Simulado de concurso para Engenheiro Agrônomo

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Engenheiro Agrônomo, que exige ensino superior. Organizadoras: CETREDE, AMEOSC e outras.

Questão 1

Os vegetais necessitam de certos elementos fornecidos pelo solo, como o nitrogênio, o fósforo, o potássio dentre outros. Dos elementos químicos existentes na natureza, 13 são considerados essenciais ao desenvolvimento das plantas. São classificados em macro e micronutrientes. Qual alternativa NÃO contém um Macronutriente?




Questão 2

Sucessão ecológica pode ser definida como um processo ordenado de mudanças no ecossistema, resultante da modificação do ambiente físico pela comunidade biológica, culminando em um tipo de ecossistema persistente – o clímax. Considerando este conceito, assinale a alternativa incorreta:




Questão 3

São vários os métodos para a determinação direta da evapotranspiração. Marque a opção em que NÃO é considerado método direto da medida da evapotranspiração.




Questão 4

Ao instalar um pomar com a cultura da mangueira, um agricultor usará no campo um espaçamento de 10m entre fileiras e 10m entre plantas. Ele deseja implantar 80 ha desta cultura. A quantidade de mudas a serem adquiridas por este fruticultor será de




Questão 5

O Brasil é um dos maiores produtores de floresta do mundo com uma área de aproximadamente 7 milhões de hectares, sendo que o estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817 mil, Bahia 616 mil e Santa Catarina com 645 mil hectares. Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas. Essas florestas são compostas principalmente de Pinus e Eucalipto e exercem importantes funções, exceto:




Questão 6

A olericultura trata do cultivo econômico das hortaliças, Na literatura, há uma classificação das hortaliças, segundo a parte comestível da planta. Tendo por base esta classificação, qual das plantas a seguir NÃO pode ser classificada como uma hortaliça-fruto?




Questão 7

Analise as afirmativas a seguir.

I. Clone: conjunto de plantas geneticamente idênticas e originárias de uma única planta-matriz propagada assexuadamente, ou seja, sem utilização de sementes botânicas.
II. Cultivar(cv): trata-se de um grupo de plantas cultivadas semelhantes entre si, que se distinguem de outros grupos por características de relevância agronômica e comercial.
III. Linhagem: grupo de plantas com aparência muito uniforme, propagadas por via sexual, cujas características são mantidas por seleção tendo um padrão em vista.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).




Questão 8

Marque a opção que NÃO apresenta forragens NATIVAS do Nordeste Brasileiro usadas como alimento para ovinos e caprinos.




Questão 9

Analise as afirmativas a seguir sobre agrotóxicos.

I. Inseticidas sistêmicos são aqueles que, aplicados nas folhas, ramos, raízes, solos ou semelhantes, são absorvidos e conduzidos, juntamente com a seiva, para as várias regiões da planta, atuando sobre os insetos sugadores ou, por vezes, sobre os mastigadores nos estádios iniciais de desenvolvimento.
II. Dose Letal 50 (DL 50) refere-se à dose capaz de matar 50% de uma população de animais (ratos, cobaias ou coelhos) submetida a testes de laboratório.
III. Período de carência é o intervalo mínimo de segurança, em dias, entre a última aplicação e a colheita. Este período depende do princípio ativo, do tipo de formulação, da espécie cultivada e das condições agroecológicas.
IV. Nas embalagens dos agrotóxicos, há uma tarjeta colorida, simbolizando a classe toxicológica e facilitando a visualização. A “Classe IV” refere-se à formulação pouco tóxica e possui a tarjeta verde.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.




Questão 10

Analise as afirmativas sobre os principais tipos de reprodução encontrados nos insetos.

I. Oviparidade: tipo mais comum de reprodução, sendo que as fêmeas depositam ovos que dão nascimento às larvas ou ninfas. Os ovos variam grandemente em aparência, podendo ser esféricos, ovais, alongados, dentre outros.
II. Viviparidade: o desenvolvimento embrionário é completado dentro do corpo da fêmea, que deposita larva ou ninfa em vez de ovos, sendo ela chamada fêmea vivípara.
III. Partenogênese: os óvulos desenvolvem-se completamente, sem nunca terem sido fecundados. Ocorre combinada com outros tipos de reprodução e pode também ocorrer alternadamente com uma geração bissexuada.
IV. Neotenia: produção de dois ou mais embriões a partir de um único ovo, sendo comum nos microimenópteros das famílias Encyrtidae, Braconidae, etc.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Ámena
    #QT-4499 Acredito que essa questão não esteja certa , pois a doença "septoriose " é causada por um fungo. Os Hospedeiros Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis : Capsicum annuum, Solanum lycopersicum, Lycopersicon sp., Solanum nigrum, Solanum douglasii, Solanum triflorum. Caso esteja errada desconsidere !
  2. Santos
    #QT-4503 clavibacter michiganensis subsp. michiganensis provoca no tomateiro uma doença conhecida popularmente como cancro bacteriano, septoriose é causada por um fungo chamado septoria lycopersici.

Deixe uma resposta