Simulado de concurso para Engenheiro Eletricista

Simulado para você se preparar para concursos públicos. Responda questões de Provas Objetivas realizadas em concursos públicos para a função de Engenheiro Eletricista, de nível superior. Organizadora: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

A principal lógica de proteção digital aplicada a grandes transformadores de potência é a diferencial. Sobre este método de proteção, analise as sentenças abaixo indicando-as como Verdadeiro (V) ou Falso (F).

I. A lógica diferencial determina a incidência de faltas através da análise das correntes de entrada e saída no primário e secundário do transformador.
II. O defasamento de fases nos enrolamentos do transformador não afeta a lógica diferencial de proteção.
III. A identificação de falta através da subtração do módulo das correntes do primário e do secundário de um transformador acusa como falta apenas curtos-circuitos externos à máquina.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para as avaliações das afirmações I, II e III, respectivamente.

Questão 2

Em 2016, o governo brasileiro assinou um decreto que permitiu a migração das rádios difusoras AM para a faixa de FM. A respeito dessa migração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As emissoras que operam na faixa de FM possuem melhor qualidade de áudio, porém com uma ocupação maior de banda que o sinal AM.
( ) Os sinais de rádio AM sofrem menos com interferências provenientes de aparelhos elétricos, raios solares, tempestades, pois trabalham numa faixa inferior do espectro eletromagnético.
( ) Para uma mesma potência transmitida, os sinais de rádio AM possuem maior cobertura que os sinais de rádio FM.

Assinale a sequência correta.

Questão 3

QUESTÃO 29
Sobre acionamentos de motores com inversor de frequência, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O controle de velocidade dos motores com rotor em curto-circuito é possível com o uso dos inversores de frequência que são equipamentos constituídos basicamente por um retificador e um inversor.
( ) Em operação com velocidade inferior à nominal, a maioria dos motores de indução utilizados é do tipo rotor em gaiola de esquilo com autoventilação.
( ) Pode-se alimentar motor de pequena potência, isto é, não superior a 3 cv, através de inversores de frequência trifásicos utilizando-se um sistema monofásico.
( ) Em operação com velocidade superior à nominal, a tensão é ajustada no seu valor nominal enquanto a frequência é incrementada, devendo ser limitada pelo conjugado máximo do motor e pelos esforços mecânicos das partes móveis do motor.
Assinale a sequência correta.

Questão 4

Assinale a alternativa que corretamente descreve o circuito apresentado na ilustração abaixo:
dssd

Questão 5

Sobre Qualidade da Energia Elétrica, analise as afirmativas.

I - A determinação da qualidade da tensão do sistema de distribuição quanto à flutuação de tensão tem por objetivo avaliar o incômodo provocado pelo efeito da cintilação luminosa no consumidor, que tenha em sua unidade consumidora pontos de iluminação alimentados em baixa tensão.
II - O sistema de distribuição e as instalações de geração conectadas ao mesmo devem, em condições normais de operação e em regime permanente, operar dentro dos limites de frequência situados entre 59,9 Hz e 60,1 Hz.
III - Variações de tensão de curta duração (VTCD) são desvios significativos na amplitude do valor eficaz da tensão durante um intervalo de tempo inferior a três segundos.
IV - O desequilíbrio de tensão é o fenômeno caracterizado por qualquer diferença verificada nas amplitudes entre as três tensões de fase de um determinado sistema trifásico e/ou na defasagem elétrica de 120° entre as tensões de fase do mesmo sistema.

Estão corretas as afirmativas

Questão 6

O método de componentes simétricas é largamente empregado na análise de sistemas de potência polifásicos, especialmente no cálculo de curto-circuito. Assinale a alternativa que descreve corretamente esta ferramenta.

Questão 7

O código de Gray é empregado atualmente em circuitos sequenciais digitais visto que a menor variação possível de bits entre um estado e outro contribui para a redução da latência. Sabendo que o número 1110 está codificado no formato proposto por Frank Gray, assinale a alternativa que apresenta o valor correspondente deste número em formato decimal.

Questão 8

Uma fábrica comprou um motor de indução de 220 V, 15 CV e quatro polos. A frequência de operação do equipamento é 60 Hz, com escorregamento de plena carga de 5%. Ao ser instalado, o motor foi ligado em Y. Assinale a alternativa que apresenta a velocidade do rotor desse motor, quando com carga nominal.

Questão 9

A seguir são apresentados 4 símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais.
imagem
Qual alternativa apresenta as descrições dos símbolos, na ordem em que são apresentados (a), (b), (c) e (d)?

Questão 10

Acerca dos serviços de Comunicação Móvel 4G e do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), assinale a afirmativa INCORRETA.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta