Simulado Professor de Ciências - Questões Objetivas

O simulado elaborado para candidatos ao cargo de Professor de Ciências em concursos públicos é uma ferramenta educacional fundamental para aqueles que desejam lecionar e compartilhar conhecimentos na área de Ciências

Questão 1

Rocha, Rosa e Cardoso (2009) descrevem detalhadamente as unidades de energia. A seguir, foram explicitados alguns exemplos, dentro da proposta dos referidos autores, porém há um erro em uma das alternativas, assinale-a:

Questão 2

A saúde humana depende de uma sistemática de fatores relacionados com o funcionamento do organismo humano. Um dos exames que auxilia o diagnóstico da maioria das doenças é o exame de sangue, em que é possível comparar os índices obtidos com a contagem diferencial. Assim, complete com o termo correspondente: __________________ normalmente auxiliam no controle de reações inflamatórias e alérgicas. Os valores de referências podem variar discretamente entre diferentes laboratórios, ficando entre 0,5% - 1,0%.

Questão 3

De acordo com o Manual MSD, versão saúde para a família, como é denominada a manifestação mais extrema de desnutrição proteico-energética?

Questão 4

De acordo com Sadava et al., sobre algumas das característica da Terra, é incorreto afirmar:

Questão 5

Ao analisar a dinâmica presente entre o homem e a sua ação sobre o ambiente, é possível compreender abordagens distintas, como por exemplo, as vertentes transformadora e convencional que caracterizam a educação ambiental. Umas das obras que retrata o referido tema de autoria de Layrargues et al. (2004), intitulada: “Identidades da Educação Ambiental Brasileira”, estabelece um paralelo entre esses dois modelos: transformador e convencional. Em consonância com a perspectiva apresentada sobre a educação ambiental convencional, é improcedente a seguinte afirmação:

Questão 6

Bastos (2005) faz algumas reflexões sobre o construtivismo no ensino de Ciências, trazendo à tona a vertente desse ensino a partir da pluralidade cultural. Dentro dessas análises, o referido autor destaca algumas obras, elencando seus aspectos principais. Nesse sentido, acerca dos autores construtivistas abordados por Bastos, qual trabalha o construtivismo por meio da “construção do homem novo, livre, consciente de sua historicidade, construção do saber e da cultura como expressões dos anseios e expectativas das camadas populares”?

Questão 7

Em consonância com as perspectivas de Lenzi e Favero, destaque a alternativa incorreta.

Questão 8

Campos e Nigro analisam duas variáveis presentes no ensino de Ciências: teoria e prática, que fundamentam o processo da investigação. Pense, por exemplo em uma situação prática, na qual “um aluno acredita que o efeito de afundar é determinado pelo volume de um objeto – objetos grandes afundam e objetos pequenos flutuam -, e não pela relação entre a sua massa e o seu volume”. Dentro da visão proposta pelos autores, o que o professor pode fazer para auxiliar de forma prática a compreensão da teoria por parte desse aluno?

Questão 9

Um dos desafios apontados por Zanon e Maldaner na consecução de um ensino efetivo de Química é a transformação da prática de sala de aula em uma prática dialógica. O que significa isso?

Questão 10

Ao analisar a evolução e adaptações ao meio das espécies vegetais, é verdadeira a seguinte afirmativa:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta