Simulado de concurso para Engenheiro Agrônomo

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Engenheiro Agrônomo, que exige ensino superior. Organizadoras: CETREDE, AMEOSC e outras.

Questão 1

O Brasil é um dos maiores produtores de floresta do mundo com uma área de aproximadamente 7 milhões de hectares, sendo que o estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817 mil, Bahia 616 mil e Santa Catarina com 645 mil hectares. Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas. Essas florestas são compostas principalmente de Pinus e Eucalipto e exercem importantes funções, exceto:




Questão 2

Um estudante de agronomia encontrou algumas anotações na mesa de seu professor: Árvore perenifólia, de aspecto original e contrastante com as demais árvores do Sul do Brasil, com 10 a 35 m de altura e 50 a 120 cm de DAP, atingindo excepcionalmente 50m de altura e 250 cm ou mais de DAP, na idade adulta. O tronco é reto. Fuste de aproximadamente 20 m, com copa alta, estratificada e múltipla, caliciforme ou em forma de taça, nas árvores mais velhas e cônica nas mais jovens. Casca externa de cor marrom-arroxeada, persistente, áspera, rugosa, desprendendo-se em lâmina na parte superior do fuste. Sementes têm origem nas brácteas do amentilho feminino, desenvolvendo-se a partir de óvulos nus, geralmente com tegumento duro e endosperma abundante. Elas são carnosas, conhecidas como pinhões, tendo 3 a 8 cm de comprimento, por 1 a 2,5 cm de largura e peso médio de 8,7g, obovada oblonga, com ápice terminando com um espinho achatado, e curvo para a base.
Essas anotações referem-se à árvore:




Questão 3

A relação que existe entre solo e planta é de completa dependência um do outro. O solo serve para dar sustentação e funciona como um reservatório de água e dos nutrientes necessários para a vida das plantas. Por outro lado, as plantas promovem a cobertura do solo, protegendo-o e fornecendo matéria orgânica, importante para a formação e conservação do solo. Entretanto, a falta de conservação do solo devido ao manejo incorreto proporciona problemas como contaminação e erosão do solo.
Sobre a erosão do solo estão corretas as afirmativas:

1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas




Questão 4

A erosão laminar origina-se da ação do fluxo d’água difuso que ao percorrer o seu caminho carregam pequenas partículas que foram colocadas em suspensão pela desagregação, com isso no solo pode ocorrer abaixamento da cota do terreno, a coloração do solo ficar mais clara e diminuição da produção das plantas cultivadas no local.
São formas de conter a erosão laminar, exceto:




Questão 5

Analise as afirmativas a seguir sobre agrotóxicos.

I. Inseticidas sistêmicos são aqueles que, aplicados nas folhas, ramos, raízes, solos ou semelhantes, são absorvidos e conduzidos, juntamente com a seiva, para as várias regiões da planta, atuando sobre os insetos sugadores ou, por vezes, sobre os mastigadores nos estádios iniciais de desenvolvimento.
II. Dose Letal 50 (DL 50) refere-se à dose capaz de matar 50% de uma população de animais (ratos, cobaias ou coelhos) submetida a testes de laboratório.
III. Período de carência é o intervalo mínimo de segurança, em dias, entre a última aplicação e a colheita. Este período depende do princípio ativo, do tipo de formulação, da espécie cultivada e das condições agroecológicas.
IV. Nas embalagens dos agrotóxicos, há uma tarjeta colorida, simbolizando a classe toxicológica e facilitando a visualização. A “Classe IV” refere-se à formulação pouco tóxica e possui a tarjeta verde.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.




Questão 6

De acordo com o mapa de biomas publicado pelo IBGE em 2004, o Bioma Mata Atlântica ocupa inteiramente três estados (Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina) e 98% do Paraná, além de porções de outras 11 unidades da federação. Sobre esse bioma é correto afirmar:




Questão 7

Sucessão ecológica pode ser definida como um processo ordenado de mudanças no ecossistema, resultante da modificação do ambiente físico pela comunidade biológica, culminando em um tipo de ecossistema persistente – o clímax. Considerando este conceito, assinale a alternativa incorreta:




Questão 8

Analise as afirmativas sobre os principais tipos de reprodução encontrados nos insetos.

I. Oviparidade: tipo mais comum de reprodução, sendo que as fêmeas depositam ovos que dão nascimento às larvas ou ninfas. Os ovos variam grandemente em aparência, podendo ser esféricos, ovais, alongados, dentre outros.
II. Viviparidade: o desenvolvimento embrionário é completado dentro do corpo da fêmea, que deposita larva ou ninfa em vez de ovos, sendo ela chamada fêmea vivípara.
III. Partenogênese: os óvulos desenvolvem-se completamente, sem nunca terem sido fecundados. Ocorre combinada com outros tipos de reprodução e pode também ocorrer alternadamente com uma geração bissexuada.
IV. Neotenia: produção de dois ou mais embriões a partir de um único ovo, sendo comum nos microimenópteros das famílias Encyrtidae, Braconidae, etc.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS




Questão 9

Os tratos silviculturais são as práticas necessárias para favorecer o adequado desenvolvimento das árvores e o máximo rendimento de madeira, principalmente em sistemas de plantio que visam à produção de madeira para serraria. Neste contexto, assinale a alternativa correta:




Questão 10

As alternativas a seguir indicam raças nativas de caprinos do Nordeste Brasileiro, EXCETO




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Ámena
    #QT-4499 Acredito que essa questão não esteja certa , pois a doença "septoriose " é causada por um fungo. Os Hospedeiros Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis : Capsicum annuum, Solanum lycopersicum, Lycopersicon sp., Solanum nigrum, Solanum douglasii, Solanum triflorum. Caso esteja errada desconsidere !
  2. Santos
    #QT-4503 clavibacter michiganensis subsp. michiganensis provoca no tomateiro uma doença conhecida popularmente como cancro bacteriano, septoriose é causada por um fungo chamado septoria lycopersici.

Deixe uma resposta