Questões de Geografia - Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões de Geografia, ciência humana que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. 

Questão 1

Leia e analise as informações a seguir:

• Constituído por vegetação caducifólia;
• As duas das espécies mais conhecidas são o pequizeiro e o buriti;
• Na região Nordeste do Brasil ele se apresenta como enclave.

A forma vegetal brasileira que reúne as características apresentadas acima é o (a):

Questão 2

A ordem mundial no século XXI caracteriza-se como

Questão 3

O índice de cor (proporção entre minerais escuros e claros) é um dos atributos para a classificação das rochas ígneas. Nesse sentido, rochas ígneas constituídas por amplo domínio de minerais félsicos (índice de cor < 10) são referidas como

Questão 4

Em um trabalho topográfico, o instrumento que deve ser utilizado para a marcação adequada dos extremos do alinhamento denomina-se

Questão 5

O Brasil adota o horário de verão em diversas regiões do país com o objetivo de economizar energia. Assinale a alternativa na qual está contida a principal razão para que não haja abrangência nacional desse instituto:

Questão 6

No Pará, o ecoturismo, o artesanato e as fazendas de criação de búfalos são atrativos da Ilha

Questão 7

A seguir estão descritas paisagens brasileiras cuja a caracterização é feita pela correlação de clima, vegetação e aproveitamento econômico. Uma não está corretamente caracterizada, identifique-a:

Questão 8

Sobre os mecanismos de formação de bacias sedimentares e a localização dessas com relação às placas tectônicas, tem-se que as bacias

Questão 9

É o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matériasprimas sobre o meio natural. No Brasil, é uma das atividades que menos oferecem empregos, mas uma das que possuem os maiores rendimentos. Isso significa uma área:

Questão 10

A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão o aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. Considerando o tipo de relação entro ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:

Tempo de simulado:
Informar problema Carregando...

Deixe uma resposta