Questões de Geografia – Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões de Geografia, ciência humana que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: Cesgranrio, MPE-GO, IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, FEPESE e outras.

Questão 1

Leia e analise as informações a seguir:

• Constituído por vegetação caducifólia;
• As duas das espécies mais conhecidas são o pequizeiro e o buriti;
• Na região Nordeste do Brasil ele se apresenta como enclave.

A forma vegetal brasileira que reúne as características apresentadas acima é o (a):




Questão 2

O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis. Sua importância está no fato de:

 




Questão 3

São microfósseis utilizados em análises bioestratigráficas de estratos mesozoicos e cenozoicos:




Questão 4

O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura.

II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais.

III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”.

Estão corretas as afirmativas:




Questão 5

A expansão do assoalho oceânico, evidência física que consolida a Teoria da Tectônica de Placas, foi confirmada por




Questão 6

O ataque contra o Iraque começou na noite do dia 16 para o dia 17 de janeiro de 1991. Foi um grande espetáculo televisivo. Os mísseis disparados pelos mais modernos aviões encheram de luz mortífera o céu de Bagdá, a capital iraquiana. O ataque, que durou quarenta dias, foi incessante. Calcula-se que, só na primeira semana, os Estados Unidos despejaram sobre Bagdá uma quantidade de bombas equivalente a sete vezes a potência da bomba que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima. (...) Na época, criou-se a versão de que as armas americanas eram ‘inteligentes’: elas não erravam nunca o alvo. Sob essa versão, as bombas e mísseis dos Estados Unidos atingiam objetos militares com precisão cirúrgica, evitando o sofrimento humano. (...) Hoje é do conhecimento de todos que pelo menos cento e setenta mil iraquianos morreram na Guerra do Golfo, a maioria composta de civis, velhos, mulheres e crianças”. (ARBEX JR., José. Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura. São Paulo: Moderna, 1997. p.195-196).

O texto acima evidencia que:




Questão 7

As capitais dos Estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins são, respectivamente:




Questão 8

A atividade industrial no Brasil iniciou-se no final do século XIX. No que se refere aos fatores que tiveram fundamental importância à atividade industrial no Brasil, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I - A acumulação de capitais, proporcionada pela exportação de café, era a principal atividade econômica do país neste período.
II - Houve a substituição gradativa do trabalho escravo pelo trabalho assalariado, devido à imigração de estrangeiros para o país.
III - O mercado consumidor interno fortaleceu-se em consequência do crescimento do número de assalariados.
IV - Nesse período, iniciou-se o processo de industrialização do Brasil, com a produção de bens de consumo duráveis.

A sequência correta é:




Questão 9

Assinale a alternativa correta. A chamada Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX. Compreende a implantação de mudanças nas técnicas agrícolas e na estrutura fundiária, com vistas a aumentar a produção. Vários países do mundo implementaram suas medidas, incluindo o Brasil. Sobre a Revolução Verde e o seu contexto, assinale a alternativa correta:




Questão 10

Analise as proposições que seguem, pertinentes ao cenário atual da agropecuária brasileira:

I - Na propriedade em que são desenvolvidas atividades com o emprego de técnicas rudimentares, com baixos índices de produtividade e sem dispor de capitais de investimento, diz-se que há agropecuária extensiva.
II - Nos chamados "Cinturões Verdes" praticamente inexiste a utilização de mão de obra familiar.
III - Com a modernização das técnicas, o domínio das grandes propriedades e a intensificação do êxodo rural, as unidades familiares deixaram de ser elementos fundamentais no espaço geoeconõmico rural.

Está correto o que se afirma em:




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. BEATRIZ FERREIRA
    #QT-4875 pq as placas tectônicas são placas no fundo do mar que quando eles se encontram no fundo do oceano elas causas terremotos ou tremores de terra.

Deixe uma resposta