Simulado de concurso para Auxiliar de Creche

Simulado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Auxiliar de Creche, com exigência do Ensino Fundamental. Organizadoras: AMEOSC – Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, AMAUC – Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense e outras.

Questão 1

Seguindo o disposto no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998, com relação ao Sono e Repouso é INCORRETO afirmar:

Questão 2

Não é um fator essencial que deve ser observado durante a manipulação e preparação de alimentos:

Questão 3

“O brincar é atividade __________________ para crianças pequenas, é brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se ______________________ em um contexto ___________________.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Questão 4

O excerto ora apresentado sintetiza :

“Desde o nascimento, as crianças se orientam prioritariamente para o outro, inicialmente para os adultos próximos, que lhes garantem a sobrevivência, propiciando sua alimentação, higiene, descanso etc. O bebê nasce e cresce, pois, em íntimo contato com o outro, o que lhe possibilita o acesso ao mundo. Ele expressa seu estado de bem ou malestar pelas vocalizações, gestos e posturas que são percebidas, interpretadas e respondidas pelo(s) outro(s), conforme aprenderam em suas experiências na cultura à qual pertencem. Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação afetiva (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características. As pessoas com quem construíram vínculos afetivos estáveis são seus mediadores principais, sinalizando e criando condições para que as crianças adotem condutas, valores, atitudes e hábitos necessários à inserção naquele grupo ou cultura específica.”

Questão 5

Os sujeitos do processo educativo dessa fase do ensino básico devem ter a oportunidade de se sentirem acolhidos, amparados, respeitados pela escola e pelos professores, com base nos princípios de, exceto:

Questão 6

“Segundo as diretrizes nacionais para a educação Infantil, nessa etapa deve-se _______________ o cuidado e a educação, valorizando a aprendizagem para a conquista da cultura da vida, por meio de atividades ___________________ em situações de aprendizagem, formulando proposta pedagógica que considere o currículo como conjunto de experiências em que se articulam saberes da experiência e socialização do conhecimento em seu ___________________.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Questão 7

As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil afirmam:

I - Na etapa da vida que corresponde ao Ensino Fundamental, o estatuto de cidadão vai se definindo gradativamente conforme o educando vai se assumindo a condição um sujeito de direitos;
II - As crianças, quase sempre, percebem os sentido das transformações corporais e culturais, afetivo emocionais, sociais, pelas quais passam.

Sobre os itens acima:

Questão 8

O Estatuto da Criança e do Adolescente deliberado pela Lei 8.069 de 1990 e alterações, prevê em seu artigo 3º que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento:

Questão 9

Em seu artigo 21, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96 e alterações, dispõe sobre a Composição dos Níveis Escolares, determinando a seguinte organização para a educação brasileira:

Questão 10

“A educação infantil deve ser o espaço onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua intervenção nesse mundo.”

Sobre o trecho acima podemos afirmar:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

5 comentários

  1. ÃNDREA
    #QT-1815 se no dia da prova eu não ficar nervosa vou me sair bem com fé em Deus
  2. DENISE
    Acertei 70% posso melhorar😉
  3. Lilian
    foi o primeiro mas vou melhorar
  4. Skiller
    Cara , no ultimo concurso desse , acho que foi em 2016/17 , sei lá ... eu fiz só para ver qual é que era... Agora que vai ter outro , vou fazer sério e com o estudo do último , guardei 70% do conteúdo... kkk fiz 70% nesse simulado ! agora vou preencher os outros 30% no primeiro simulado e fiz 80% no segundo , sendo que errei 2 por falta de atenção... Boa!

Deixe uma resposta