Simulado de concurso para Auxiliar de Creche

Simulado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Auxiliar de Creche, com exigência do Ensino Fundamental. Organizadoras: AMEOSC, AMAUC e outras.

Questão 1

A alternativa que completa corretamente o excerto está em:

“Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação _____________________________ (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características”. (RCNEIS, 1998, V.2, p.17)

Questão 2

“A educação infantil deve ser o espaço onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua intervenção nesse mundo.”

Sobre o trecho acima podemos afirmar:

Questão 3

O excerto ora apresentado sintetiza :

“Desde o nascimento, as crianças se orientam prioritariamente para o outro, inicialmente para os adultos próximos, que lhes garantem a sobrevivência, propiciando sua alimentação, higiene, descanso etc. O bebê nasce e cresce, pois, em íntimo contato com o outro, o que lhe possibilita o acesso ao mundo. Ele expressa seu estado de bem ou malestar pelas vocalizações, gestos e posturas que são percebidas, interpretadas e respondidas pelo(s) outro(s), conforme aprenderam em suas experiências na cultura à qual pertencem. Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação afetiva (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características. As pessoas com quem construíram vínculos afetivos estáveis são seus mediadores principais, sinalizando e criando condições para que as crianças adotem condutas, valores, atitudes e hábitos necessários à inserção naquele grupo ou cultura específica.”

Questão 4

Em seu artigo 21, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96 e alterações, dispõe sobre a Composição dos Níveis Escolares, determinando a seguinte organização para a educação brasileira:

Questão 5

Os sujeitos do processo educativo dessa fase do ensino básico devem ter a oportunidade de se sentirem acolhidos, amparados, respeitados pela escola e pelos professores, com base nos princípios de, exceto:

Questão 6

“Segundo as diretrizes nacionais para a educação Infantil, nessa etapa deve-se _______________ o cuidado e a educação, valorizando a aprendizagem para a conquista da cultura da vida, por meio de atividades ___________________ em situações de aprendizagem, formulando proposta pedagógica que considere o currículo como conjunto de experiências em que se articulam saberes da experiência e socialização do conhecimento em seu ___________________.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Questão 7

Não é um fator essencial que deve ser observado durante a manipulação e preparação de alimentos:

Questão 8

Segundo as diretrizes da educação infantil, às unidades de educação infantil devem definir, em seu Projeto Político Pedagógico, utilizando como base:

Questão 9

Considerando os estágios do desenvolvimento humano, Piaget nos apresenta quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Assinale as alternativas que indicam os períodos de desenvolvimento humano segundo Piaget:

I - Período Sensório-motor;
II - Período Pré-operatório;
III - Período Afetivo social;
IV - Período Operações concretas;
V - Período Operações formais;
VI - Período Interacional;

A resposta CORRETA está em:

Questão 10

Uma boa parte dos especialistas que se debruçaram sobre a questão do desenvolvimento classificam, a primeira de sua fase de:

Tempo de simulado: