Simulado de concurso para Fiscal de Vigilância Sanitária

Simulado para testar seus conhecimentos, preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Fiscal de Vigilância Sanitária, que exige ensino médio. Organizadoras: EDUCA, CPCON, REIS & REIS e outras.

Questão 1

Um dos requisitos para definição de um recurso como ativo é que o mesmo seja controlado pela entidade que reporta. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que NÃO representa um indicador de controle de recurso por parte de uma entidade.

Questão 2

Assinale a opção em que consta o demonstrativo que tem a finalidade de atender às demandas da sociedade, possibilitando analisar como as políticas adotadas provocaram alterações no patrimônio público.

Questão 3

O ambiente do trabalho é local onde se desenvolvem os processos produtivos destinados a prover as necessidades humanas. Nesse ambiente, o trabalhador está exposto a riscos que comprometem sua saúde física e psíquica. Os riscos relacionados a agentes físicos presentes nos locais de trabalho são:

Questão 4

Com relação à retenção na fonte dos tributos federais, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 5

São todas Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público:

Questão 6

A Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços - inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA em relação ao previsto na Lei de Licitações:

Questão 7

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO apresenta instância colegiada do SUS, de acordo com a Lei Federal 8142/1990:

Questão 8

A vigilância em saúde de populações expostas a solo contaminado (VIGISOLO) visa identificar os fatores ambientais de risco decorrentes da contaminação química natural ou antrópica do solo. Nesse, sentido, constituem campo de atuação da VIGISOLO:

Questão 9

Baseado nas informações da Constituição Federal de 1988, a saúde integra uma rede regionalizada e hierarquizada e constitui um Sistema Único com as seguintes orientações:

I. Universalidade do acesso aos serviços de saúde.
II. Participação da comunidade.
III. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
IV. Atendimento integral, com prioridade para os serviços assistenciais, sem prejuízo das atividades preventivas.

Questão 10

Assinale a alternativa que completa a frase, de acordo com a Lei Federal 8080/1990:

“O dever do Estado não exclui o das pessoas, ____________, das empresas e da sociedade.”

Questão 11

De acordo com o Art. 3º da Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012, são consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde as referentes a:

I - Vigilância em saúde, incluindo a epidemiológica e a sanitária.
II - Pagamento de aposentadorias e pensões, inclusive dos servidores da saúde.
III - Capacitação do pessoal de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Está(ão) CORRETA(S):

Questão 12

Analise as definições presentes na Lei nº 4320/64:

I) _______________ é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
II) ______________ consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
III)______________ é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.
Preenchendo as lacunas corretamente, temos respectivamente:

Questão 13

De acordo com a Resolução 803/96 (Código de Ética do Profissional da Contabilidade), analise as seguintes proposições:

I) Auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita.
II) Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei, ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.
III) Inteirar-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso.
IV) Aconselhar o cliente ou o empregador contra disposições expressas em lei ou contra os Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Com base nas proposições apresentadas, classifique como VEDADO ou DEVER do profissional contador, conforme estabelece o Código de Ética:

Questão 14

Algumas doenças transmissíveis estão caminhando para o declínio, ou seja, estão quase sendo erradicadas. Dentre as doenças abaixo citadas, todas estão neste estágio citado acima, exceto:

Questão 15

De acordo com a NBC TA 230, a documentação de auditoria pode ser registrada em papel, em formatos eletrônicos ou outros. São exemplos de documentação de auditoria:

I) Programas de auditoria
II) Análises
III) Memorandos de assuntos do trabalho
IV) Resumos de assuntos significativos
V) Cartas de confirmação e representação
VI) Listas de verificação
VII) Correspondências (inclusive correio eletrônico) referentes a assuntos significativos.

Questão 16

Conforme previsto no art. 12 da Resolução 803/96 (Código de Ética do Profissional da Contabilidade), a transgressão de preceito constitui INFRAÇÃO ÉTICA, sendo aplicadas as seguintes penalidades:

I) Advertência reservada.
II) Advertência pública.
III) Censura reservada.
IV) Censura pública.

São penalidades previstas no art.12 do Código de Ética do Profissional da Contabilidade SOMENTE:

Questão 17

A vigilância da qualidade da água nas áreas de portos, aeroportos e passagens de fronteiras terrestres é responsabilidade da:

Questão 18

De acordo com a Lei Federal Nº 6.360/1976, assinale a alternativa CORRETA quanto aos aspectos de Fiscalização Sanitária prevista nesta legislação:

Questão 19

Após ser picada por um mosquito, uma paciente de 45 anos apresentou sintomas de dores intensas nas articulações, manchas no corpo avermelhadas, dor de cabeça e febre alta.
Assinale a alternativa que melhor se relaciona com a causa responsável pela infecção:

Questão 20

Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 2017, 7ª Edição, “os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade,eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público”. Com base no previsto pelo manual, são princípios orçamentários, EXCETO:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta