Questões de Geografia – Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões de Geografia, ciência humana que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: Cesgranrio, MPE-GO, IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, FEPESE e outras.

Questão 1

Minerais muito densos, maleáveis, dúcteis e bons condutores de calor e eletricidade pertencem, caracteristicamente, aos




Questão 2

O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis. Sua importância está no fato de:

 




Questão 3

As perturbações das rochas podem originar estruturas falhadas ou dobradas. Tendo em vista as partes que constituem as falhas e as dobras, relacione as duas colunas.

Estruturas
I – Falhas
II – Dobras

Partes
P – Fossa ou Gráben
Q – Flanco direito ou esquerdo
R – Eixo ou Charneira
S – Horst ou Muralha

A relação correta entre estruturas e partes é:




Questão 4

O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura.

II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais.

III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”.

Estão corretas as afirmativas:




Questão 5

A classificação do relevo brasileiro elaborada por Jurandir Ross em 1989 se realizou compondo os estudos de Azis Ab’Saber e a análise das imagens de radar do projeto Radambrasil. Ela considera a existência de três grandes unidades de relevo, a saber: planícies, planaltos e depressões. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente as unidades de relevo:

I. formações marcadas por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares.
II. formações geradas por deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial.
III. formações circundadas por extensas áreas de depressões e que colocam em evidência os relevos mais altos que ofereceram maior dificuldade ao desgaste erosivo.

Assinale a alternativa correta.




Questão 6

O ataque contra o Iraque começou na noite do dia 16 para o dia 17 de janeiro de 1991. Foi um grande espetáculo televisivo. Os mísseis disparados pelos mais modernos aviões encheram de luz mortífera o céu de Bagdá, a capital iraquiana. O ataque, que durou quarenta dias, foi incessante. Calcula-se que, só na primeira semana, os Estados Unidos despejaram sobre Bagdá uma quantidade de bombas equivalente a sete vezes a potência da bomba que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima. (...) Na época, criou-se a versão de que as armas americanas eram ‘inteligentes’: elas não erravam nunca o alvo. Sob essa versão, as bombas e mísseis dos Estados Unidos atingiam objetos militares com precisão cirúrgica, evitando o sofrimento humano. (...) Hoje é do conhecimento de todos que pelo menos cento e setenta mil iraquianos morreram na Guerra do Golfo, a maioria composta de civis, velhos, mulheres e crianças”. (ARBEX JR., José. Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura. São Paulo: Moderna, 1997. p.195-196).

O texto acima evidencia que:




Questão 7

Os mapas temáticos representam os fenômenos sociais e naturais, de forma visual e numérica, possibilitando uma percepção mais aguçada das suas relações o a melhor compreensão da organização espacial. É verdadeiro afirmar que são métodos de representação da cartografia temática:




Questão 8

É o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matériasprimas sobre o meio natural. No Brasil, é uma das atividades que menos oferecem empregos, mas uma das que possuem os maiores rendimentos. Isso significa uma área:




Questão 9

Leia com atenção o texto abaixo e em seguida responda a questão proposta, baseando-se exclusivamente nas informações que o texto lhe dá: “As percepções e memória dos indivíduos e dos grupos sociais aos quais as crianças pertencem são, elementos importantes na constituição do saber geográfico”.
Segundo o texto acima, o ensino do saber geográfico nas séries iniciais do ensino fundamental deve:




Questão 10

Sobre os fatores que contribuíram para São Paulo ser o estado de maior concentração industrial, analise os itens abaixo.

I. A mão de obra assalariada imigrante.
II. Ferrovias que ligavam o interior ao Porto de Santos.
III. O mercado consumidor que se formou na capital paulista e em seus arredores.
IV. A indústria localizou-se, principalmente, nas áreas onde já havia forte concentração de capitais, como no Nordeste.

Somente está(ão) CORRETA(S)




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. BEATRIZ FERREIRA
    #QT-4875 pq as placas tectônicas são placas no fundo do mar que quando eles se encontram no fundo do oceano elas causas terremotos ou tremores de terra.

Deixe uma resposta