Simulado de concurso para Agente Cultural

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Agente Cultural, que exige ensino médio. Organizadoras: FUMARC, BIO-RIO e outras.

Questão 1

O Motim de Vila Rica, ocorrido em 1720, na Capitania de Minas Gerais, foi deflagrado contra a implantação das Casas de Fundição em Vila Rica, Vila Real do Sabará, Vila do Príncipe e São João Del-Rei. A revolta, liderada por mineradores, foi brutalmente reprimida pelo governador da capitania, o Conde de Assumar. Um dos líderes do movimento foi preso e enforcado e teve o corpo esquartejado e arrastado por um cavalo pelas ruas de Vila Rica. Numa pintura, o artista acadêmico Antônio Parreiras (1869-1937) representou o julgamento desse líder, apresentando-o de forma altiva e desafiadora em relação às autoridades portuguesas. A importância desse minerador, líder do movimento, é tão grande, que o Motim de Vila Rica é também conhecido como:




Questão 2

Surgido na Conjuração Mineira de 1789, Tiradentes é um dos heróis mais lembrados pela população brasileira. Sua importância está registrada em diversas linguagens artísticas, como a literatura, a escultura e a pintura. São exemplos de obras que perpetuam o mito Tiradentes, EXCETO:




Questão 3

Em 2011, Ouro Preto completou 300 anos. Fundada a 8 de julho de 1711, pelo governador da recém-criada Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, ela recebeu, na época, o nome de:




Questão 4

Avalie se constituem bens culturais brasileiros os itens a seguir:

I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Estão corretos os itens:




Questão 5

Leia as afirmativas sobre Ouro Preto:

I. Em 5 de setembro de 2011, Ouro Preto comemorou 31 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade.
II. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1980.
III. A cidade histórica foi a primeira no Brasil a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Sobre as três afirmativas acima, assinale a afirmação correta:




Questão 6

“O ensino da arte constituirá componente curricular ___________, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos". "A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem _________ a esse saber.”

As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:




Questão 7

Avalie se as seguintes atividades podem ser consideradas projetos culturais e artísticos, para fins de aplicação de recursos do FICART, de acordo com a Lei no 8313 de 23 de dezembro de 199:

I - Produção comercial de vídeos.
II - Produção comercial de espetáculos teatrais.
III - Produção comercial de espetáculos musicais.
IV - Construção de espaço destinado a atividades com objetivos culturais, de propriedade de entidades sem fins lucrativos.
V - Construção de espaços destinados à prática de cultos religiosos.

Podem de fato ser considerados projetos culturais e artísticos:




Questão 8

“O fato de ser alferes influiu para transformar-me em conspirador, levado a tanto que fui pelas injustiças que sofri, preterido sempre nas promoções a que tinha direito. Uni as minhas frustrações às do povo, que eram maiores, e foi assim que a idéia de libertação tomou conta de mim”. Essa fala, atribuída a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, durante os interrogatórios da Conjuração Mineira de 1789, faz parte do documento conhecido como:




Questão 9

No campo da música erudita do período colonial brasileiro, destaca-se um compositor nascido em Vila Rica. Fagotista, cantor e timbaleiro do Regimento de Dragões, foi colega de Tiradentes. Atuou como regente, na Matriz do Pilar. Pertenceu às irmandades da Boa Morte de Nossa Senhora da Conceição e de São José dos Homens Pardos, e à Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula. De sua produção, restam apenas oito obras identificadas, cinco delas preservadas em manuscritos, e se destacam as Matinas Spiritus Domini (1795), para oito vozes e orquestra de câmara, e a Novena de Nossa Senhora do Pilar (1789) a quatro vozes, violinos, viola, trompas e baixo, em homenagem à padroeira de Ouro Preto. Esse compositor foi:




Questão 10

O Plano Nacional de Cultura visa ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem às seguintes metas, EXCETO uma. Assinale-a:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta