Simulado de concurso para Fonoaudiólogo

Simulado elaborado com questões especificas que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos, para candidatos se prepararem para provas ao cargo de Fonoaudiólogo, de nível superior.

Questão 1

Processamento auditivo central é o que o cérebro faz desde a detecção do som pelo sistema auditivo periférico até sua compreensão cortical. Para compreensão de tantos aspectos do comportamento auditivo de um indivíduo, sua avaliação tem por objetivo verificar como se encontram os mecanismos fisiológicos e habilidades auditivas. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Figura- fundo é a habilidade de integrar dois estímulos diferentes apresentados no mesmo momento em orelhas diferentes.
( ) Localização da fonte sonora, figura-fundo, fechamento auditivo, integração binaural separação bineural, ordenação temporal, resolução temporal e interação binaural são competências auditivas que possibilitam a compreensão do funcionamento cerebral em seu envolvimento com o estímulo sonoro.
( ) A avaliação do comportamento auditivo do indivíduo tem por objetivo verificar como se encontram os mecanismos psíquicos e habilidades auditivas.
( ) Ao analisar o som, seja ele verbal ou não verbal, e dar um significado ao que ouviu, o cérebro necessita de informações referentes a quatro qualidades: pitch, duração, loudness e timbre.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 2

Qual é a função dos canais semicirculares e como eles estão orientados em relação aos três planos de espaço?

Questão 3

Quais são os sintomas mais comuns encontrados em pacientes com lesões no VIII par de nervo craniano?

Questão 4

Um paciente de 37 anos procura o fonoaudiólogo com queixas de não conseguir ouvir absolutamente na orelha direita. Ele relata que o sintoma ocorreu espontaneamente, acompanhado de zumbido intenso no mesmo lado. Ele nega qualquer histórico recente de infecção ou trauma na cabeça. Na avaliação audiológica, foi observada perda auditiva sensorioneural de configuração descendente a partir das médias na orelha direita, com uma audição normal na orelha esquerda. O paciente relata que não teve exposição a ruídos in tensos ou que tenha usado algum tipo de medicação ototótixica nos últimos dias. Com base no relato, qual é o possível diagnóstico do paciente?

Questão 5

Há várias classificações para as fissuras, porém uma das mais aceitas é a de Spina (1972) o qual possui como referência o forame incisivo anterior. Ele define três grupos principais de lesões.

Assinale a alternativa correta.

Questão 6

Referente ao Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), assinale a alternativa correta.

Questão 7

Uma variedade de alterações de fala e de linguagem pode surgir em decorrência de uma lesão no sistema nervoso central (SNC), sendo assim assinale a alternativa incorreta em relação a afasia:

Questão 8

Quanto ao quadro de Paralisia Facial, assinale a alternativa correta.

Questão 9

coclear a organização espacial das células sensoriais na orelha interna, no qual diferentes frequências sonoras são representadas em locais sensorioneural, qual das seguintes afirmações é mais precisa em relação ao tonotopismo coclear?

Questão 10

As disfonias funcionais são resultado de alterações no comportamento vocal na base de seu desenvolvimento. Isto significa que o próprio uso da voz é o principal causador da alteração vocal. De acordo com a classificação de Behlau & Pontes (1992) as disfonias funcionais podem ser divididas em três categorias. Analise as afirmativas abaixo:

I. Disfonias funcionais primárias: disparadas pelo uso incorreto da voz.
II. Disfonias funcionais secundárias: favorecidas por inadaptações vocais.
III. Disfonias funcionais psicogênicas: instaladas por fatores relacionadas ao simbolismo vocal.

Assinale a alternativa correta.

Tempo de simulado: