Questões de Geografia - Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões de Geografia, ciência humana que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: Cesgranrio, MPE-GO, IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, FEPESE e outras.

Questão 1

O Brasil adota o horário de verão em diversas regiões do país com o objetivo de economizar energia. Assinale a alternativa na qual está contida a principal razão para que não haja abrangência nacional desse instituto:

Questão 2

Assinale a alternativa correta.

“que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?
(...)
aqui somos mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes
orientupis orientupis
(…)
somos o que somos
inclassificáveis”
(adaptado) Inclassificáveis – Arnaldo Antunes

A ciência considera que a espécie humana é una e que não existem raças. O fragmento da canção, que expressa a base cultural da população brasileira, indica um processo. Assinale a alternativa que corretamente corresponde a esse processo:

Questão 3

Situado entre a Europa, a Ásia e a África, teve e tem grande importância econômica, política e cultural.

Assinale a alternativa que indica este mar.

Questão 4

O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis. Sua importância está no fato de:

 

Questão 5

Minerais muito densos, maleáveis, dúcteis e bons condutores de calor e eletricidade pertencem, caracteristicamente, aos

Questão 6

Com relação à sedimentação em ambientes fluviais, considere as afirmativas abaixo.

I - Depósitos fluviais apresentam sucessões fining up.
II - Depósitos de planície de inundação são compostos por camadas lamosas, principalmente, com intercalações de delgadas camadas arenosas.
III - Depósitos fluviais meandrantes são caracterizados por camadas arenosas com superfícies de acreção lateral e alta razão pelito/arenito.

Está correto o que se afirma em

Questão 7

O século XX, no Brasil, foi marcado pelo crescimento das cidades, tanto em número como em área e população. No início do século XXI, o processo de urbanização começou a diminuir, mas a desigualdade e a pobreza são um fato nas cidades brasileiras. A respeito do processo de urbanização no Brasil, assinale a opção correta.

Questão 8

Quanto aos agentes formadores do relevo, assinale a alternativa que corresponde, apenas, aos agentes internos e suas consequências.

Questão 9

As rochas podem ser classificadas de acordo com a sua formação. Aquelas que são formadas após a expulsão da lava vulcânica através da erupção, com o rápido resfriamento desta na superfície terrestre, são denominadas:

Questão 10

As capitais dos Estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins são, respectivamente:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

2 comentários

  1. BEATRIZ FERREIRA
    #QT-4875 pq as placas tectônicas são placas no fundo do mar que quando eles se encontram no fundo do oceano elas causas terremotos ou tremores de terra.

Deixe uma resposta