório veterinário, com relação aos procedimentos realizados para confeccionar laudo do hemograma, classifique as afirmativas como verdadeiras ou falsas:

I. O ácido acético destrói hemácias e plaquetas, permanecendo íntegras apenas as células nucleadas;
II. A diluição padrão do sangue total em ácido acético é de 1:1000;
III. A contagem total é feita contando leucócitos nos nove quadrados maiores do hemocitômetro;
IV. A fórmula consiste em adicionar 10% ao número total de células contadas e, em seguida, multiplica-se o resultado por 1000.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Questão 9

Com relação ao gerenciamento de resíduos de saúde, classifique as afirmações como verdadeiras ou falsas.

I. O manejo dos RSS é entendido como a ação de gerenciar os resíduos em seus aspectos intra e extra estabelecimento, desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas de segregação e acondicionamento;
II. Os recipientes de acondicionamento existentes nas salas de cirurgia e nas salas de parto necessitam de tampa para vedação;
III. A identificação deve ser apostada nos sacos de acondicionamento, nos recipientes de coleta interna e externa, nos recipientes de transporte interno e externo e nos locais de armazenamento dos resíduos, em local de fácil visualização, atendendo aos parâmetros referenciados na norma NBR 7.500 da ABNT;
IV. O conteúdo dos sacos de acondicionamento não deve ser identificado, deve-se identificar apenas o risco específico de cada grupo de resíduos;
V. A identificação dos sacos de armazenamento não poderá ser feita por adesivos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Questão 10

A porcentagem de hemácias presentes no sangue corresponde à(ao):

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Um comentário

  1. André dos Santos
    #QT-3193 Antes de descartar pérfuro-cortantes, estes devem ser autoclavados, Isso é regras ou norma?

Deixe uma resposta