Questões de Administração – Simulado de Concurso

Preparamos para você uma seleção de questões de Administração que saíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: UNIFAP, UNIFAL, FCC – Fundação Carlos Chagas e outras.

Questão 1

Dentre os atos administrativos ordinatórios de maior frequência, o instrumento de que se valem as autoridades para transmitir ordens internas uniformes a seus subordinados é? Assinale a opção CORRETA.




Questão 2

A evolução da abordagem de gestão de pessoas nas organizações denota um alinhamento da área responsável pela administra- ção de recursos humanos com os objetivos estratégicos da entidade, atuando mais fortemente na consultoria e assessoria aos administradores e ficando a cargo destes a condução direta de seus subordinados. Essa divisão de campos de atuação corresponde, respectivamente, a




Questão 3

Tratando-se dos atos administrativos, é INCORRETO afirmar que:




Questão 4

Marque a alternativa CORRETA referente ao conceito do Princípio da Legalidade na Administração Pública.




Questão 5

Considere que determinada sociedade de economia mista pretenda adotar, como metodologia para melhorar a qualidade dos serviços prestados, a gestão estratégica de pessoas por competências. A aplicação desse método de gestão pressupõe, em sua fase inicial,




Questão 6

Suponha que determinada empresa tenha sido aconselhada, por consultores financeiros, a aumentar o seu grau de alavancagem financeira. Isso significa que deverá




Questão 7

Tendo em vista a base principiológica da orçamentação no direito brasileiro, avalie as assertivas a seguir, usando V para as verdadeiras e F para as falsas:

I – O Princípio da Unidade visa vedar as autorizações de despesas globais, isto é, as despesas devem ser classificadas com um nível de desagregação tal que facilite a análise por parte das pessoas, de tal forma que se possa saber, de forma detalhada, a origem dos recursos e sua aplicação.
II – Princípio da Anualidade ou Periodicidade estabelece que as estimativas de receita e despesas devem referir-se a um período determinado de tempo, em geral, um ano ou o chamado exercício financeiro que é o período de vigência do orçamento.
III – O Princípio da Universalidade prevê que o orçamento público deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada uma das esferas de governo deve existir apenas um só orçamento para o exercício financeiro.
IV – O Princípio da Exclusividade prevê que o orçamento deve conter apenas matéria orçamentária, não incluindo em seu projeto de lei assuntos estranhos.

De cima para baixo, que foi a avaliação das assertivas?




Questão 8

É a modalidade de licitação realizada entre interessados previamente registrados, observada a necessária habilitação, convocados com a antecedência mínima prevista na lei, por aviso publicado na imprensa oficial e em jornal particular, contendo as informações essenciais da licitação e o local onde possa ser obtido o edital. Marque a alternativa que corresponde a essa modalidade.




Questão 9

Marque a alternativa que corresponde ao conceito de contrato administrativo.




Questão 10

Segundo o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, a reforma administrativa implementada pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), a partir de 1937, baseava-se nos seguintes princípios:




Tempo de simulado:

3 comentários

  1. Terezinha
    #QT-111 gostaria de saber, se essas questões vão cair em prova Ou se essas são de provas anteriores?

Deixe uma resposta