Questões de Geografia - Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões de Geografia, ciência humana que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: Cesgranrio, MPE-GO, IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, FEPESE e outras.

Questão 1

Em uma sequência de Vail, o trato de sistemas de mar alto é limitado, na base, pela

Questão 2

Assinale a alternativa correta. A chamada Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX. Compreende a implantação de mudanças nas técnicas agrícolas e na estrutura fundiária, com vistas a aumentar a produção. Vários países do mundo implementaram suas medidas, incluindo o Brasil. Sobre a Revolução Verde e o seu contexto, assinale a alternativa correta:

Questão 3

Sobre os fatores que contribuíram para São Paulo ser o estado de maior concentração industrial, analise os itens abaixo.

I. A mão de obra assalariada imigrante.
II. Ferrovias que ligavam o interior ao Porto de Santos.
III. O mercado consumidor que se formou na capital paulista e em seus arredores.
IV. A indústria localizou-se, principalmente, nas áreas onde já havia forte concentração de capitais, como no Nordeste.

Somente está(ão) CORRETA(S)

Questão 4

O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis. Sua importância está no fato de:

 

Questão 5

Dobras podem ocorrer em regime de deformação

Questão 6

A expansão do assoalho oceânico, evidência física que consolida a Teoria da Tectônica de Placas, foi confirmada por

Questão 7

Em um trabalho topográfico, o instrumento que deve ser utilizado para a marcação adequada dos extremos do alinhamento denomina-se

Questão 8

O século XX, no Brasil, foi marcado pelo crescimento das cidades, tanto em número como em área e população. No início do século XXI, o processo de urbanização começou a diminuir, mas a desigualdade e a pobreza são um fato nas cidades brasileiras. A respeito do processo de urbanização no Brasil, assinale a opção correta.

Questão 9

A ordem mundial no século XXI caracteriza-se como

Questão 10

O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura.

II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais.

III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”.

Estão corretas as afirmativas:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

2 comentários

  1. BEATRIZ FERREIRA
    #QT-4875 pq as placas tectônicas são placas no fundo do mar que quando eles se encontram no fundo do oceano elas causas terremotos ou tremores de terra.

Deixe uma resposta