Simulado de concurso para Recenseador

Participe desse simulado com questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos e se prepare para a função de Recenseador, de nível fundamental. Organizadoras: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

Questão 1

João Neves mora há dois anos no alojamento de trabalhadores da empresa onde trabalha. Para o Censo, trata-se de um domicílio

Questão 2

Ao visitar um domicílio que não foi selecionado para a Amostra em seu setor censitário, um Recenseador deve utilizar o Questionário

Questão 3

Os dados coletados referentes ao período de referência são os relativos:

Questão 4

Paulo verificou que, no material recebido para o trabalho de recenseador, há um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) semelhante ao desenho esquemático a seguir.
imagem

O DMC é um computador de mão que estará habilitado a:

Questão 5

Constitui tarefa do recenseador durante a coleta de dados

Questão 6

O Brasil está dividido em Unidades Territoriais. Para estudos estatísticos, o IBGE subdivide as Unidades em áreas menores denominadas Setor Censitário. Analise as informações a respeito de Setor Censitário.

I. É o local de trabalho onde se reúne a equipe de técnicos administrativos para resolver as pendências de um determinado setor.
II. É representado graficamente por um mapa.
III. É o território de trabalho onde se localizam os estabelecimentos que serão visitados pelo recenseador.

Está correto o que se afirma em:

Questão 7

Paulo é um recenseador que passa por diversas situações no seu dia a dia e precisa saber como agir. Paulo age corretamente quando:

Questão 8

Para evitar o grande gasto de tempo e de recursos que haveria se toda a população tivesse de responder ao questionário completo, o IBGE adota a técnica de

Questão 9

Sobre o IBGE e o Censo Demográfico, analise as afirmações a seguir.

I - O IBGE coleta e fornece informações variadas e atuais que permitem conhecer a realidade brasileira.
II - O IBGE é responsável pelo Censo Demográfico que acontece a cada cinco anos.
III - O Censo Demográfico, ao fazer um retrato preciso da população brasileira, ajuda as autoridades na tomada de decisões importantes para o país.

Estão corretas as afirmações

Questão 10

Em um dos domicílios entrevistados, o recenseador encontrou Maria, a dona da casa que lá morava há 10 anos com seu filho Carlos, marítimo, que estava embarcado a serviço. Maria contou que era casada com João, mas que este saíra de casa há 2 anos e não dera mais notícias.

Neste domicílio, deverá(ão) ser recenseada(os)

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta