Simulado de concurso para Pedagogo

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Pedagogo: , que exige ensino superior. Organizadoras: SELECON, CPCON, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

[...] a universidade deve ser o lugar por excelência do cultivo do espírito, do saber e onde se desenvolvem as mais altas formas de cultura e da reflexão. [...] a universidade é por excelência razão concretizada, inteligência institucionalizada, daí ser, por natureza, crítica, porque a razão é eminentemente crítica. (LUCKESI, et al., 1991, p 41).

De acordo com a citação, o profissional pedagogo deve favorecer a realização de

I. programas de formação continuada de docentes com perspectiva problematizadora, focados na formação crítica e científica.
II. formação de pessoal técnico, contribuindo para a construção de reflexão crítica sobre os processos educacionais para efetuar as mudanças necessárias no âmbito da instituição educativa onde atua.
III. mudanças no comportamento humano de profissionais que vivem em situação de conflito pessoal e que participam das propostas da instituição educativa.
IV. encontros com diversos segmentos que compõem a instituição para que todos contribuam com o projeto pedagógico institucional e possam atuar como agentes de mudança.
V. de todas as atividades culturais e cerimônias oficiais que a instituição tenha a realizar e sejam necessárias ao bom andamento das ações burocráticas dos cursos.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 2

No Brasil, além da pouca tradição de avaliação de programas educacionais, quando esta ocorre, muitas vezes, reveste-se de um caráter formal, não se observando a valorização de seus resultados para a revisão/reformulação das propostas e ações que constituem objeto de avaliação (BAUER; SOUZA, 2015).
No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas, é preciso

I. avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas.
II. concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abrange desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno.
III. que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos.
IV. nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional.
V. entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.

Estão CORRETAS as afirmativas

Questão 3

Para Luckesi (2006), a avaliação é:

Questão 4

“A nova sociedade será uma sociedade do conhecimento. O conhecimento será seu principal recurso, e os trabalhadores do conhecimento constituirão o grupo dominante da força de trabalho.” (Drucker, 1993, p. 125.)

Considerando o fragmento do texto exposto e o papel do pedagogo numa instituição educativa, analise as afirmativas a seguir:

I. Zelar pelas ações de caráter educativo relacionadas ao desenvolvimento do trabalhador com capacitação, além de avaliar e diagnosticar constantemente futuras necessidades ou falhas, indicando metodologias adequadas ao contexto institucional.
II. Elaborar e coordenar projetos e programas de formação continuada, contribuindo, assim, para o aprimoramento, bem como para a promoção do conhecimento.
III. Promover o acesso ao conhecimento dentro da instituição educacional de forma interdisciplinar e fazer uso de metodologias diversificadas e adequadas, com o olhar atento para o alcance dos objetivos traçados pela equipe gestora quanto ao aprendizado dos estudantes.
IV. Capacitar funcionários para provocar mudanças no perfil de cada um, contribuindo para o crescimento da confiança, flexibilidade, criatividade, e se perceber produtivo, capaz de crescer tanto no âmbito profissional quanto pessoal, despertando o prazer no desempenho das funções.
V. Elaborar projetos pedagógicos de curso - PPC para serem coordenados pelos professores de cada área de conhecimento.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 5

Quanto aos três eixos previstos nas articulações realizadas, dentro de cada contexto de especificidade das coordenações do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, assinale a alternativa correta.

Questão 6

De acordo com o artigo 10 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990), aos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, espera-se o cumprimento de certas obrigações. Sobre algumas destas obrigações, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo inegociável de cinco anos.
( ) Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.
( ) Acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada, enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 7

A Portaria nº 198/GM em 13 de fevereiro de 2004 institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Quanto à composição de Polos de Educação Permanente em Saúde para o SUS, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Gestores estaduais e municipais de saúde e de educação e instituições de ensino com cursos na área da saúde.
( ) Escolas técnicas, escolas de saúde pública e demais centros formadores das secretarias estaduais ou municipais de saúde e núcleos de saúde coletiva.
( ) Hospitais de ensino e serviços de saúde, estudantes da área de saúde, excetuando-se trabalhadores de saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 8

A verificação do rendimento escolar do aluno, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, enfatiza

Questão 9

Lück (2000) destaca que a sociedade defronta-se com um grande leque de áreas de conhecimento e de teorias dentro dessas áreas, que passam a gerar dúvidas, tendo em vista que tais conhecimentos foram, em geral, produzidos por meio da visão de linearidade e atomização, resultando em conhecimentos dissociados do todo ou de outras partes desse mesmo todo.
Nesse sentido, para que seja possível reverter esse tipo de conhecimento distanciado da realidade, desagregado, limitado, surge a necessidade da proposição de contextos e currículos

Questão 10

Na Seção V ± Da Gestão de Pessoal da RDC nº 63/2011, apresentam-se que as exigências referentes aos recursos humanos do serviço de saúde incluem profissionais de todos os níveis de escolaridade, de quadro próprio ou terceirizado. Contudo, o serviço de saúde deve possuir _____ de acordo com seu perfil de demanda.
Assinale alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Tempo de simulado: