Simulado de concurso para Engenheiro Agrônomo

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Engenheiro Agrônomo, que exige ensino superior. Organizadoras: CETREDE, AMEOSC e outras.

Questão 1

Marque a opção que NÃO apresenta forragens NATIVAS do Nordeste Brasileiro usadas como alimento para ovinos e caprinos.




Questão 2

Marque a opção que NÃO apresenta um adubo nitrogenado.




Questão 3

Sobre o sensoriamento remoto, analise as afirmativas a seguir.

I. A história do sensoriamento remoto pode ser dividida em dois períodos: um, de 1860 a 1960, baseado no uso de fotografias e imagens; e outro, de 1960 aos dias de hoje, caracterizado por uma variedade de tipos de fotografias e imagens.
II. A energia utilizada em sensoriamento remoto é a radiação eletromagnética que se propaga em forma de ondas eletromagnéticas com a velocidade da luz. Ela é medida em frequência e comprimento de onda.
III. Os sensores remotos são equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre. Dependendo de suas características, eles podem ser instalados em plataformas terrestres, aéreas e orbitais.
IV. Como exemplo de sensores, temos as câmaras fotográficas, as câmaras de vídeo, os radiômetros, os sistemas de varreduras (scanners) e os radares.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.




Questão 4

A relação que existe entre solo e planta é de completa dependência um do outro. O solo serve para dar sustentação e funciona como um reservatório de água e dos nutrientes necessários para a vida das plantas. Por outro lado, as plantas promovem a cobertura do solo, protegendo-o e fornecendo matéria orgânica, importante para a formação e conservação do solo. Entretanto, a falta de conservação do solo devido ao manejo incorreto proporciona problemas como contaminação e erosão do solo.
Sobre a erosão do solo estão corretas as afirmativas:

1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas




Questão 5

Um estudante de agronomia encontrou algumas anotações na mesa de seu professor: Árvore perenifólia, de aspecto original e contrastante com as demais árvores do Sul do Brasil, com 10 a 35 m de altura e 50 a 120 cm de DAP, atingindo excepcionalmente 50m de altura e 250 cm ou mais de DAP, na idade adulta. O tronco é reto. Fuste de aproximadamente 20 m, com copa alta, estratificada e múltipla, caliciforme ou em forma de taça, nas árvores mais velhas e cônica nas mais jovens. Casca externa de cor marrom-arroxeada, persistente, áspera, rugosa, desprendendo-se em lâmina na parte superior do fuste. Sementes têm origem nas brácteas do amentilho feminino, desenvolvendo-se a partir de óvulos nus, geralmente com tegumento duro e endosperma abundante. Elas são carnosas, conhecidas como pinhões, tendo 3 a 8 cm de comprimento, por 1 a 2,5 cm de largura e peso médio de 8,7g, obovada oblonga, com ápice terminando com um espinho achatado, e curvo para a base.
Essas anotações referem-se à árvore:




Questão 6

A presença de plantas daninhas reduz, significativamente, a produtividade e a qualidade das fibras do algodoeiro. Alguns herbicidas são usados para o controle de plantas daninhas na cultura do algodoeiro, com o nome comercial e seu respectivo nome técnico. Faça a associação da coluna B, nome comercial, com a coluna A, nome técnico.

COLUNA A
I. Cianazina.
II. Diuron.
III. Glifosato.
IV. Paraquat.

COLUNA B
( ) Gramoxone 200.
( ) Round Up WG.
( ) Karmex 800.
( ) Bladex 500.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 7

São vários os métodos para a determinação direta da evapotranspiração. Marque a opção em que NÃO é considerado método direto da medida da evapotranspiração.




Questão 8

As alternativas a seguir indicam raças nativas de caprinos do Nordeste Brasileiro, EXCETO




Questão 9

O mamão é uma das mais importantes frutas tropicaiscultivadas atualmente no mundo. Sobre a cultura do mamoeiro, analise as afirmativas a seguir.

I. O mamoeiro cultivado comercialmente pertence à família Caricaceae. É uma importante fonte de papaína, enzima proteolítica de ação semelhante à da pepsina e da tripsina, empregada nas indústrias têxteis, farmacêutica, de alimentos e de cosméticos.
II. O mamoeiro é fruteira de clima tropical. Em todos os Estados do Brasil existem regiões onde a cultura encontra condições favoráveis para o seu desenvolvimento. A temperatura média ideal para o cultivo dessa fruteira situa-se entre 22 e 28ºC, com temperatura média anual ótima para o desenvolvimento da cultura em torno de 25ºC.
III. Os frutos destinados à comercialização e ao consumo local devem ser colhidos quando apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarela. Os frutos destinados à exportação ou à armazenagem por longo período devem ser colhidos no estágio entremaduro em que há mudança de cor da casca de verde-escuro para verde-claro, início da coloração rósea da polpa e amadurecimento das sementes, as quais se tornam negras.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).




Questão 10

De acordo com o mapa de biomas publicado pelo IBGE em 2004, o Bioma Mata Atlântica ocupa inteiramente três estados (Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina) e 98% do Paraná, além de porções de outras 11 unidades da federação. Sobre esse bioma é correto afirmar:




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Ámena
    #QT-4499 Acredito que essa questão não esteja certa , pois a doença "septoriose " é causada por um fungo. Os Hospedeiros Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis : Capsicum annuum, Solanum lycopersicum, Lycopersicon sp., Solanum nigrum, Solanum douglasii, Solanum triflorum. Caso esteja errada desconsidere !
  2. Santos
    #QT-4503 clavibacter michiganensis subsp. michiganensis provoca no tomateiro uma doença conhecida popularmente como cancro bacteriano, septoriose é causada por um fungo chamado septoria lycopersici.

Deixe uma resposta