Simulado de concurso para Agente Cultural

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Agente Cultural, que exige ensino médio. Organizadoras: FUMARC, BIO-RIO e outras.

Questão 1

Avalie se constituem bens culturais brasileiros os itens a seguir:

I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Estão corretos os itens:




Questão 2

Em 2007, o Grupo Memória Arquitetura, considerando que o centro histórico de Ouro Preto é muito conhecido, divulgado e estudado, porém a área rural, com um acervo enorme de bens culturais, é desconhecida e pouco protegida, fez o “Inventário das Festas Religiosas dos Distritos de Ouro Preto”. A pesquisa registrou 25 festas em 12 distritos e 10 povoados de Ouro Preto. Qual festa, listada abaixo, NÃO está entre elas:




Questão 3

O mecanismo através do qual o Ministério da Cultura pode conceder prêmios, apoiar a realização de intercâmbios culturais e outros programas divulgados por edital, apoiar propostas que não se enquadrem em programas específicos, mas que tenham afinidade com as políticas públicas e relevância para o contexto onde irão se realizar (demanda espontânea) é o:




Questão 4

No campo da música erudita do período colonial brasileiro, destaca-se um compositor nascido em Vila Rica. Fagotista, cantor e timbaleiro do Regimento de Dragões, foi colega de Tiradentes. Atuou como regente, na Matriz do Pilar. Pertenceu às irmandades da Boa Morte de Nossa Senhora da Conceição e de São José dos Homens Pardos, e à Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula. De sua produção, restam apenas oito obras identificadas, cinco delas preservadas em manuscritos, e se destacam as Matinas Spiritus Domini (1795), para oito vozes e orquestra de câmara, e a Novena de Nossa Senhora do Pilar (1789) a quatro vozes, violinos, viola, trompas e baixo, em homenagem à padroeira de Ouro Preto. Esse compositor foi:




Questão 5

Um episódio marcante na história de Ouro Preto, então chamada Vila Rica, foi a Conjuração Mineira de 1789, desencadeada pelos fatores listados abaixo, EXCETO:




Questão 6

Sobre os museus de Ouro Preto, assinale a afirmativa INCORRETA:




Questão 7

Por meio de incentivos fiscais, titulares de iniciativas que não se enquadram nos programas do Ministério da Cultura e nas políticas públicas traçadas em determinado período, mas que têm consistência e relevância para competir no mercado, podem buscar apoio junto a _________ e ___________, que por sua vez terão benefícios fiscais sobre o valor incentivado. As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:




Questão 8

O Plano Nacional de Cultura visa ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem às seguintes metas, EXCETO uma. Assinale-a:




Questão 9

Ana Mãe Barbosa desenvolveu, na década de 1980, sua proposta triangular para o ensino de arte, que se apóia em três abordagens par a construção do conhecimento em arte. São elas:




Questão 10

A Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matozinhos, destaque nas festividades de Ouro Preto desde 1932, já teve a alcunha de Banda do Amarelão, pela tonalidade de seu uniforme caqui. Atualmente, ela é conhecida pela população da cidade como banda




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta