Questões de Administração - Simulado de Concurso

Preparamos para você uma seleção de questões de Administração que saíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: UNIFAP, UNIFAL, FCC – Fundação Carlos Chagas e outras.

Questão 1

A abordagem sistêmica assume a visão da organização como um sistema unificado e direcionado de partes inter-relacionadas. Considerando a organização a partir dessa abordagem, pode-se afirmar que uma de suas características é a “entropia negativa”. Assinale a alternativa que apresenta o conceito de entropia negativa.

Questão 2

O planejamento cuidadoso de um bom programa de treinamento exige:

I. Que habilidades, conhecimentos e atitudes devem ser objeto de treinamento.
II. Quem deve ser treinado.
III. Como deve realizar-se o treinamento.
IV. Onde, quando e porque deve-se realizar o treinamento.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Questão 3

Considere que o gestor de uma equipe tenha decidido avaliar o desempenho dos seus subordinados a partir da aplicação de uma metodologia consagrada. Referido gestor ficou em dúvida, contudo, entre métodos mais simples de avaliação e outros mais sofisticados. Terminou optando pelo método denominado escala gráfica, o que significa que escolheu uma metodologia

Questão 4

A evolução da abordagem de gestão de pessoas nas organizações denota um alinhamento da área responsável pela administra- ção de recursos humanos com os objetivos estratégicos da entidade, atuando mais fortemente na consultoria e assessoria aos administradores e ficando a cargo destes a condução direta de seus subordinados. Essa divisão de campos de atuação corresponde, respectivamente, a

Questão 5

Joaquim, servidor recém-alocado no setor de compras de determinada Universidade Pública, foi designado Pregoeiro pela autoridade competente, o qual designou, no mesmo ato, sua equipe de apoio. É sabido que ao pregoeiro e à sua equipe de apoio são designadas algumas atribuições. Sendo assim, dentre as alternativas abaixo, aponte aquela em que pelo menos uma das atribuições não compete ao pregoeiro e sua equipe de apoio.

Questão 6

A burocracia, segundo Max Weber (1864-1920), “é uma forma organizada que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos”. Tendo em vista a assertiva de Pinho (1998) de que “Weber finalmente chegaria ao Brasil através do DASP”, verifica-se que, a partir dali, foi implantado no Brasil um modelo burocrático racional, moderno e justificado dentro do espírito revolucionário de conduzir o país a um nível de desenvolvimento até então nunca empreendido. À luz das características principais desse modelo burocrático, não é possível afirmar que o modelo burocrático:

Questão 7

O tratamento diferenciado conferido pela legislação de regência às microempresas e empresas de pequeno porte contempla, no que concerne às contratações com a Administração pública:

I. Preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte, como critério de desempate nas licitações.
II. Obrigatoriedade, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, de cota de até 5% do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte.
III. Exigência aos licitantes de subcontratação de microempresa ou empresa de pequeno porte, que não pode ser afastada sob alegação de prejuízo ao conjunto do objeto a ser contratado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Questão 8

O planejamento sistêmico das metas de longo prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las refere-se ao planejamento

Questão 9

Considere que determinada sociedade de economia mista pretenda adotar, como metodologia para melhorar a qualidade dos serviços prestados, a gestão estratégica de pessoas por competências. A aplicação desse método de gestão pressupõe, em sua fase inicial,

Questão 10

Em relação às três visões sobre a gestão de conflitos nas organizações, expressas por ROBBINS, Stephen Paul (Comportamento Organizacional. 9ª ed. São Paulo):

I. De acordo com a visão tradicional, todo conflito é negativo e, portanto, deve ser evitado, pois resulta de uma falha de comunicação ou falta de confiança entre as pessoas.
II. A visão interacionista propõe que o conflito pode ser uma força positiva, defendendo abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo.
III. Segundo a perspectiva humanista, os conflitos surgem por falta de abertura e de confiança entre as pessoas, resultante de um fracasso dos administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários.
IV. A principal contribuição da abordagem tradicional é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito, o suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo.
V. A abordagem das relações humanas argumenta que o conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

3 comentários

  1. Terezinha
    #QT-111 gostaria de saber, se essas questões vão cair em prova Ou se essas são de provas anteriores?

Deixe uma resposta