Simulado de concurso para Agente Cultural

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Agente Cultural, que exige ensino médio. Organizadoras: FUMARC, BIO-RIO e outras.

Questão 1

Um importante mecanismo de apoio à cultura é dado a Lei no 8313 de 1991, que instituiu o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa Lei é conhecida como a Lei:




Questão 2

“O fato de ser alferes influiu para transformar-me em conspirador, levado a tanto que fui pelas injustiças que sofri, preterido sempre nas promoções a que tinha direito. Uni as minhas frustrações às do povo, que eram maiores, e foi assim que a idéia de libertação tomou conta de mim”. Essa fala, atribuída a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, durante os interrogatórios da Conjuração Mineira de 1789, faz parte do documento conhecido como:




Questão 3

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu e morreu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, por volta de 1730-1814, tendo construído uma rica obra artística que engloba diversos objetos religiosos na cidade. As obras citadas abaixo são de sua autoria. Assinale a que NÃO está localizada na cidade de Ouro Preto:




Questão 4

Sobre os museus de Ouro Preto, assinale a afirmativa INCORRETA:




Questão 5

Ana Mãe Barbosa desenvolveu, na década de 1980, sua proposta triangular para o ensino de arte, que se apóia em três abordagens par a construção do conhecimento em arte. São elas:




Questão 6

São museus de Ouro Preto:




Questão 7

Avalie se constituem bens culturais brasileiros os itens a seguir:

I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Estão corretos os itens:




Questão 8

Leia as afirmativas sobre Ouro Preto:

I. Em 5 de setembro de 2011, Ouro Preto comemorou 31 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade.
II. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1980.
III. A cidade histórica foi a primeira no Brasil a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Sobre as três afirmativas acima, assinale a afirmação correta:




Questão 9

O Motim de Vila Rica, ocorrido em 1720, na Capitania de Minas Gerais, foi deflagrado contra a implantação das Casas de Fundição em Vila Rica, Vila Real do Sabará, Vila do Príncipe e São João Del-Rei. A revolta, liderada por mineradores, foi brutalmente reprimida pelo governador da capitania, o Conde de Assumar. Um dos líderes do movimento foi preso e enforcado e teve o corpo esquartejado e arrastado por um cavalo pelas ruas de Vila Rica. Numa pintura, o artista acadêmico Antônio Parreiras (1869-1937) representou o julgamento desse líder, apresentando-o de forma altiva e desafiadora em relação às autoridades portuguesas. A importância desse minerador, líder do movimento, é tão grande, que o Motim de Vila Rica é também conhecido como:




Questão 10

Um evento idealizado pelo guitarrista Toninho Horta e realizado em Ouro Preto, no ano de 1986, trouxe à cidade músicos, artistas e estudiosos de todo o Brasil, que ofereceram à população grande variedade de shows, oficinas e cursos, durante todo o mês de julho. Assinale o nome deste evento:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta