Simulado de concurso para Coordenador Pedagógico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Coordenador Pedagógico, que exige ensino superior. Organizadoras: AMEOSC, FCC e outras.

Questão 1

Para Isabel Solé é necessário ensinar estratégias de leitura para

Questão 2

Doenças e Prevenção, publicado em 2 de dezembro de 2021, (1) uma em cada 44 crianças aos 8 anos de idade nos Estados Unidos é diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Numa transposição dessa prevalência para o Brasil, representaria aproximadamente 4,84 milhões de autistas no brasileira, dentro do contexto narrado, há alguns instrumentos que visam estruturar ações voltadas para a inclusão dessa parcela da população que aumenta consideravelmente ano a ano.

A Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O Art 7º destaca as ações concernentes à recusa de matrícula de aluno com transtorno do espectro autista. De acordo com o referido artigo, que medida punitiva é aplicada quando o gestor escolar ou autoridade competente recusa a matrícula desse tipo de aluno?

Questão 3

O trecho do Projeto Político Pedagógico, denominado marco referencial é onde:

Questão 4

Telma Weisz afirma que a prática de qualquer professor está sempre sob orientação de um conjunto de concepções. Especificamente quanto às concepções de conhecimento, identifica duas: uma, que o caracteriza como algo acumulável e externo ao sujeito e, outra, em que o conhecimento não é cópia do real e não é incorporado diretamente pelo sujeito. Essas concepções de conhecimento estão vinculadas, respectivamente, às teorias:

Questão 5

Dentro do contexto escolar, percebe - se inúmeras situações que geram conflitos, independentemente, dos sujeitos envolvidos. Assim, é importante discernir a amplitude literatura, encontra - Conflito Escolar: da Classificação dos Conflitos aos Modelos de Mediação, de Álvaro Chrispino, que faz uma abordagem conceitual e prática sobre o tema. Assinale a alternativa que vai de encontro à perspectiva apresentada pelo autor.

Questão 6

Na hipótese de escrita ______________________, a criança está apenas começando a se questionar sobre o significado dos sinais escritos. Ainda não percebe a correspondência entre escrita e fala, faz tentativas de construir um sistema que se assemelhe formalmente a escrita adulta.
Complete corretamente a lacuna acima:

Questão 7

Philippe Perrenoud em seu livro “10 Novas Competências para Ensinar”, relaciona o que é fundamental saber para ensinar bem dentro de uma sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível para todos. Dentre as dez competências para ensinar estão:

( ) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
( ) Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
( ) Administrar a progressão das aprendizagens;
( ) Trabalhar a política nacional e estadual.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

Questão 8

O Poder Público trabalha a integração do indivíduo nos mais variados contextos, dentre eles: o escolar. São regulamentadas ações voltadas para o atendimento aos direitos estabelecidos constitucionalmente. Um exemplo é o Decreto n. 6.949 que promulga a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. No Artigo 24, são abordadas especificamente as regulamentações pertinentes à Educação, demonstradas a seguir, exceto:

Questão 9

O Ministério da Educação, pensando em melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, criou uma ferramenta gerencial que tem o intuito de auxiliar a escola a realizar de forma mais efetiva o seu trabalho, em prol da consecução dos objetivos estabelecidos, em resposta a um ambiente em constante mudança. Qual seria essa ferramenta gerencial?

Questão 10

Experiências de estágio com crianças pequenas (bebês) narradas por Andressa Celis Souza e Vanilda Weiss revelam o impacto sentido ao experimentar a docência na educação infantil. A síntese das reflexões produzidas pelas estagiárias aponta como aspectos relevantes

Tempo de simulado: