Questões de Geografia – Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões de Geografia, ciência humana que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: Cesgranrio, MPE-GO, IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, FEPESE e outras.

Questão 1

As rochas podem ser classificadas de acordo com a sua formação. Aquelas que são formadas após a expulsão da lava vulcânica através da erupção, com o rápido resfriamento desta na superfície terrestre, são denominadas:




Questão 2

O século XX, no Brasil, foi marcado pelo crescimento das cidades, tanto em número como em área e população. No início do século XXI, o processo de urbanização começou a diminuir, mas a desigualdade e a pobreza são um fato nas cidades brasileiras. A respeito do processo de urbanização no Brasil, assinale a opção correta.




Questão 3

A camada da Terra formada por materiais relativamente leves, ricos em elementos como silício, alumínio, sódio e potássio, denomina-se




Questão 4

As perturbações das rochas podem originar estruturas falhadas ou dobradas. Tendo em vista as partes que constituem as falhas e as dobras, relacione as duas colunas.

Estruturas
I – Falhas
II – Dobras

Partes
P – Fossa ou Gráben
Q – Flanco direito ou esquerdo
R – Eixo ou Charneira
S – Horst ou Muralha

A relação correta entre estruturas e partes é:




Questão 5

Em uma sequência de Vail, o trato de sistemas de mar alto é limitado, na base, pela




Questão 6

Leia com atenção o texto abaixo e em seguida responda a questão proposta, baseando-se exclusivamente nas informações que o texto lhe dá: “As percepções e memória dos indivíduos e dos grupos sociais aos quais as crianças pertencem são, elementos importantes na constituição do saber geográfico”.
Segundo o texto acima, o ensino do saber geográfico nas séries iniciais do ensino fundamental deve:




Questão 7

A atividade industrial no Brasil iniciou-se no final do século XIX. No que se refere aos fatores que tiveram fundamental importância à atividade industrial no Brasil, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I - A acumulação de capitais, proporcionada pela exportação de café, era a principal atividade econômica do país neste período.
II - Houve a substituição gradativa do trabalho escravo pelo trabalho assalariado, devido à imigração de estrangeiros para o país.
III - O mercado consumidor interno fortaleceu-se em consequência do crescimento do número de assalariados.
IV - Nesse período, iniciou-se o processo de industrialização do Brasil, com a produção de bens de consumo duráveis.

A sequência correta é:




Questão 8

Minerais muito densos, maleáveis, dúcteis e bons condutores de calor e eletricidade pertencem, caracteristicamente, aos




Questão 9

O índice de cor (proporção entre minerais escuros e claros) é um dos atributos para a classificação das rochas ígneas. Nesse sentido, rochas ígneas constituídas por amplo domínio de minerais félsicos (índice de cor < 10) são referidas como




Questão 10

A seguir estão descritas paisagens brasileiras cuja a caracterização é feita pela correlação de clima, vegetação e aproveitamento econômico. Uma não está corretamente caracterizada, identifique-a:




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. BEATRIZ FERREIRA
    #QT-4875 pq as placas tectônicas são placas no fundo do mar que quando eles se encontram no fundo do oceano elas causas terremotos ou tremores de terra.

Deixe uma resposta