Questões de Geografia - Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões de Geografia, ciência humana que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. 

Questão 1

Analise as proposições que seguem, pertinentes ao cenário atual da agropecuária brasileira:

I - Na propriedade em que são desenvolvidas atividades com o emprego de técnicas rudimentares, com baixos índices de produtividade e sem dispor de capitais de investimento, diz-se que há agropecuária extensiva.
II - Nos chamados "Cinturões Verdes" praticamente inexiste a utilização de mão de obra familiar.
III - Com a modernização das técnicas, o domínio das grandes propriedades e a intensificação do êxodo rural, as unidades familiares deixaram de ser elementos fundamentais no espaço geoeconõmico rural.

Está correto o que se afirma em:

Questão 2

Com relação à sedimentação em ambientes fluviais, considere as afirmativas abaixo.

I - Depósitos fluviais apresentam sucessões fining up.
II - Depósitos de planície de inundação são compostos por camadas lamosas, principalmente, com intercalações de delgadas camadas arenosas.
III - Depósitos fluviais meandrantes são caracterizados por camadas arenosas com superfícies de acreção lateral e alta razão pelito/arenito.

Está correto o que se afirma em

Questão 3

Minerais muito densos, maleáveis, dúcteis e bons condutores de calor e eletricidade pertencem, caracteristicamente, aos

Questão 4

As perturbações das rochas podem originar estruturas falhadas ou dobradas. Tendo em vista as partes que constituem as falhas e as dobras, relacione as duas colunas.

Estruturas
I – Falhas
II – Dobras

Partes
P – Fossa ou Gráben
Q – Flanco direito ou esquerdo
R – Eixo ou Charneira
S – Horst ou Muralha

A relação correta entre estruturas e partes é:

Questão 5

A classificação do relevo brasileiro elaborada por Jurandir Ross em 1989 se realizou compondo os estudos de Azis Ab’Saber e a análise das imagens de radar do projeto Radambrasil. Ela considera a existência de três grandes unidades de relevo, a saber: planícies, planaltos e depressões. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente as unidades de relevo:

I. formações marcadas por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares.
II. formações geradas por deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial.
III. formações circundadas por extensas áreas de depressões e que colocam em evidência os relevos mais altos que ofereceram maior dificuldade ao desgaste erosivo.

Assinale a alternativa correta.

Questão 6

Assinale a alternativa correta.

“que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?
(...)
aqui somos mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes
orientupis orientupis
(…)
somos o que somos
inclassificáveis”
(adaptado) Inclassificáveis – Arnaldo Antunes

A ciência considera que a espécie humana é una e que não existem raças. O fragmento da canção, que expressa a base cultural da população brasileira, indica um processo. Assinale a alternativa que corretamente corresponde a esse processo:

Questão 7

Assinale a alternativa correta. A chamada Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX. Compreende a implantação de mudanças nas técnicas agrícolas e na estrutura fundiária, com vistas a aumentar a produção. Vários países do mundo implementaram suas medidas, incluindo o Brasil. Sobre a Revolução Verde e o seu contexto, assinale a alternativa correta:

Questão 8

As rochas podem ser classificadas de acordo com a sua formação. Aquelas que são formadas após a expulsão da lava vulcânica através da erupção, com o rápido resfriamento desta na superfície terrestre, são denominadas:

Questão 9

Em uma sequência de Vail, o trato de sistemas de mar alto é limitado, na base, pela

Questão 10

Leia com atenção o texto abaixo e em seguida responda a questão proposta, baseando-se exclusivamente nas informações que o texto lhe dá: “As percepções e memória dos indivíduos e dos grupos sociais aos quais as crianças pertencem são, elementos importantes na constituição do saber geográfico”.
Segundo o texto acima, o ensino do saber geográfico nas séries iniciais do ensino fundamental deve:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta