Simulado de concurso para Engenheiro Agrônomo

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Engenheiro Agrônomo, que exige ensino superior. Organizadoras: CETREDE, AMEOSC e outras.

Questão 1

Analise as afirmativas sobre os principais tipos de reprodução encontrados nos insetos.

I. Oviparidade: tipo mais comum de reprodução, sendo que as fêmeas depositam ovos que dão nascimento às larvas ou ninfas. Os ovos variam grandemente em aparência, podendo ser esféricos, ovais, alongados, dentre outros.
II. Viviparidade: o desenvolvimento embrionário é completado dentro do corpo da fêmea, que deposita larva ou ninfa em vez de ovos, sendo ela chamada fêmea vivípara.
III. Partenogênese: os óvulos desenvolvem-se completamente, sem nunca terem sido fecundados. Ocorre combinada com outros tipos de reprodução e pode também ocorrer alternadamente com uma geração bissexuada.
IV. Neotenia: produção de dois ou mais embriões a partir de um único ovo, sendo comum nos microimenópteros das famílias Encyrtidae, Braconidae, etc.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS

Questão 2

A olericultura trata do cultivo econômico das hortaliças, Na literatura, há uma classificação das hortaliças, segundo a parte comestível da planta. Tendo por base esta classificação, qual das plantas a seguir NÃO pode ser classificada como uma hortaliça-fruto?

Questão 3

O mamão é uma das mais importantes frutas tropicaiscultivadas atualmente no mundo. Sobre a cultura do mamoeiro, analise as afirmativas a seguir.

I. O mamoeiro cultivado comercialmente pertence à família Caricaceae. É uma importante fonte de papaína, enzima proteolítica de ação semelhante à da pepsina e da tripsina, empregada nas indústrias têxteis, farmacêutica, de alimentos e de cosméticos.
II. O mamoeiro é fruteira de clima tropical. Em todos os Estados do Brasil existem regiões onde a cultura encontra condições favoráveis para o seu desenvolvimento. A temperatura média ideal para o cultivo dessa fruteira situa-se entre 22 e 28ºC, com temperatura média anual ótima para o desenvolvimento da cultura em torno de 25ºC.
III. Os frutos destinados à comercialização e ao consumo local devem ser colhidos quando apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarela. Os frutos destinados à exportação ou à armazenagem por longo período devem ser colhidos no estágio entremaduro em que há mudança de cor da casca de verde-escuro para verde-claro, início da coloração rósea da polpa e amadurecimento das sementes, as quais se tornam negras.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Questão 4

A agroecologia é uma forma sustentável de manejar as culturas agrícolas para que, dentre outros objetivos, haja redução dos problemas ambientais gerados pela agricultura convencional. Acerca de outros princípios da agroecologia, assinale a alternativa correta:

Questão 5

A relação que existe entre solo e planta é de completa dependência um do outro. O solo serve para dar sustentação e funciona como um reservatório de água e dos nutrientes necessários para a vida das plantas. Por outro lado, as plantas promovem a cobertura do solo, protegendo-o e fornecendo matéria orgânica, importante para a formação e conservação do solo. Entretanto, a falta de conservação do solo devido ao manejo incorreto proporciona problemas como contaminação e erosão do solo.
Sobre a erosão do solo estão corretas as afirmativas:

1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas

Questão 6

Os tratos silviculturais são as práticas necessárias para favorecer o adequado desenvolvimento das árvores e o máximo rendimento de madeira, principalmente em sistemas de plantio que visam à produção de madeira para serraria. Neste contexto, assinale a alternativa correta:

Questão 7

O plantio de eucalipto no Brasil corresponde a 76,5% da área total de plantios florestais, sendo que, nos últimos anos, ocorreram aumentos significativos nos estados situados nas novas fronteiras do setor, como o Maranhão, Tocantins, Piauí e Mato Grosso do Sul. Entretanto, a monocultura aumenta a probabilidade de ocorrência de surtos epidêmicos. Sobre as doenças do Eucalipto, assinale a alternativa correta:

Questão 8

Solanum tuberosum L.; Musa spp.; Theobroma cacao L.; Ficus carica L. são nomes científicos, respectivamente, da(o)

Questão 9

Um tema muito em alta, não só na comunidade agronômica, como também em toda sociedade é o uso dos agrotóxicos e seus impactos no meio ambiente e na saúde dos trabalhadores e consumidores finais. Todas as atividades desta cadeia no Estado do Acre estão embasadas na Lei Estadual n° 2.843 de 09 de janeiro de 2014 e no Decreto n° 8.170 de 05 de agosto de 2014, que a regulamenta. Com base nos conhecimentos acerca desta legislação, julgue as alternativas a seguir:

I – as pulverizações com agrotóxicos devem manter distância de áreas habitadas, unidades de conservação e mananciais de água pelo menos 300 metros;
II – a mistura de dois ou mais agrotóxicos na mesma calda de pulverização é proibida, exceto se um profissional habilitado atestar compatibilidade dos ativos, observando as recomendações das bulas dos produtos;
III – é passível de sanção administrativa deixar de indicar no verso da receita o local de devolução das embalagens vazias;
IV – os agrotóxicos devem ser liberados para o usuário somente mediante a apresentação de receita agronômica, exceto em situações previamente autorizadas pelo IDAF/AC;
V – culturas de menor valor comercial que não tem registros para o agrotóxico de interesse, se enquadram como Culturas de Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI), e são alocadas em seus respectivos grupos de famílias vegetais, para a emissão do receituário agronômico.

Assinale a alternativa correta:

Questão 10

É de grande importância na importação de produtos vegetais o conhecimento das Pragas Quarentenárias, pois oferecem grande risco às produções agrícolas se adentrarem no território brasileiro. Com base nos conhecimentos sobre pragas quarentenárias, julgue as alternativas a seguir:

I – pragas quarentenárias A1 estão relacionadas às pragas de importância econômica, mas que se encontram ausentes no território;
II – qualquer praga exótica e nunca antes observada no Brasil deve ser definida como praga quarentenária A2;
III – pragas não quarentenárias regulamentadas são as que cuja presença nas plantas para plantação influi no uso proposto para essas plantas com repercussões economicamente inaceitáveis e que, portanto, está regulamentada no território da parte contratante importadora.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

2 comentários

  1. Ámena
    #QT-4499 Acredito que essa questão não esteja certa , pois a doença "septoriose " é causada por um fungo. Os Hospedeiros Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis : Capsicum annuum, Solanum lycopersicum, Lycopersicon sp., Solanum nigrum, Solanum douglasii, Solanum triflorum. Caso esteja errada desconsidere !
  2. Santos
    #QT-4503 clavibacter michiganensis subsp. michiganensis provoca no tomateiro uma doença conhecida popularmente como cancro bacteriano, septoriose é causada por um fungo chamado septoria lycopersici.

Deixe uma resposta