Simulado de concurso para Engenheiro Agrônomo

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Engenheiro Agrônomo, que exige ensino superior. Organizadoras: CETREDE, AMEOSC e outras.

Questão 1

A olericultura trata do cultivo econômico das hortaliças, Na literatura, há uma classificação das hortaliças, segundo a parte comestível da planta. Tendo por base esta classificação, qual das plantas a seguir NÃO pode ser classificada como uma hortaliça-fruto?




Questão 2

São vários os métodos para a determinação direta da evapotranspiração. Marque a opção em que NÃO é considerado método direto da medida da evapotranspiração.




Questão 3

Marque a opção que NÃO apresenta um adubo nitrogenado.




Questão 4

Em 8 de fevereiro de 2015 o jornal G1 publicou a reportagem intitulada “Assoreamento ameaça secar água em nascente de rio em Goiás”, onde o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano Carvalho declarou:

“É muito grave o problema. Aqui tem uma nascente e essa nascente está sendo assoreada, sufocada, muito solo sendo levado, não se fez um trabalho adequado de solo. Temos realmente dificuldades, razão pela qual instauramos um procedimento policial, levamos ao Poder Judiciário, tem um Termo de Ajustamento de Conduta e mesmo assim ainda não é satisfatório esse resultado.”

São consequências do assoreamento, exceto:




Questão 5

Hortaliça bastante apreciada no Nordeste Brasileiro, da família das Cucurbitáceas, a Citrullus lanatus, é chamada de




Questão 6

Sobre os tipos de sistemas de Irrigação por aspersão, analise as afirmativas.

I. Sistema de aspersão por tubos perfurados portáteis: a aspersão é feita por meio de linhas laterais perfuradas, do tipo leve com acoplamento rápido, instaladas sobre o solo ou suspensos em armações rústicas de madeira ou aproveitando as próprias estruturas tutoras de algumas culturas.
II. Sistema pivô central: é um sistema de movimentação circular, autopropelido a energia hidráulica ou elétrica. É constituído, em geral, de uma linha, com vários aspersores de 200 a 800 m de comprimento, com tubos de aço de acoplamento especial, suportada por torres dotadas de rodas, nas quais operam os dispositivos de propulsão do sistema, imprimindo à linha um movimento de rotação, em torno de um ponto ou pivô que lhe serve de ancoragem e de tomada de água por bombeamento de poços profundos juntos do pivô ou da adutora.
III. Sistema autopropelido com canhão hidráulico: esse sistema consiste em um canhão hidráulico, montado sobre carreta, que se desloca sobre o terreno, irrigando-o simultaneamente, cobrindo, em geral, uma faixa de até 130 m de largura por 500 m comprimento.

Assinale a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).




Questão 7

De acordo com o mapa de biomas publicado pelo IBGE em 2004, o Bioma Mata Atlântica ocupa inteiramente três estados (Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina) e 98% do Paraná, além de porções de outras 11 unidades da federação. Sobre esse bioma é correto afirmar:




Questão 8

Solanum tuberosum L.; Musa spp.; Theobroma cacao L.; Ficus carica L. são nomes científicos, respectivamente, da(o)




Questão 9

A presença de plantas daninhas reduz, significativamente, a produtividade e a qualidade das fibras do algodoeiro. Alguns herbicidas são usados para o controle de plantas daninhas na cultura do algodoeiro, com o nome comercial e seu respectivo nome técnico. Faça a associação da coluna B, nome comercial, com a coluna A, nome técnico.

COLUNA A
I. Cianazina.
II. Diuron.
III. Glifosato.
IV. Paraquat.

COLUNA B
( ) Gramoxone 200.
( ) Round Up WG.
( ) Karmex 800.
( ) Bladex 500.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 10

O mamão é uma das mais importantes frutas tropicaiscultivadas atualmente no mundo. Sobre a cultura do mamoeiro, analise as afirmativas a seguir.

I. O mamoeiro cultivado comercialmente pertence à família Caricaceae. É uma importante fonte de papaína, enzima proteolítica de ação semelhante à da pepsina e da tripsina, empregada nas indústrias têxteis, farmacêutica, de alimentos e de cosméticos.
II. O mamoeiro é fruteira de clima tropical. Em todos os Estados do Brasil existem regiões onde a cultura encontra condições favoráveis para o seu desenvolvimento. A temperatura média ideal para o cultivo dessa fruteira situa-se entre 22 e 28ºC, com temperatura média anual ótima para o desenvolvimento da cultura em torno de 25ºC.
III. Os frutos destinados à comercialização e ao consumo local devem ser colhidos quando apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarela. Os frutos destinados à exportação ou à armazenagem por longo período devem ser colhidos no estágio entremaduro em que há mudança de cor da casca de verde-escuro para verde-claro, início da coloração rósea da polpa e amadurecimento das sementes, as quais se tornam negras.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Ámena
    #QT-4499 Acredito que essa questão não esteja certa , pois a doença "septoriose " é causada por um fungo. Os Hospedeiros Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis : Capsicum annuum, Solanum lycopersicum, Lycopersicon sp., Solanum nigrum, Solanum douglasii, Solanum triflorum. Caso esteja errada desconsidere !
  2. Santos
    #QT-4503 clavibacter michiganensis subsp. michiganensis provoca no tomateiro uma doença conhecida popularmente como cancro bacteriano, septoriose é causada por um fungo chamado septoria lycopersici.

Deixe uma resposta