Simulado de concurso para Enfermeiro

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Enfermeiro, que exige ensino superior. Organizadoras: COPERVE e outras.

Questão 1

Redes de Atenção à Saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente que permitem ofertar uma atenção contínua e integral, de forma humanizada e com equidade. Sobre as RAS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro elemento das RAS, e sua razão de ser, é uma população colocada sob sua responsabilidade sanitária e econômica. É isso que marca a atenção à saúde baseada na população, uma característica essencial das RAS.
II. Nas RAS, preconiza-se uma forma de atuação proativa e contínua, baseada em plano de cuidados, realizada conjuntamente pelos profissionais e pela pessoa usuária e com busca ativa.
III. A característica essencial do modelo de atenção à saúde na perspectiva das RAS é a fragmentação por ponto de atenção à saúde, sem estratificação de riscos e voltada para as condições de saúde estabelecidas.
IV. As RAS, como organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, são coordenadas pela atenção hospitalar. Assim, os hospitais devem cumprir, principalmente, a função de responder às condições agudas ou aos momentos de agudização das condições crônicas, conforme estabelecido em diretrizes clínicas baseadas em evidências.
V. Nas RAS, o cuidado está relacionado com a atenção colaborativa realizada por equipes multiprofissionais e pessoas usuárias e suas famílias, com ênfase no autocuidado apoiado.

Questão 2

As intoxicações exógenas representam de 5% a 10% de todos os atendimentos em serviços de emergência e das internações em unidades de terapia intensiva. São consequências clínicas ou bioquímicas da exposição aguda a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

Questão 3

A Resolução COFEN n. 543/2017 atualiza e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Considerando essa resolução, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O(A) Enfermeiro(a) Responsável Técnico (RT) deve dispor de, no mínimo, 5% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição para a cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e à participação em programas de educação permanente.
II. Cabe ao(à) enfermeiro(a) o registro diário da classificação dos pacientes segundo o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP), para subsidiar a composição do quadro de enfermagem para as unidades de internação.
III. Para efeito de cálculo do referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem, para as 24 horas de cada Unidade de Internação (UI), considera-se 18 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intensivo, e 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário.
IV. A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem para cuidado intensivo deve observar o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) e a proporção mínima de 52% de enfermeiros e demais técnicos de enfermagem.
V. Ao quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido o Índice de Segurança Técnica (IST) de, no mínimo, 21% do total, dos quais 11% são referentes a férias e 10%, a ausências não previstas.

Questão 4

O Processo de Enfermagem (PE) é um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem. De acordo com a Resolução 358-2009,o PE deve ser realizado de modo deliberado e sistemático e organizado em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e decorrentes. Analise as afirmativas abaixo.

I. A primeira etapa do Processo de Enfermagem consiste em Investigação (Anamnese e Exame Físico), cujo propósito é avaliar o estado de saúde da pessoa, identificar problemas e estabelecer relacionamento terapêutico.
II. A segunda Etapa do Processo de Enfermagem é o Diagnóstico de Enfermagem definido como o julgamento clínico sobre as respostas humanas reais ou potenciais apresentadas por indivíduos, famílias e comunidades a problemas de saúde.
III. A terceira etapa trata-se da Avaliação da Assistência de Enfermagem, onde ocorre a verificação de mudanças nas respostas do indivíduo, da família ou da comunidade em um dado momento para que haja a implementação da assistência.
IV. A quinta etapa é a implementação da Assistência de Enfermagem, onde a equipe de enfermagem realiza o cuidado direta ou indiretamente, cumprindo e registrando a prescrição do enfermeiro.

Assinale a alternativa correta.

Questão 5

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da Atenção Primária no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção primária. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.

Questão 6

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise as afirmativas abaixo.

I. É dever do profissional assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
II. E dever garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.
III. É direito requerer, ao Conselho Regional de Enfermagem, medidas cabíveis para obtenção de desagravo público em decorrência de ofensa sofrida no exercício profissional.
IV. É proibido recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica.
V. O segredo profissional referente ao menor de idade nunca deverá ser mantido, quando a revelação seja solicitada por pais ou responsáveis.

Assinale a alternativa correta.

Questão 7

Um indivíduo idoso chegou ao ambulatório de um hospital geral para a consulta de enfermagem. Ao exame físico, o(a) enfermeiro(a) evidenciou uma lesão por pressão estágio 3 na região do calcâneo direito. Dirigiu-se, junto com o paciente, à sala na qual preparou o material e realizou o curativo. Com base nessa situação e considerando a teoria marxista do Processo de Trabalho em Enfermagem, é correto afirmar que:

Questão 8

Homem de 23 anos está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sob ventilação mecânica em pressão controlada e em uso de Fentanil e Midazolan, em infusão contínua, a 5 ml/h. Diante do caso, quais são as escalas mais apropriadas para monitorar o nível de sedação?

Questão 9

A Central de Material Esterilizado (CME) é uma unidade de apoio técnico dentro do estabelecimento de saúde destinada a receber material considerado sujo e contaminado, descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, armazenando esses artigos para futura distribuição, contribuindo com a promoção da assistência à saúde dos indivíduos. Com as CME funcionando eficazmente, as taxas de mortalidade sede infecções hospitalares caem e resultados positivos ficam bastante visíveis. Assinale a alternativa correta.

Questão 10

Um paciente foi diagnosticado com sífilis primária (Fase I). Ao avaliar o paciente, o(a) enfermeiro(a) deve prever/antecipar quais achados clínicos?

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Um comentário

  1. Elis182
    #QT-4285 NA QUESTÃO 6 , ITEM 3 , NÃO SERIA EQUIDADE O CORRETO ?

Deixe uma resposta