Simulado de concurso para Enfermeiro

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Enfermeiro, que exige ensino superior. Organizadoras: COPERVE e outras.

Questão 1

Uma mulher multigesta, cuja gravidez foi confirmada, pergunta ao(à) enfermeiro(a) qual será a data provável do parto. O primeiro dia de seu último período menstrual foi 20 de março. Usando a regra de Naegele, o(a) profissional de saúde estima que a data provável do parto (DPP) será:




Questão 2

Sobre a insuficiência cardíaca descompensada, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. É a primeira causa de internação entre as doenças cardiovasculares no Brasil.
II. Dispneia, edema, congestão hepática e ascite são sinais de baixo débito cardíaco.
III. Volume de líquidos excessivo, intolerância à atividade e fadiga são alguns dos seus diagnósticos de enfermagem.
IV. Os diuréticos são indicados para aumentar a pré-carga e melhorar os sintomas de retenção hídrica.
V. A diminuição da frequência cardíaca é um dos seus mecanismos compensatórios.




Questão 3

Uma mulher de 26 anos apresenta-se à unidade primária de saúde porque perdeu o último período menstrual e acha que pode estar grávida. Ela relata cansaço, sensibilidade nas mamas, aumento da frequência urinária, náuseas e vômitos pela manhã. O(A) enfermeiro(a) interpretará esses achados com qual resultado de gravidez?




Questão 4

Um indivíduo idoso chegou ao ambulatório de um hospital geral para a consulta de enfermagem. Ao exame físico, o(a) enfermeiro(a) evidenciou uma lesão por pressão estágio 3 na região do calcâneo direito. Dirigiu-se, junto com o paciente, à sala na qual preparou o material e realizou o curativo. Com base nessa situação e considerando a teoria marxista do Processo de Trabalho em Enfermagem, é correto afirmar que:




Questão 5

Sobre as situações de conflitos nas organizações, Ciampone e Kurcgant (2016, p. 52) ressaltam que, “dependendo do paradigma de base, isto é, dos sentimentos, valores, crenças, propósitos e mecanismos que são adotados para se olhar e apreender a realidade, é que serão decididas a direção para uma ou outra proposta de trabalho e a ação diante das situações de conflito”.
Nesse sentido, analise as correlações abaixo entre as teorias ou paradigmas e a visão sobre os conflitos e assinale a alternativa correta.

I. Teoria Clássica: parte do pressuposto de que o conflito pode ser suprimido.
II. Teoria Científica: parte da hipótese de que os conflitos surgem em função de características individuais.
III. Teoria das Relações Humanas: visualiza a organização de modo idealizado e planejado racionalmente.
IV. Enfoque Gerencial Contemporâneo: as organizações saudáveis são aquelas que explicitam e discutem os conflitos de modo transparente à medida que eles surgem, e não aquelas que não têm conflitos.




Questão 6

A Resolução COFEN n. 543/2017 atualiza e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Considerando essa resolução, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O(A) Enfermeiro(a) Responsável Técnico (RT) deve dispor de, no mínimo, 5% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição para a cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e à participação em programas de educação permanente.
II. Cabe ao(à) enfermeiro(a) o registro diário da classificação dos pacientes segundo o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP), para subsidiar a composição do quadro de enfermagem para as unidades de internação.
III. Para efeito de cálculo do referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem, para as 24 horas de cada Unidade de Internação (UI), considera-se 18 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intensivo, e 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário.
IV. A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem para cuidado intensivo deve observar o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) e a proporção mínima de 52% de enfermeiros e demais técnicos de enfermagem.
V. Ao quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido o Índice de Segurança Técnica (IST) de, no mínimo, 21% do total, dos quais 11% são referentes a férias e 10%, a ausências não previstas.




Questão 7

Uma mulher é admitida na unidade obstétrica com 30 semanas de gestação, com início repentino de sangramento vaginal de cor vermelha brilhante. Seu útero está macio e numa escala de dor de 0 a 10, relata 0. O batimento cardíaco fetal é de 140 batimentos/minuto. O(A) enfermeiro(a) identifica corretamente que esses achados de avaliação estão relacionados à/ao:




Questão 8

Redes de Atenção à Saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente que permitem ofertar uma atenção contínua e integral, de forma humanizada e com equidade. Sobre as RAS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro elemento das RAS, e sua razão de ser, é uma população colocada sob sua responsabilidade sanitária e econômica. É isso que marca a atenção à saúde baseada na população, uma característica essencial das RAS.
II. Nas RAS, preconiza-se uma forma de atuação proativa e contínua, baseada em plano de cuidados, realizada conjuntamente pelos profissionais e pela pessoa usuária e com busca ativa.
III. A característica essencial do modelo de atenção à saúde na perspectiva das RAS é a fragmentação por ponto de atenção à saúde, sem estratificação de riscos e voltada para as condições de saúde estabelecidas.
IV. As RAS, como organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, são coordenadas pela atenção hospitalar. Assim, os hospitais devem cumprir, principalmente, a função de responder às condições agudas ou aos momentos de agudização das condições crônicas, conforme estabelecido em diretrizes clínicas baseadas em evidências.
V. Nas RAS, o cuidado está relacionado com a atenção colaborativa realizada por equipes multiprofissionais e pessoas usuárias e suas famílias, com ênfase no autocuidado apoiado.




Questão 9

Conforme disposto no artigo 7º da Lei Orgânica da Saúde n. 8.080/90, as ações e os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, obedecendo a determinados princípios. Sobre o assunto, analise os itens abaixo, identifique os que correspondam a essas diretrizes e assinale a alternativa correta.

I. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
II. Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços curativos e individuais, padronizando a atenção de saúde independentemente dos níveis de complexidade do sistema.
III. Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
IV. Utilização de pretexto político e deliberado para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.
V. Organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras.




Questão 10

Em termos gerais, os indicadores em saúde são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. Sobre os indicadores em saúde no Brasil, é correto afirmar que:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta