Simulado de concurso para Enfermeiro

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Enfermeiro, que exige ensino superior. Organizadoras: COPERVE e outras.

Questão 1

Analise as afirmativas abaixo, relacionadas ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Resolução COFEN n. 311/2007, Capítulo V, que dispõe sobre infrações e penalidades, e assinale a alternativa correta.

I. São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou, ainda, dano moral irremediável em qualquer pessoa.
II. Considera-se infração disciplinar a inobservância das normas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem.
III. A penalidade de suspensão consiste na proibição do exercício profissional da enfermagem por período superior a 29 dias.
IV. As penalidades de suspensão e de cassação do direito ao exercício profissional são da alçada do Conselho Federal de Enfermagem.
V. A gravidade da infração é caracterizada por meio da análise dos fatos, do dano e de suas consequências.




Questão 2

A transição demográfica e epidemiológica tem conduzido o Brasil para um perfil de população idosa com superação das doenças infecciosas e predomínio relativo das condições crônicas. Assim, o envelhecimento da população brasileira está produzindo demandas que requerem respostas das políticas sociais e de saúde envolvendo o Estado e a sociedade.
Sobre o idoso no país e seu processo de saúde-doença, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Ao idoso internado, ou em observação, é assegurado o amplo direito a acompanhante, sob qualquer circunstância, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral.
II. As mudanças na composição das famílias brasileiras, no papel da mulher no mercado de trabalho e na queda da taxa de fecundidade resultam em novos desafios a serem enfrentados no cuidado à população idosa.
III. A pessoa idosa apresenta profundas particularidades biopsicossociais que a diferenciam da população adulta; até mesmo dentro da faixa etária há heterogeneidade no processo de envelhecimento.
IV. Mesmo que o idoso esteja no domínio de suas faculdades mentais, deverá submeter a sua decisão à aprovação de familiares acerca do tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.




Questão 3

Uma mulher de 26 anos apresenta-se à unidade primária de saúde porque perdeu o último período menstrual e acha que pode estar grávida. Ela relata cansaço, sensibilidade nas mamas, aumento da frequência urinária, náuseas e vômitos pela manhã. O(A) enfermeiro(a) interpretará esses achados com qual resultado de gravidez?




Questão 4

O(A) enfermeiro(a) está orientando o paciente com diagnóstico de herpes genital. Qual item será incluído no plano de cuidados para esse paciente?




Questão 5

Um paciente foi diagnosticado com sífilis primária (Fase I). Ao avaliar o paciente, o(a) enfermeiro(a) deve prever/antecipar quais achados clínicos?




Questão 6

Homem de 65 anos, 75 kg, com diagnóstico médico de pneumonia, está recebendo Garamicina (Gentamicina) 2 g, de oito em oito horas, endovenoso. Quais dos exames laboratoriais abaixo devem ser monitorados pelo(a) enfermeiro(a)?




Questão 7

Uma mulher é admitida na unidade obstétrica com 30 semanas de gestação, com início repentino de sangramento vaginal de cor vermelha brilhante. Seu útero está macio e numa escala de dor de 0 a 10, relata 0. O batimento cardíaco fetal é de 140 batimentos/minuto. O(A) enfermeiro(a) identifica corretamente que esses achados de avaliação estão relacionados à/ao:




Questão 8

Redes de Atenção à Saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente que permitem ofertar uma atenção contínua e integral, de forma humanizada e com equidade. Sobre as RAS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro elemento das RAS, e sua razão de ser, é uma população colocada sob sua responsabilidade sanitária e econômica. É isso que marca a atenção à saúde baseada na população, uma característica essencial das RAS.
II. Nas RAS, preconiza-se uma forma de atuação proativa e contínua, baseada em plano de cuidados, realizada conjuntamente pelos profissionais e pela pessoa usuária e com busca ativa.
III. A característica essencial do modelo de atenção à saúde na perspectiva das RAS é a fragmentação por ponto de atenção à saúde, sem estratificação de riscos e voltada para as condições de saúde estabelecidas.
IV. As RAS, como organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, são coordenadas pela atenção hospitalar. Assim, os hospitais devem cumprir, principalmente, a função de responder às condições agudas ou aos momentos de agudização das condições crônicas, conforme estabelecido em diretrizes clínicas baseadas em evidências.
V. Nas RAS, o cuidado está relacionado com a atenção colaborativa realizada por equipes multiprofissionais e pessoas usuárias e suas famílias, com ênfase no autocuidado apoiado.




Questão 9

A Resolução COFEN n. 543/2017 atualiza e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Considerando essa resolução, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O(A) Enfermeiro(a) Responsável Técnico (RT) deve dispor de, no mínimo, 5% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição para a cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e à participação em programas de educação permanente.
II. Cabe ao(à) enfermeiro(a) o registro diário da classificação dos pacientes segundo o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP), para subsidiar a composição do quadro de enfermagem para as unidades de internação.
III. Para efeito de cálculo do referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem, para as 24 horas de cada Unidade de Internação (UI), considera-se 18 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intensivo, e 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário.
IV. A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem para cuidado intensivo deve observar o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) e a proporção mínima de 52% de enfermeiros e demais técnicos de enfermagem.
V. Ao quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido o Índice de Segurança Técnica (IST) de, no mínimo, 21% do total, dos quais 11% são referentes a férias e 10%, a ausências não previstas.




Questão 10

De acordo com a Resolução COFEN n. 311/2007, que trata do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise os itens abaixo a respeito das responsabilidades e dos deveres desses profissionais e assinale a alternativa correta.

I. Art. 11 – Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, à família e à coletividade, necessárias ao exercício profissional.
II. Art. 12 – Assegurar à pessoa, à família e à coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
III. Art. 20 – Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, da família e da coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca do estado de saúde do paciente e tratamento.
IV. Art. 30 – Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem se certificar da possibilidade de riscos.
V. Art. 41 – Prestar informações escritas e verbais, completas e fidedignas, necessárias para assegurar a continuidade da assistência.




Tempo de simulado:

Um comentário

  1. Elis182
    #QT-4285 NA QUESTÃO 6 , ITEM 3 , NÃO SERIA EQUIDADE O CORRETO ?

Deixe uma resposta