Questões de Geografia – Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões de Geografia, ciência humana que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação e outras.

Questão 1

Assinale a alternativa correta.

“que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?
(...)
aqui somos mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes
orientupis orientupis
(…)
somos o que somos
inclassificáveis”
(adaptado) Inclassificáveis – Arnaldo Antunes

A ciência considera que a espécie humana é una e que não existem raças. O fragmento da canção, que expressa a base cultural da população brasileira, indica um processo. Assinale a alternativa que corretamente corresponde a esse processo:




Questão 2

O Brasil adota o horário de verão em diversas regiões do país com o objetivo de economizar energia. Assinale a alternativa na qual está contida a principal razão para que não haja abrangência nacional desse instituto:




Questão 3

Leia com atenção o texto abaixo e em seguida responda a questão proposta, baseando-se exclusivamente nas informações que o texto lhe dá: “As percepções e memória dos indivíduos e dos grupos sociais aos quais as crianças pertencem são, elementos importantes na constituição do saber geográfico”.
Segundo o texto acima, o ensino do saber geográfico nas séries iniciais do ensino fundamental deve:




Questão 4

As perturbações das rochas podem originar estruturas falhadas ou dobradas. Tendo em vista as partes que constituem as falhas e as dobras, relacione as duas colunas.

Estruturas
I – Falhas
II – Dobras

Partes
P – Fossa ou Gráben
Q – Flanco direito ou esquerdo
R – Eixo ou Charneira
S – Horst ou Muralha

A relação correta entre estruturas e partes é:




Questão 5

Sobre os fatores que contribuíram para São Paulo ser o estado de maior concentração industrial, analise os itens abaixo.

I. A mão de obra assalariada imigrante.
II. Ferrovias que ligavam o interior ao Porto de Santos.
III. O mercado consumidor que se formou na capital paulista e em seus arredores.
IV. A indústria localizou-se, principalmente, nas áreas onde já havia forte concentração de capitais, como no Nordeste.

Somente está(ão) CORRETA(S)




Questão 6

Leia e analise as informações a seguir:

• Constituído por vegetação caducifólia;
• As duas das espécies mais conhecidas são o pequizeiro e o buriti;
• Na região Nordeste do Brasil ele se apresenta como enclave.

A forma vegetal brasileira que reúne as características apresentadas acima é o (a):




Questão 7

Os principais países importadores dos produtos produzidos no Estado de Mato Grosso integram o bloco econômico denominado de:




Questão 8

O ataque contra o Iraque começou na noite do dia 16 para o dia 17 de janeiro de 1991. Foi um grande espetáculo televisivo. Os mísseis disparados pelos mais modernos aviões encheram de luz mortífera o céu de Bagdá, a capital iraquiana. O ataque, que durou quarenta dias, foi incessante. Calcula-se que, só na primeira semana, os Estados Unidos despejaram sobre Bagdá uma quantidade de bombas equivalente a sete vezes a potência da bomba que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima. (...) Na época, criou-se a versão de que as armas americanas eram ‘inteligentes’: elas não erravam nunca o alvo. Sob essa versão, as bombas e mísseis dos Estados Unidos atingiam objetos militares com precisão cirúrgica, evitando o sofrimento humano. (...) Hoje é do conhecimento de todos que pelo menos cento e setenta mil iraquianos morreram na Guerra do Golfo, a maioria composta de civis, velhos, mulheres e crianças”. (ARBEX JR., José. Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura. São Paulo: Moderna, 1997. p.195-196).

O texto acima evidencia que:




Questão 9

O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura.

II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais.

III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”.

Estão corretas as afirmativas:




Questão 10

Assinale a alternativa correta. A chamada Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX. Compreende a implantação de mudanças nas técnicas agrícolas e na estrutura fundiária, com vistas a aumentar a produção. Vários países do mundo implementaram suas medidas, incluindo o Brasil. Sobre a Revolução Verde e o seu contexto, assinale a alternativa correta:




Tempo de simulado: