Simulado de concurso para Agente Cultural

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Agente Cultural, que exige ensino médio. Organizadoras: FUMARC, BIO-RIO e outras.

Questão 1

Avalie se as atividades a seguir são consideradas artísticas:

I - Pintura.
II - Escultura.
III - Arquitetura.
IV - Música.
V - Teatro.
VI - Dança.
VII - Cinema.
VIII - Fotografia.

São de fato consideradas formas de expressão artística:

Questão 2

Um evento idealizado pelo guitarrista Toninho Horta e realizado em Ouro Preto, no ano de 1986, trouxe à cidade músicos, artistas e estudiosos de todo o Brasil, que ofereceram à população grande variedade de shows, oficinas e cursos, durante todo o mês de julho. Assinale o nome deste evento:

Questão 3

Em 2011, Ouro Preto completou 300 anos. Fundada a 8 de julho de 1711, pelo governador da recém-criada Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, ela recebeu, na época, o nome de:

Questão 4

Uma questão central no debate acerca da cultura é a necessidade de se universalizar o acesso dos brasileiros à produção cultural, bem como sua inserção no mundo dos espaços de disseminação da arte e da cultura. Avalie então, se, sob esse enfoque, as propostas de ações a seguir são importantes:

I - Incentivar a formação e a manutenção de grupos e organizações coletivas de pesquisa, produção e difusão das artes e expressões culturais, especialmente em locais habitados por comunidades afro-brasileiras, indígenas e de outros grupos marginalizados.
II - Estimular atividades de capacitação de índios, grupos artísticos populares, afro-brasileiros e quilombolas e outras comunidades marginalizadas, para a elaboração, proposição e execução de projetos culturais.
III - Incentivar e fomentar a realização de festivais, feiras, festas, mostras, semanas, apresentações, encontros e programas itinerantes de produção artística e cultural. Estimular a difusão de conteúdos relacionados a esses eventos nas emissoras de radiodifusão e na indústria editorial.
IV - Fomentar os circuitos artísticos e culturais de rua, com destaque para o teatro e a dança. Promover mostras municipais, estaduais e regionais dessa produção, assegurando espaço para os grupos e coletivos estudantis e amadores.
V - Apoiar a execução pública e ao vivo da música popular, erudita e de concerto. Estimular a inclusão de obras de autores brasileiros nas apresentações de bandas, corais, orquestras e outros grupos.
VI - Estabelecer programas de estímulo ao acesso de crianças e jovens aos bens culturais de suas comunidades, por meio da oferta de transporte, descontos e ingressos gratuitos e a realização de atividades pelas escolas, como oficinas, visitas a museus, excursões ao cinema e ao teatro.

Estão corretas as ações:

Questão 5

Em 2011, a Prefeitura de Ouro Preto realizou a 10ª edição de um evento que já se consagrou no calendário da cidade, quando Ouro Preto se transforma na capital internacional de determinado gênero musical, com shows de artistas nacionais e internacionais. O nome do evento é:

Questão 6

No campo da música erudita do período colonial brasileiro, destaca-se um compositor nascido em Vila Rica. Fagotista, cantor e timbaleiro do Regimento de Dragões, foi colega de Tiradentes. Atuou como regente, na Matriz do Pilar. Pertenceu às irmandades da Boa Morte de Nossa Senhora da Conceição e de São José dos Homens Pardos, e à Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula. De sua produção, restam apenas oito obras identificadas, cinco delas preservadas em manuscritos, e se destacam as Matinas Spiritus Domini (1795), para oito vozes e orquestra de câmara, e a Novena de Nossa Senhora do Pilar (1789) a quatro vozes, violinos, viola, trompas e baixo, em homenagem à padroeira de Ouro Preto. Esse compositor foi:

Questão 7

O Motim de Vila Rica, ocorrido em 1720, na Capitania de Minas Gerais, foi deflagrado contra a implantação das Casas de Fundição em Vila Rica, Vila Real do Sabará, Vila do Príncipe e São João Del-Rei. A revolta, liderada por mineradores, foi brutalmente reprimida pelo governador da capitania, o Conde de Assumar. Um dos líderes do movimento foi preso e enforcado e teve o corpo esquartejado e arrastado por um cavalo pelas ruas de Vila Rica. Numa pintura, o artista acadêmico Antônio Parreiras (1869-1937) representou o julgamento desse líder, apresentando-o de forma altiva e desafiadora em relação às autoridades portuguesas. A importância desse minerador, líder do movimento, é tão grande, que o Motim de Vila Rica é também conhecido como:

Questão 8

Sobre os museus de Ouro Preto, assinale a afirmativa INCORRETA:

Questão 9

Leia as afirmativas sobre Ouro Preto:

I. Em 5 de setembro de 2011, Ouro Preto comemorou 31 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade.
II. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1980.
III. A cidade histórica foi a primeira no Brasil a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Sobre as três afirmativas acima, assinale a afirmação correta:

Questão 10

Onde se localiza, em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência?

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta