Questões de Geografia – Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões de Geografia, ciência humana que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: Cesgranrio, MPE-GO, IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, FEPESE e outras.

Questão 1

Os materiais respondem diferentemente ao tipo de intemperismo de acordo com os fatores atuantes.
Dessa forma, o intemperismo químico é mais intenso em




Questão 2

Os mapas temáticos representam os fenômenos sociais e naturais, de forma visual e numérica, possibilitando uma percepção mais aguçada das suas relações o a melhor compreensão da organização espacial. É verdadeiro afirmar que são métodos de representação da cartografia temática:




Questão 3

Analise as proposições que seguem, pertinentes ao cenário atual da agropecuária brasileira:

I - Na propriedade em que são desenvolvidas atividades com o emprego de técnicas rudimentares, com baixos índices de produtividade e sem dispor de capitais de investimento, diz-se que há agropecuária extensiva.
II - Nos chamados "Cinturões Verdes" praticamente inexiste a utilização de mão de obra familiar.
III - Com a modernização das técnicas, o domínio das grandes propriedades e a intensificação do êxodo rural, as unidades familiares deixaram de ser elementos fundamentais no espaço geoeconõmico rural.

Está correto o que se afirma em:




Questão 4

Leia e analise as informações a seguir:

• Constituído por vegetação caducifólia;
• As duas das espécies mais conhecidas são o pequizeiro e o buriti;
• Na região Nordeste do Brasil ele se apresenta como enclave.

A forma vegetal brasileira que reúne as características apresentadas acima é o (a):




Questão 5

A atividade industrial no Brasil iniciou-se no final do século XIX. No que se refere aos fatores que tiveram fundamental importância à atividade industrial no Brasil, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I - A acumulação de capitais, proporcionada pela exportação de café, era a principal atividade econômica do país neste período.
II - Houve a substituição gradativa do trabalho escravo pelo trabalho assalariado, devido à imigração de estrangeiros para o país.
III - O mercado consumidor interno fortaleceu-se em consequência do crescimento do número de assalariados.
IV - Nesse período, iniciou-se o processo de industrialização do Brasil, com a produção de bens de consumo duráveis.

A sequência correta é:




Questão 6

Assinale a alternativa correta. A chamada Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX. Compreende a implantação de mudanças nas técnicas agrícolas e na estrutura fundiária, com vistas a aumentar a produção. Vários países do mundo implementaram suas medidas, incluindo o Brasil. Sobre a Revolução Verde e o seu contexto, assinale a alternativa correta:




Questão 7

Situado entre a Europa, a Ásia e a África, teve e tem grande importância econômica, política e cultural.

Assinale a alternativa que indica este mar.




Questão 8

Sobre os mecanismos de formação de bacias sedimentares e a localização dessas com relação às placas tectônicas, tem-se que as bacias




Questão 9

As rochas podem ser classificadas de acordo com a sua formação. Aquelas que são formadas após a expulsão da lava vulcânica através da erupção, com o rápido resfriamento desta na superfície terrestre, são denominadas:




Questão 10

Minerais muito densos, maleáveis, dúcteis e bons condutores de calor e eletricidade pertencem, caracteristicamente, aos




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. BEATRIZ FERREIRA
    #QT-4875 pq as placas tectônicas são placas no fundo do mar que quando eles se encontram no fundo do oceano elas causas terremotos ou tremores de terra.

Deixe uma resposta