Questões de Administração – Simulado de Concurso

Preparamos para você uma seleção de questões de Administração que saíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: UNIFAP, UNIFAL, FCC – Fundação Carlos Chagas e outras.

Questão 1

Na administração financeira de empresas, os índices são ferramentas importantes na verificação do atingimento de objetivos determinados. Quando estes últimos fazem referência, direta ou indiretamente, a magnitude financeiras, podem ser utilizados índices para medir resultados dessa natureza. Na análise da situação financeira utiliza-se o índice de




Questão 2

A Administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Portanto, todos deveriam estudá-la, o que exigiria uma teoria geral da administração que pudesse ser ensinada.

Uma das ideias básicas da função administrativa é a descrita acima, que fora definida por?




Questão 3

É o processo de identificar, dividir e alocar o trabalho. Isso envolve identificar, dividir e agrupar o trabalho a ser realizado; de definir responsabilidades e autoridades e estabelecer as relações entre os grupos, de modo a possibilitar que as pessoas trabalhem eficazmente para atingir os objetivos. (LACOMBE, 2009)

Das funções do administrador, de acordo com o texto acima, estamos falando de:




Questão 4

Com o planejamento financeiro é possível realizar a análise e controle dos recursos que a empresa está gerando, dando ao empreendedor condições de tomar melhores decisões quanto aos investimentos e financiamentos que sua empresa poderá escolher em um determinado período, seja atual ou futuro. Um aspecto relevante que costuma ser abordado em um planejamento financeiro é o denominado “ponto de equilíbrio”, também conhecido como Break-even, que corresponde




Questão 5

Dagoberto, dono de uma renomada empresa e possuidor de vários contratos com a Administração Pública, foi suspenso temporariamente de participar em licitação e impedido de contratar com a Administração, devido à inexecução parcial de um dos contratos vigentes que tem com determinada Universidade Pública. Segundo a Lei 8.666/93, o prazo de suspensão temporária para participar em licitação e impedimento de contratar com a Administração, não será superior a:




Questão 6

Tratando-se dos atos administrativos, é INCORRETO afirmar que:




Questão 7

O planejamento sistêmico das metas de longo prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las refere-se ao planejamento




Questão 8

É a modalidade de licitação realizada entre interessados previamente registrados, observada a necessária habilitação, convocados com a antecedência mínima prevista na lei, por aviso publicado na imprensa oficial e em jornal particular, contendo as informações essenciais da licitação e o local onde possa ser obtido o edital. Marque a alternativa que corresponde a essa modalidade.




Questão 9

Joaquim, servidor recém-alocado no setor de compras de determinada Universidade Pública, foi designado Pregoeiro pela autoridade competente, o qual designou, no mesmo ato, sua equipe de apoio. É sabido que ao pregoeiro e à sua equipe de apoio são designadas algumas atribuições. Sendo assim, dentre as alternativas abaixo, aponte aquela em que pelo menos uma das atribuições não compete ao pregoeiro e sua equipe de apoio.




Questão 10

Suponha que determinada empresa tenha sido aconselhada, por consultores financeiros, a aumentar o seu grau de alavancagem financeira. Isso significa que deverá




Tempo de simulado:

3 comentários

  1. Terezinha
    #QT-111 gostaria de saber, se essas questões vão cair em prova Ou se essas são de provas anteriores?

Deixe uma resposta