Simulado de concurso para Psicopedagogo

Psicopedagogo - Simulado com questões especificas aplicadas em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo, que exige Ensino Superior. Organizadoras: MSCONCURSOS e outras.

Questão 1

Leia o texto e assinale a alternativa que faz a afirmação correta. Segundo Vygotsky:

I- “O pensamento e a palavra não são ligados por um elo primário, mas, ao longo da evolução do pensamento e da fala, tem início uma conexão entre ambos, que se modifica e se desenvolve.”
II- “Os primeiros balbucios da criança são uma forma de comunicação sem pensamento.”
III- “Nos primeiros meses, na fase pré-intelectual, a função social da fala já é aparente: a criança tenta atrair a atenção do adulto por meio de sons variados.”
IV- “Por volta dos seis anos, a criança possui um pensamento pré-linguístico e uma linguagem pré- intelectual.”
V- “O desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, pelos instrumentos linguísticos do pensamento e pela experiência sociocultural da criança.”

Questão 2

“A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara Federal, aprovou
proposta que inclui no Código Penal o crime de intimidação vexatória (ou bullying).
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Assis do Couto (PT-PR), ao Projeto de Lei 1011/11,
do deputado Fábio Faria (PSD-RN). O projeto original falava em intimidação escolar, porém o relator
considera o termo intimidação vexatória mais abrangente.”

(Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias - acessado em 07/11/20160).

Segundo a proposta, podemos afirmar que não é correta a alternativa:

Questão 3

“A opção epistemológica do conhecimento é baseada na teoria sociointeracionista, fundamentada na teoria de Vygotsky, entre outras. Essa opção considera o conhecimento como uma representação de mundo” (A CONSTRUÇÃO INTERATIVA DO CONHECIMENTO - Prof. Vasco P. Moretto).
O autor resume essa visão em três ideias fundamentais:

I- Devemos supor a existência de um mundo exterior independente do observador, para levar em conta a atividade daquele que observa.
II- A realidade é construída (inventada) pelo sujeito cognoscente; ela não é um dado pronto para ser descoberto.
III- Os conhecimentos não são uma descrição da realidade dada, mas uma representação que dela construímos; construção esta cuja função é adaptativa, isto é, permite ao indivíduo prever regularidades e assim viver num mundo de limitações, representado pelo mundo das coisas.

Assinale a alternativa correta, segundo o pensamento do autor:

Questão 4

Leia o seguinte texto e, à luz do art. 4º do PME, marque a alternativa verdadeira.
A execução do PME e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados, sem prejuízo de outras, pelas seguintes instâncias:

I - Secretaria Municipal de Educação de Itapema - SME;
II - Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores;
III - Conselho Municipal de Educação - CME;
IV - Sindicato de Professores.

Questão 5

Leia o texto a seguir e, segundo o pensamento da autora, marque a alternativa correta.

“O contexto educacional em nosso país trás uma realidade ampla e polêmica quando falamos em
educação de qualidade e avaliação da aprendizagem, levando a uma reflexão de caráter argumentativo
propostos em nossas escolas de que ensinar é fácil, difícil é o aprender e saber avaliar.”

(AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS DIAS ATUAIS – Veronice da Silva Guedes, disponível em
http://www.revistaacademicaonline.com/products/avaliacao-da-aprendizagem-nos-dias-atuais).

I - “A Avaliação é um componente básico do processo de ensino, que tem por objetivo verificar e qualificar os resultados obtidos no decorrer desse processo. Suas características refletem a unidade dos objetivos, conteúdos e métodos utilizados pelo professor, bem como auxilia no desenvolvimento de capacidades e habilidades do educador e educando, possibilitando a revisão do plano de ensino, refletindo valores e expectativas do professor em relação aos alunos.”
II - “A avaliação também tem três funções pedagógicas: a função didática, a função de diagnóstico e a função de controle.”
III - “A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes.”
IV - “É formativa toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.”

Questão 6

Leia o texto e assinale a alternativa verdadeira.
“Os fundamentos que orientam a Nação brasileira estão definidos constitucionalmente no artigo 1º da Constituição Federal, que trata dos princípios fundamentais da cidadania e da dignidade da pessoa humana, do pluralismo político, dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Nessas bases, assentam-se os objetivos nacionais e, por consequência, o projeto educacional brasileiro:

1. construir uma sociedade livre, justa e solidária;
2. garantir o desenvolvimento nacional;
3. erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
4. promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – disponível em http://portal.mec.gov.br)

Questão 7

À luz da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as assertivas e assinale a correta.

Questão 8

Marque a alternativa que completa corretamente o texto:
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determina que, observadas as normas do respectivo sistema de ensino e de acordo com as diretrizes, os objetivos, as metas e as estratégias de implementação estabelecidos no Plano Nacional de Educação, a carga horária mínima anual no ensino médio deverá ser progressivamente ampliada para

Questão 9

Leia as assertivas extraídas do texto CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: O PAPEL DOS SÍMBOLOS TRADICIONAIS E DOS SÍMBOLOS VIRTUAIS (Mário Sérgio Vasconcelos):

1. Pesquisas e experiências nas áreas da Psicologia, Pedagogia, Neurologia e Sociologia vêm contribuindo para esclarecer vários aspectos sobre as relações entre a inteligência e a imaginação no mundo contemporâneo. Alguns destes aspectos têm implicações pedagógicas e podem orientar práticas que buscam valorizar o desenvolvimento humano.
2. A imaginação e a inteligência humana não são dons naturais de algumas pessoas que se dedicam á produção artística ou científica, mas processos que existem em todas as pessoas, construídos nas interações do indivíduo com o mundo.
3. Os primeiros atos de inteligência e as primeiras imagens mentais de uma pessoa “brotam” tendo por suporte suas estruturas biológicas reflexas e sensoriais, mas somente começam a transformar-se em pensamento e imaginação quando a criança interage com o ambiente físico, as pessoas, a linguagem e a cultura em que vive.
4. A inteligência e a imaginação, aos poucos, vão compondo a função criativa dos seres humanos. É um processo que se reflete na linguagem, nas brincadeiras, nos jogos concretos ou virtuais, nas imitações e nos desenhos reais ou visualizados na TV, computador, tablet, etc.

É correto afirmar que são verdadeiras as assertivas:

Questão 10

“A ideia central na forma de organizar o espaço para a realização de atividades é que as mesmas sejam planejadas de acordo com a faixa etária das crianças, envolvendo atividades lúdicas, que levem em conta as diversas formas de linguagem: música, faz-de-conta, teatro, imitação, dança, desenhos, literatura, etc. Ao organizar o espaço, o educador deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadoras nas crianças: o imaginário, o artístico, o lúdico, o afetivo e o cognitivo.”

(As Múltiplas Linguagens e a Apropriação do Conhecimento pela Criança na Educação Infantil - Autoras: Charlene Dayane Orioli Nunes e Jani Alves da Silva).

Conforme afirmam as autoras:

1. “A dança e a música representam grande estímulo à criança, aguçando sua sensibilidade, criatividade e desenvolvendo, ao mesmo tempo, a coordenação motora e suas emoções.”
2. “Por meio da manipulação de objetos e materiais artísticos, a criança tem a possibilidade de desenvolver sua criatividade e sua expressividade.”
3. “As brincadeiras de manipulação propiciam à criança a construção da linguagem escrita, bem como ampliar seu conhecimento.”

Sobre o texto, podemos afirmar que:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta