Simulado de concurso para Engenheiro Agrônomo

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Engenheiro Agrônomo, que exige ensino superior. Organizadoras: CETREDE, AMEOSC e outras.

Questão 1

Os vegetais necessitam de certos elementos fornecidos pelo solo, como o nitrogênio, o fósforo, o potássio dentre outros. Dos elementos químicos existentes na natureza, 13 são considerados essenciais ao desenvolvimento das plantas. São classificados em macro e micronutrientes. Qual alternativa NÃO contém um Macronutriente?




Questão 2

Sucessão ecológica pode ser definida como um processo ordenado de mudanças no ecossistema, resultante da modificação do ambiente físico pela comunidade biológica, culminando em um tipo de ecossistema persistente – o clímax. Considerando este conceito, assinale a alternativa incorreta:




Questão 3

Se uma planta topográfica na escala de 1:400 possui uma distância entre dois pontos de 800 mm, a distância no terreno deve ser de quantos metros?




Questão 4

Analise as afirmativas a seguir sobre agrotóxicos.

I. Inseticidas sistêmicos são aqueles que, aplicados nas folhas, ramos, raízes, solos ou semelhantes, são absorvidos e conduzidos, juntamente com a seiva, para as várias regiões da planta, atuando sobre os insetos sugadores ou, por vezes, sobre os mastigadores nos estádios iniciais de desenvolvimento.
II. Dose Letal 50 (DL 50) refere-se à dose capaz de matar 50% de uma população de animais (ratos, cobaias ou coelhos) submetida a testes de laboratório.
III. Período de carência é o intervalo mínimo de segurança, em dias, entre a última aplicação e a colheita. Este período depende do princípio ativo, do tipo de formulação, da espécie cultivada e das condições agroecológicas.
IV. Nas embalagens dos agrotóxicos, há uma tarjeta colorida, simbolizando a classe toxicológica e facilitando a visualização. A “Classe IV” refere-se à formulação pouco tóxica e possui a tarjeta verde.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.




Questão 5

A relação que existe entre solo e planta é de completa dependência um do outro. O solo serve para dar sustentação e funciona como um reservatório de água e dos nutrientes necessários para a vida das plantas. Por outro lado, as plantas promovem a cobertura do solo, protegendo-o e fornecendo matéria orgânica, importante para a formação e conservação do solo. Entretanto, a falta de conservação do solo devido ao manejo incorreto proporciona problemas como contaminação e erosão do solo.
Sobre a erosão do solo estão corretas as afirmativas:

1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas




Questão 6

Marque a opção que NÃO apresenta forragens NATIVAS do Nordeste Brasileiro usadas como alimento para ovinos e caprinos.




Questão 7

A presença de plantas daninhas reduz, significativamente, a produtividade e a qualidade das fibras do algodoeiro. Alguns herbicidas são usados para o controle de plantas daninhas na cultura do algodoeiro, com o nome comercial e seu respectivo nome técnico. Faça a associação da coluna B, nome comercial, com a coluna A, nome técnico.

COLUNA A
I. Cianazina.
II. Diuron.
III. Glifosato.
IV. Paraquat.

COLUNA B
( ) Gramoxone 200.
( ) Round Up WG.
( ) Karmex 800.
( ) Bladex 500.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 8

Essa doença tem sido verificada em plantas localizadas em áreas recém-desmatadas e já foi encontrada em diversas coníferas como: Abies, Araucaria, Chamaecyparis, Criptomeria, Cupressus, Juniperus, Larix, Libocedrus, Pinus, Pseudotsuga, Sequoia, Thuya, Tsuga. Em folhosas temos Acacia, Acer, Alnus, Betula, Castanea, Fagus, Juglans, Morus, Platanus, Populus, Robinia, Quercus. As árvores com essa doença apresenta crescimento vagaroso, tornam-se amarelecidas. Apresentam exsudação de resina na base do tronco e nas raízes. Posteriormente, começam a ter queda acentuada de acículas, secamento de terminais de galhos e, finalmente, morrem. Em alguns casos é possível observar a presença de cogumelos (basidiocarpos) na base das árvores vivas e no solo, acima de raízes infectadas.
O nome dessa doença e o agente causal são respectivamente:




Questão 9

Analise as afirmativas sobre os principais tipos de reprodução encontrados nos insetos.

I. Oviparidade: tipo mais comum de reprodução, sendo que as fêmeas depositam ovos que dão nascimento às larvas ou ninfas. Os ovos variam grandemente em aparência, podendo ser esféricos, ovais, alongados, dentre outros.
II. Viviparidade: o desenvolvimento embrionário é completado dentro do corpo da fêmea, que deposita larva ou ninfa em vez de ovos, sendo ela chamada fêmea vivípara.
III. Partenogênese: os óvulos desenvolvem-se completamente, sem nunca terem sido fecundados. Ocorre combinada com outros tipos de reprodução e pode também ocorrer alternadamente com uma geração bissexuada.
IV. Neotenia: produção de dois ou mais embriões a partir de um único ovo, sendo comum nos microimenópteros das famílias Encyrtidae, Braconidae, etc.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS




Questão 10

A Agroecologia baseia-se em alguns princípios fundamentais para a preservação do meio ambiente. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Recuperação da fertilidade do solo, sem o uso de fertilizantes minerais.
II. Em vez de controlar, executa o manejo das pragas, doenças e ervas daninhas.
III. Retorna, para o solo, resíduos de culturas e os estercos, além de cultivar o solo sem o uso de agrotóxicos, através de ações que buscam o equilíbrio natural dos componentes do solo.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Ámena
    #QT-4499 Acredito que essa questão não esteja certa , pois a doença "septoriose " é causada por um fungo. Os Hospedeiros Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis : Capsicum annuum, Solanum lycopersicum, Lycopersicon sp., Solanum nigrum, Solanum douglasii, Solanum triflorum. Caso esteja errada desconsidere !
  2. Santos
    #QT-4503 clavibacter michiganensis subsp. michiganensis provoca no tomateiro uma doença conhecida popularmente como cancro bacteriano, septoriose é causada por um fungo chamado septoria lycopersici.

Deixe uma resposta