Simulado de concurso para Agente Cultural

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Agente Cultural, que exige ensino médio. Organizadoras: FUMARC, BIO-RIO e outras.

Questão 1

Um episódio marcante na história de Ouro Preto, então chamada Vila Rica, foi a Conjuração Mineira de 1789, desencadeada pelos fatores listados abaixo, EXCETO:

Questão 2

Avalie se as atividades a seguir são consideradas artísticas:

I - Pintura.
II - Escultura.
III - Arquitetura.
IV - Música.
V - Teatro.
VI - Dança.
VII - Cinema.
VIII - Fotografia.

São de fato consideradas formas de expressão artística:

Questão 3

“O fato de ser alferes influiu para transformar-me em conspirador, levado a tanto que fui pelas injustiças que sofri, preterido sempre nas promoções a que tinha direito. Uni as minhas frustrações às do povo, que eram maiores, e foi assim que a idéia de libertação tomou conta de mim”. Essa fala, atribuída a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, durante os interrogatórios da Conjuração Mineira de 1789, faz parte do documento conhecido como:

Questão 4

Avalie se constituem bens culturais brasileiros os itens a seguir:

I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Estão corretos os itens:

Questão 5

Por meio de incentivos fiscais, titulares de iniciativas que não se enquadram nos programas do Ministério da Cultura e nas políticas públicas traçadas em determinado período, mas que têm consistência e relevância para competir no mercado, podem buscar apoio junto a _________ e ___________, que por sua vez terão benefícios fiscais sobre o valor incentivado. As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:

Questão 6

A cidade de Ouro Preto:

Questão 7

Em 2011, a Prefeitura de Ouro Preto realizou a 10ª edição de um evento que já se consagrou no calendário da cidade, quando Ouro Preto se transforma na capital internacional de determinado gênero musical, com shows de artistas nacionais e internacionais. O nome do evento é:

Questão 8

Entre os participantes da Conjuração Mineira, havia três poetas. Qual poeta citado abaixo NÃO participou do movimento de 1789?

Questão 9

Uma questão central no debate acerca da cultura é a necessidade de se universalizar o acesso dos brasileiros à produção cultural, bem como sua inserção no mundo dos espaços de disseminação da arte e da cultura. Avalie então, se, sob esse enfoque, as propostas de ações a seguir são importantes:

I - Incentivar a formação e a manutenção de grupos e organizações coletivas de pesquisa, produção e difusão das artes e expressões culturais, especialmente em locais habitados por comunidades afro-brasileiras, indígenas e de outros grupos marginalizados.
II - Estimular atividades de capacitação de índios, grupos artísticos populares, afro-brasileiros e quilombolas e outras comunidades marginalizadas, para a elaboração, proposição e execução de projetos culturais.
III - Incentivar e fomentar a realização de festivais, feiras, festas, mostras, semanas, apresentações, encontros e programas itinerantes de produção artística e cultural. Estimular a difusão de conteúdos relacionados a esses eventos nas emissoras de radiodifusão e na indústria editorial.
IV - Fomentar os circuitos artísticos e culturais de rua, com destaque para o teatro e a dança. Promover mostras municipais, estaduais e regionais dessa produção, assegurando espaço para os grupos e coletivos estudantis e amadores.
V - Apoiar a execução pública e ao vivo da música popular, erudita e de concerto. Estimular a inclusão de obras de autores brasileiros nas apresentações de bandas, corais, orquestras e outros grupos.
VI - Estabelecer programas de estímulo ao acesso de crianças e jovens aos bens culturais de suas comunidades, por meio da oferta de transporte, descontos e ingressos gratuitos e a realização de atividades pelas escolas, como oficinas, visitas a museus, excursões ao cinema e ao teatro.

Estão corretas as ações:

Questão 10

Um importante mecanismo de apoio à cultura é dado a Lei no 8313 de 1991, que instituiu o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa Lei é conhecida como a Lei:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta