Questões de Administração - Simulado de Concurso

Preparamos para você uma seleção de questões de Administração que saíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: UNIFAP, UNIFAL, FCC - Fundação Carlos Chagas e outras.

Questão 1

Na administração financeira de empresas, os índices são ferramentas importantes na verificação do atingimento de objetivos determinados. Quando estes últimos fazem referência, direta ou indiretamente, a magnitude financeiras, podem ser utilizados índices para medir resultados dessa natureza. Na análise da situação financeira utiliza-se o índice de

Questão 2

Quanto ao estudo da lei de Improbidade Administrativa podemos enumera três tipos de improbidades. Marque a opção que apresenta CORRETAMENTE esses tipos.

Questão 3

Tendo em vista a base principiológica da orçamentação no direito brasileiro, avalie as assertivas a seguir, usando V para as verdadeiras e F para as falsas:

I – O Princípio da Unidade visa vedar as autorizações de despesas globais, isto é, as despesas devem ser classificadas com um nível de desagregação tal que facilite a análise por parte das pessoas, de tal forma que se possa saber, de forma detalhada, a origem dos recursos e sua aplicação.
II – Princípio da Anualidade ou Periodicidade estabelece que as estimativas de receita e despesas devem referir-se a um período determinado de tempo, em geral, um ano ou o chamado exercício financeiro que é o período de vigência do orçamento.
III – O Princípio da Universalidade prevê que o orçamento público deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada uma das esferas de governo deve existir apenas um só orçamento para o exercício financeiro.
IV – O Princípio da Exclusividade prevê que o orçamento deve conter apenas matéria orçamentária, não incluindo em seu projeto de lei assuntos estranhos.

De cima para baixo, que foi a avaliação das assertivas?

Questão 4

Tratando-se dos atos administrativos, é INCORRETO afirmar que:

Questão 5

Em visita a um estabelecimento de venda de suco de frutas, a vigilância sanitária, verificou que o dono do empreendimento guardava o seu produto em vasilhames que anteriormente foram utilizados em produtos agrotóxicos. Em ato de defesa o dono alegou que lavava os recipientes antes de colocar os sucos. Assustados com o que viram, os fiscais da vigilância resolveram fechar o estabelecimento comercial. No âmbito dos poderes da administração, qual o poder administrativo que se adéqua a atitude da vigilância sanitária? Marque a opção CORRETA.

Questão 6

Segundo o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, a reforma administrativa implementada pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), a partir de 1937, baseava-se nos seguintes princípios:

Questão 7

A abordagem sistêmica assume a visão da organização como um sistema unificado e direcionado de partes inter-relacionadas. Considerando a organização a partir dessa abordagem, pode-se afirmar que uma de suas características é a “entropia negativa”. Assinale a alternativa que apresenta o conceito de entropia negativa.

Questão 8

Existem diversas metodologias que podem ser aplicadas pelas organizações para administração de materiais e gerenciamento de estoques, enfatizando diferentes aspectos ou prioridades. Entre elas, pode-se citar a Classificação XYZ,

Questão 9

Marque a alternativa que corresponde ao conceito de contrato administrativo.

Questão 10

Marque a alternativa que corresponde a conceituação de Ato Administrativo.

Tempo de simulado:
Informar problema Carregando...

Deixe uma resposta