Simulado de concurso para Enfermeiro

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Enfermeiro, que exige ensino superior. Organizadoras: COPERVE e outras.

Questão 1

Em termos gerais, os indicadores em saúde são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. Sobre os indicadores em saúde no Brasil, é correto afirmar que:




Questão 2

A Resolução COFEN n. 543/2017 atualiza e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Considerando essa resolução, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O(A) Enfermeiro(a) Responsável Técnico (RT) deve dispor de, no mínimo, 5% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição para a cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e à participação em programas de educação permanente.
II. Cabe ao(à) enfermeiro(a) o registro diário da classificação dos pacientes segundo o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP), para subsidiar a composição do quadro de enfermagem para as unidades de internação.
III. Para efeito de cálculo do referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem, para as 24 horas de cada Unidade de Internação (UI), considera-se 18 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intensivo, e 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário.
IV. A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem para cuidado intensivo deve observar o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) e a proporção mínima de 52% de enfermeiros e demais técnicos de enfermagem.
V. Ao quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido o Índice de Segurança Técnica (IST) de, no mínimo, 21% do total, dos quais 11% são referentes a férias e 10%, a ausências não previstas.




Questão 3

As doenças transmissíveis ainda causam grande impacto nas questões de saúde pública, embora venham apresentando mudanças significativas, observadas através dos padrões de morbimortalidade em todo o mundo. Este grupo de doenças continua a oferecer desafios aos programas de prevenção.
Analise as alternativas a seguir e assinale a correta.




Questão 4

Em geral, números absolutos de casos de doenças ou mortes não são utilizados para avaliar o nível de saúde, pois não levam em conta o tamanho da população. Dessa forma, os indicadores de saúde são construídos por meio de razões, em forma de proporções, coeficientes ou índices. Sobre a mortalidade proporcional por idade, é correto afirmar que:




Questão 5

A dor é definida pela International Association for the Study of Pain (IASP) como uma “experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada à lesão real ou potencial dos tecidos, ou relatada como se uma lesão existisse, e cada indivíduo aprende a utilizar esse termo através das suas experiências anteriores”. Considerando essa definição, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As escalas para a mensuração da dor contribuem para o cuidado atento às necessidades do paciente.
II. A administração de medicamentos analgésicos em esquema de horário fixo contribui para melhorar o controle da dor.
III. Os cuidados de enfermagem não devem ser realizados nos momentos de pico de ação dos analgésicos porque o paciente pode voltar a ter dor ao ser manipulado.
IV. As medidas de conforto não farmacológicas auxiliam para aumentar a eficácia dos agentes farmacológicos porque tratam os aspectos não fisiológicos da dor.
V. Desconhecer o impacto da dor sobre o paciente e subestimar a dor do indivíduo são alguns dos fatores que interferem na identificação e no tratamento da dor pela equipe de saúde.




Questão 6

Sobre a insuficiência renal crônica (IRC), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A taxa de filtração glomerular (TFG) reduzida estimula o eixo renina-angiotensina e provoca um aumento da secreção de aldosterona, elevando a pressão arterial.
II. As infecções urinárias de repetição e o uso de anti-inflamatórios não esteroidais são as duas causas mais frequentes de IRC.
III. Hipocalemia, acidose, hipermagnesemia e hipercalcemia são os distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos mais frequentes na IRC.
IV. Dentre os cuidados com um paciente que tem fístula arteriovenosa (FAV), destacam-se evitar garroteamento do membro e evitar punções no membro onde está a FAV.
V. Entre as atribuições do(a) enfermeiro(a) junto à pessoa com IRC em sessão de hemodiálise, destacam-se monitoração contínua, detecção de anormalidades e uma rápida e eficiente intervenção na ocorrência de complicações.




Questão 7

Um paciente foi diagnosticado com sífilis primária (Fase I). Ao avaliar o paciente, o(a) enfermeiro(a) deve prever/antecipar quais achados clínicos?




Questão 8

Considerando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O processo de enfermagem, de acordo com a Resolução COFEN n. 358/2009, é estruturado nas etapas de coleta de dados (histórico de enfermagem), diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem, implantação e avaliação de enfermagem.
II. Nas teorias de enfermagem, que devem ser um referencial para a SAE, os conceitos de Enfermagem, Cuidado, Saúde e Ambiente compõem o metaparadigma da enfermagem e ilustram o público receptor dos cuidados de enfermagem e a finalidade da assistência de enfermagem.
III. A Resolução COFEN n. 358/2009 preconiza que o técnico e o auxiliar de enfermagem realizem todas as etapas do Processo de Enfermagem.
IV. A educação permanente dos profissionais de enfermagem é necessária a fim de que a SAE seja incorporada à prática.
V. A SAE favorece a melhoria da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas, obtidas a partir da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do indivíduo, da família e da comunidade.




Questão 9

Uma mulher é admitida na unidade obstétrica com 30 semanas de gestação, com início repentino de sangramento vaginal de cor vermelha brilhante. Seu útero está macio e numa escala de dor de 0 a 10, relata 0. O batimento cardíaco fetal é de 140 batimentos/minuto. O(A) enfermeiro(a) identifica corretamente que esses achados de avaliação estão relacionados à/ao:




Questão 10

O Processo de Enfermagem (PE) é um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem. De acordo com a Resolução 358-2009,o PE deve ser realizado de modo deliberado e sistemático e organizado em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e decorrentes. Analise as afirmativas abaixo.

I. A primeira etapa do Processo de Enfermagem consiste em Investigação (Anamnese e Exame Físico), cujo propósito é avaliar o estado de saúde da pessoa, identificar problemas e estabelecer relacionamento terapêutico.
II. A segunda Etapa do Processo de Enfermagem é o Diagnóstico de Enfermagem definido como o julgamento clínico sobre as respostas humanas reais ou potenciais apresentadas por indivíduos, famílias e comunidades a problemas de saúde.
III. A terceira etapa trata-se da Avaliação da Assistência de Enfermagem, onde ocorre a verificação de mudanças nas respostas do indivíduo, da família ou da comunidade em um dado momento para que haja a implementação da assistência.
IV. A quinta etapa é a implementação da Assistência de Enfermagem, onde a equipe de enfermagem realiza o cuidado direta ou indiretamente, cumprindo e registrando a prescrição do enfermeiro.

Assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

Um comentário

  1. Elis182
    #QT-4285 NA QUESTÃO 6 , ITEM 3 , NÃO SERIA EQUIDADE O CORRETO ?

Deixe uma resposta