Questões de Química – Simulado de Concurso

Confira e responda uma seleção de questões de Química, ciência que estuda a composição, estrutura e propriedades da matéria. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos.

Questão 1

Uma vez que entalpia (H) é uma função de estado, ∆H depende apenas dos estados inicial e final do sistema. A variação de entalpia de um processo é a mesma se o processo for realizado em uma etapa ou em uma série de etapas. Com base nisso, considere a transformação do carbono grafita em carbono diamante. Sabendo que a entalpia de combustão da grafita é -393,5 kJ mol-1 , e que a entalpia de combustão do diamante é -395,4 kJ mol-1 , qual é a entalpia de conversão, em kJ mol-1 , de 2 mols de grafita em diamante?




Questão 2

Analisando as conformações, verifica‐se que a posição equatorial do grupo OH na estrutura do ciclohexanol é preferencial no solvente isopropanol (CH3CHOHCH3) diferentemente da posição axial. Pode‐se afirmar, dentre as opções, que o fenômeno de estabilidade da posição equatorial do grupo hidroxila é atribuído




Questão 3

A concentração dos vapores oriundos de uma solução ideal contendo dois ou mais componentes voláteis pode ser diferente das concentrações dos componentes em solução. Assim, as pressões parciais dos vapores acima da solução serão dadas pela Lei de Raoult, e a pressão vapor total (Ptotal) será a soma das pressões parciais de cada componente. Considere como ideal uma mistura a 20 ºC contendo 1,0 mol de benzeno (Pº = 75 torr) e 2,0 mols de tolueno (Pº = 22 torr). Qual é a pressão de vapor total, em torr, sobre essa solução? (PA = XA PºA; X = fração molar; Pº = pressão de vapor do componente puro)




Questão 4

Considere os seguintes fenóis:

imagem

A ordem crescente de acidez desses fenóis é:




Questão 5

Poluição é hoje um termo incorporado à vida diária do homem. Sobre o tema, analise as proposições abaixo.

I - A queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) libera grandes volumes de óxidos de enxofre e de nitrogênio o que contribui para o processo da chuva ácida.
II - Esgotos, detergentes e fertilizantes agrícolas que atingem rios, represas e lagos podem provocar a morte de peixes e outros seres aeróbios, processo denominado de eutrofização.
III - O gás metano é muito mais potente na retenção de calor quando comparado ao CO2. Desta forma, a redução de processos que liberam metano é fundamental para o possível controle do efeito estufa.

Marque a alternativa correta.




Questão 6

Considere os seguintes aminoácidos:

(Números atômicos: H = 1; C = 6; N = 7; O = 8; S = 16).

imagem

No que diz respeito à estereoquímica desses aminoácidos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A glicina é aquiral.
( ) A configuração absoluta da serina é R.
( ) A configuração absoluta da cisteína é R.
( ) A isoleucina tem um estereoisômero meso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.




Questão 7

Um solo de características ácidas, pH = 4, é impróprio para a plantação de tomates que crescem em solos com pH que variam de 6 a 7. Considere uma área cultivável de 800 m2 desse solo, onde a profundidade tratada deva ser de 10 cm. Qual a massa mínima aproximada de óxido de cálcio, em gramas, que deve ser adicionado a esse solo para que seja atingido o pH mínimo adequado ao crescimento de tomates?




Questão 8

Cargas positivas e cargas negativas têm, por definição geral, respectivamente, quanto à última camada de valência, em um mesmo elemento químico:




Questão 9

Mil litros de um efluente aquoso que apresenta pH 2 receberam o aporte de mesmo volume de outro efluente de pH 11. Admitindo-se apenas a reação ácido-base, a solução resultante apresenta:

(Dados: log 2 = 0,3; log 3 = 0,5; log 5 = 0,7)




Questão 10

O tratamento de água de piscina envolve várias etapas. Uma delas é feita adicionando hipoclorito de sódio que, ao entrar em contato com a água, sofre hidrólise e gera o equilíbrio:

NaCℓO (aq) + H2O (l) HCℓO (aq) + Na+ (aq) + OH (aq)

Nesse equilíbrio, o ácido hipocloroso consegue atravessar as paredes celulares de bactérias e reagir com outras moléculas proteicas existentes dentro desses microorganismos. Desse modo, esse ácido atua como desinfetante, germicida e bactericida.

Analisando a equação do equilíbrio e a ação do ácido hipocloroso, é CORRETO afirmar que




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta