Simulado de concurso para Agente Cultural

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Agente Cultural, que exige ensino médio. Organizadoras: FUMARC, BIO-RIO e outras.

Questão 1

Entre os participantes da Conjuração Mineira, havia três poetas. Qual poeta citado abaixo NÃO participou do movimento de 1789?




Questão 2

O Plano Nacional de Cultura visa ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem às seguintes metas, EXCETO uma. Assinale-a:




Questão 3

Em 2011, Ouro Preto completou 300 anos. Fundada a 8 de julho de 1711, pelo governador da recém-criada Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, ela recebeu, na época, o nome de:




Questão 4

“O fato de ser alferes influiu para transformar-me em conspirador, levado a tanto que fui pelas injustiças que sofri, preterido sempre nas promoções a que tinha direito. Uni as minhas frustrações às do povo, que eram maiores, e foi assim que a idéia de libertação tomou conta de mim”. Essa fala, atribuída a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, durante os interrogatórios da Conjuração Mineira de 1789, faz parte do documento conhecido como:




Questão 5

Onde se localiza, em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência?




Questão 6

Uma questão central no debate acerca da cultura é a necessidade de se universalizar o acesso dos brasileiros à produção cultural, bem como sua inserção no mundo dos espaços de disseminação da arte e da cultura. Avalie então, se, sob esse enfoque, as propostas de ações a seguir são importantes:

I - Incentivar a formação e a manutenção de grupos e organizações coletivas de pesquisa, produção e difusão das artes e expressões culturais, especialmente em locais habitados por comunidades afro-brasileiras, indígenas e de outros grupos marginalizados.
II - Estimular atividades de capacitação de índios, grupos artísticos populares, afro-brasileiros e quilombolas e outras comunidades marginalizadas, para a elaboração, proposição e execução de projetos culturais.
III - Incentivar e fomentar a realização de festivais, feiras, festas, mostras, semanas, apresentações, encontros e programas itinerantes de produção artística e cultural. Estimular a difusão de conteúdos relacionados a esses eventos nas emissoras de radiodifusão e na indústria editorial.
IV - Fomentar os circuitos artísticos e culturais de rua, com destaque para o teatro e a dança. Promover mostras municipais, estaduais e regionais dessa produção, assegurando espaço para os grupos e coletivos estudantis e amadores.
V - Apoiar a execução pública e ao vivo da música popular, erudita e de concerto. Estimular a inclusão de obras de autores brasileiros nas apresentações de bandas, corais, orquestras e outros grupos.
VI - Estabelecer programas de estímulo ao acesso de crianças e jovens aos bens culturais de suas comunidades, por meio da oferta de transporte, descontos e ingressos gratuitos e a realização de atividades pelas escolas, como oficinas, visitas a museus, excursões ao cinema e ao teatro.

Estão corretas as ações:




Questão 7

Surgido na Conjuração Mineira de 1789, Tiradentes é um dos heróis mais lembrados pela população brasileira. Sua importância está registrada em diversas linguagens artísticas, como a literatura, a escultura e a pintura. São exemplos de obras que perpetuam o mito Tiradentes, EXCETO:




Questão 8

São museus de Ouro Preto:




Questão 9

No campo da música erudita do período colonial brasileiro, destaca-se um compositor nascido em Vila Rica. Fagotista, cantor e timbaleiro do Regimento de Dragões, foi colega de Tiradentes. Atuou como regente, na Matriz do Pilar. Pertenceu às irmandades da Boa Morte de Nossa Senhora da Conceição e de São José dos Homens Pardos, e à Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula. De sua produção, restam apenas oito obras identificadas, cinco delas preservadas em manuscritos, e se destacam as Matinas Spiritus Domini (1795), para oito vozes e orquestra de câmara, e a Novena de Nossa Senhora do Pilar (1789) a quatro vozes, violinos, viola, trompas e baixo, em homenagem à padroeira de Ouro Preto. Esse compositor foi:




Questão 10

Em 2011, a Prefeitura de Ouro Preto realizou a 10ª edição de um evento que já se consagrou no calendário da cidade, quando Ouro Preto se transforma na capital internacional de determinado gênero musical, com shows de artistas nacionais e internacionais. O nome do evento é:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta