Simulado de concurso para Fiscal Sanitário

Prepare-se para Provas Objetivas de concurso público para o cargo de Fiscal Sanitário, que exige ensino médio. Simulado com questões especificas de provas das organizadoras: CETREDE, Crescer Consultorias e outras.

Questão 1

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA em relação às atitudes éticas no ambiente de trabalho.

Questão 2

A Lei que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é a Lei nº

Questão 3

Sobre o saneamento básico, assinale a alternativa incorreta.

Questão 4

São obrigações das empresas de desratização, desinsetização, desinfestação e imunização de ambientes privados ou públicos, exceto:

Questão 5

Todos os estabelecimentos que desenvolvem seus trabalhos na área de alimentos requerem cuidados com controle da temperatura, acondicionamento correto e validade dos produtos. Sobre boas práticas para manipulação e condicionamento de alimentos, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Secar bem as mãos após a lavagem, usando papel-toalha ou outro sistema de secagem eficiente.
( ) Manter a geladeira abaixo de 5ºC e balcão de self-service acima de 30ºC.
( ) Usar somente água potável para o preparo dos alimentos e do gelo.
( ) Usar cabelos presos e cobertos com redes ou toucas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Questão 6

Quantas equipes de saúde da família são necessárias para atender a um município de 100.000 habitantes?

Questão 7

A operacionalização da vigilância epidemiológica compreende um ciclo de funções específicas e intercomplementares. NÃO é uma função da vigilância epidemiológica:

Questão 8

Se um fiscal entra em uma área de produção e notifica, como erro, não possuir lixeiras brancas e sim pretas em perfeito estado e dotadas de tampas acionadas sem contato manual e determina, no termo de notificação, que DEVE ser providenciada a troca das lixeiras pretas, por brancas, DETERMINANDO com seu “poder de polícia” que as mesmas DEVEM ser brancas, ele está baseado em qual lei?

Questão 9

Sobre a infraestrutura dos serviços de saúde, assinale a alternativa incorreta.

Questão 10

“O drama de Betinho, em 5 de julho de 1997. O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, é internado, num hospital do Rio de Janeiro, com infecção geral. 25 dias de internação e ele pede para voltar para casa, onde falece no dia 9 de agosto. Betinho contraiu o vírus da Aids numa das tantas transfusões de sangue a que se submeteu. O sangue estava contaminado. Hemofílicos têm um defeito genético na coagulação do sangue e precisam de transfusões de sangue rotineiramente. Betinho tornou-se um símbolo de cidadania e resistência. Calmo, sereno, de humor vivo, ele perdeu dois irmãos (Henfil e César Mário) num período de três meses. Mas não sucumbiu. Foi uma das mais importantes personalidades do nosso tempo. A morte de Betinho e de tantos hemofílicos é um dos indicativos da necessidade e urgência do controle da qualidade do sangue no Brasil.” (Cartilha Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa). São muitos os riscos que devem ser controlados pela Vigilância Sanitária. Sobre esses riscos, relacione a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Riscos ambientais.
II. Riscos ocupacionais.
III. Riscos sociais.
IV. Riscos iatrogênicos.
V. Riscos institucionais.

COLUNA B

( ) Água (consumo e mananciais hídricos), esgoto, lixo (doméstico, industrial, hospitalar), vetores e transmissores de doenças (mosquitos, barbeiro,) poluição do ar, do solo e de recursos hídricos, transporte de produtos perigosos etc.
( ) Transporte, alimentos, substâncias psicoativas, violências, grupos vulneráveis e necessidades básicas insatisfeitas.
( ) Processo de produção, substâncias, intensidades, carga horária, ritmo e ambiente de trabalho.
( ) Creches, escolas, clubes, hotéis, motéis, portos, aeroportos, fronteiras, estações ferroviárias e rodoviárias, salão de beleza, saunas etc.
( ) Decorrentes de tratamento médico e uso de serviços de saúde, medicamentos, infecção hospitalar, sangue e hemoderivados, radiações ionizantes, tecnologias médico sanitárias, procedimentos e serviços de saúde.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Tempo de simulado: