Simulado de concurso para Pedagogo

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Pedagogo: , que exige ensino superior. Organizadoras: SELECON, CPCON, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

Luciana é coordenadora pedagógica de uma instituição de Educação Infantil. Nas reuniões com os professores da pré-escola, para discutir aspectos sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental, ela recorre às Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, que preveem:

Questão 2

Considere que: ³a capacitação desenvolve-se, também, sob a influênciade umagrande variedade de condições institucionais, políticas, ideológicas e culturais, que antecipam e determinam o espaço dentro do qual a capacitação pode operar seus limites e possibilidades. Um estudo recente mostra como se operacionalizam estas condições. Reconhecê-las é a primeira condição para evitar desvios frequentes´ (PNEPS, 2006, p. 39). Quanto aos possíveis desvios, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)ou Falso(F).

( ) a simplificação, que reduz o problema da educação de pessoal a uma questão de aplicação de métodos e técnicas pedagógicas, sem a compreensão substancial de seus enfoques e sem a compreensão estratégica do contexto político institucional de realização.
( ) a tendência em atuar por meio de programas e projetos, cuja lógica é de começo e fim, além de sua dependência de fontes específicas de financiamento, ao invés de fortalecer a sustentabilidade e a permanência das estratégias educativas ao longo do tempo.
( ) a visão processual da educação, que pensa todos os processos educativos como parte substancial de uma estratégia de mudança institucional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 3

Sobre a Educação Superior no Brasil é CORRETO afirmar que

Questão 4

No Título II - Dos Direitos Fundamentais, Capítulo I - Do Direito à Vida e à Saúde do ECA/1990 temse no artigo 11 que é assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação.
II. Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.
III. Os estabelecimentos de atendimento à saúde, excetuando-se as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.

Questão 5

No que se refere ao disposto na Seção VIII - Da Gestão de Tecnologias e Processos da RDC nº 63/2011, assinale a alternativa incorreta.

Questão 6

Na Seção V ± Da Gestão de Pessoal da RDC nº 63/2011, apresentam-se que as exigências referentes aos recursos humanos do serviço de saúde incluem profissionais de todos os níveis de escolaridade, de quadro próprio ou terceirizado. Contudo, o serviço de saúde deve possuir _____ de acordo com seu perfil de demanda.
Assinale alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Questão 7

O papel do pedagogo na equipe multidisciplinar de uma organização educativa deve ser o de

Questão 8

A Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº. 63 de 25 de novembro de 2011 dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde. No Capítulo II das Boas Práticas de Funcionamento Seção, I Do gerenciamento da qualidade tem-se que as Boas Práticas de Funcionamento (BPF) são os componentes da Garantia da Qualidade que asseguram que os serviços são ofertados com padrões de qualidade adequados. Sobre esse contexto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As BPF são orientadas primeiramente à redução dos riscos inerentes a prestação de serviços de saúde.
( ) Os conceitos de Garantia da Qualidade e Boas Práticas de Funcionamento (BPF) não estão diretamente inter-relacionados, mas enfatizam relações mínimas, esperando estabelecer algum tipo de qualidade no funcionamento dos serviços de saúde.
( ) As BPF determinam que o serviço de saúde deve ser capaz de ofertar serviços dentro dos padrões de qualidade exigidos, atendendo aos requisitos das legislações e regulamentos vigentes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 9

Conforme o Art. 39, § 20, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB.9394/96, A educação profissional e tecnológica abrangerá alguns cursos. Sobre eles, analise os itens abaixo:

I. de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
II. de educação profissional técnica de nível médio.
III. de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
IV. de educação experimental no campo das tecnologias.
V. de formação profissionalizante, tendo duração curta de até dois anos.

Estão CORRETOS, apenas,

Questão 10

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) explicita a relação da proposta com os princípios e diretrizes do SUS, da Atenção Integral à Saúde e a construção da Cadeia do Cuidado Progressivo à Saúde. Quando se pensa em uma cadeia de cuidados progressivos à saúde, supõem-se certos aspectos envolvidos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O fortalecimento com o conceito de sistema verticalizado para trabalhar com a ideia de pirâmide dentro de um conjunto articulado de serviços básicos, ambulatórios de especialidades e hospitais gerais e especializados em que todas as ações e serviços de saúde sejam prestados.
II. O reconhecimento de contextos e histórias de vida e assegurando adequado acolhimento e responsabilização pelos problemas de saúde das pessoas e das populações.
III. As Comissões de Integração Ensino-Serviço devem funcionar como instâncias interinstitucionais e regionais para a co-gestão dessa política, orientadas pelo plano de ação regional para a área da educação na saúde, com a elaboração de projetos de mudança na formação (educação técnica, graduação, pós-graduação) e no desenvolvimento dos trabalhadores para a (e na) reorganização dos serviços de saúde.

Tempo de simulado: