Questões de Química – Simulado de Concurso

Confira e responda uma seleção de questões de Química, ciência que estuda a composição, estrutura e propriedades da matéria. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos.

Questão 1

Um bombeiro com uma formação adequada para enfrentar incêndios precisa ter
conhecimentos a respeito das propriedades dos materiais, da energia, das reações de
combustão, entre outros.
Nesse caso, ele sabe que está INCORRETO dizer que




Questão 2

Um técnico utilizou 51 mL de ácido clorídrico concentrado (pureza 37%) e densidade 1,19 g/cm3 para preparar 500 mL de uma solução de ácido clorídrico. Qual a concentração molar desta solução? (Massa atômica do H= 1; Cl= 35,5)




Questão 3

Qual o volume de NaOH 0,20 mol/L necessário para titular 15 mL de H2SO4 0,10 mol/L? (Massa atômica do H= 1, Na= 23, S= 32 e O= 16)




Questão 4

O tratamento de água de piscina envolve várias etapas. Uma delas é feita adicionando hipoclorito de sódio que, ao entrar em contato com a água, sofre hidrólise e gera o equilíbrio:

NaCℓO (aq) + H2O (l) HCℓO (aq) + Na+ (aq) + OH (aq)

Nesse equilíbrio, o ácido hipocloroso consegue atravessar as paredes celulares de bactérias e reagir com outras moléculas proteicas existentes dentro desses microorganismos. Desse modo, esse ácido atua como desinfetante, germicida e bactericida.

Analisando a equação do equilíbrio e a ação do ácido hipocloroso, é CORRETO afirmar que




Questão 5

Uma vez que entalpia (H) é uma função de estado, ∆H depende apenas dos estados inicial e final do sistema. A variação de entalpia de um processo é a mesma se o processo for realizado em uma etapa ou em uma série de etapas. Com base nisso, considere a transformação do carbono grafita em carbono diamante. Sabendo que a entalpia de combustão da grafita é -393,5 kJ mol-1 , e que a entalpia de combustão do diamante é -395,4 kJ mol-1 , qual é a entalpia de conversão, em kJ mol-1 , de 2 mols de grafita em diamante?




Questão 6

Um solo de características ácidas, pH = 4, é impróprio para a plantação de tomates que crescem em solos com pH que variam de 6 a 7. Considere uma área cultivável de 800 m2 desse solo, onde a profundidade tratada deva ser de 10 cm. Qual a massa mínima aproximada de óxido de cálcio, em gramas, que deve ser adicionado a esse solo para que seja atingido o pH mínimo adequado ao crescimento de tomates?




Questão 7

Considere os seguintes aminoácidos:

(Números atômicos: H = 1; C = 6; N = 7; O = 8; S = 16).

imagem

No que diz respeito à estereoquímica desses aminoácidos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A glicina é aquiral.
( ) A configuração absoluta da serina é R.
( ) A configuração absoluta da cisteína é R.
( ) A isoleucina tem um estereoisômero meso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.




Questão 8

Cargas positivas e cargas negativas têm, por definição geral, respectivamente, quanto à última camada de valência, em um mesmo elemento químico:




Questão 9

Poluição é hoje um termo incorporado à vida diária do homem. Sobre o tema, analise as proposições abaixo.

I - A queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) libera grandes volumes de óxidos de enxofre e de nitrogênio o que contribui para o processo da chuva ácida.
II - Esgotos, detergentes e fertilizantes agrícolas que atingem rios, represas e lagos podem provocar a morte de peixes e outros seres aeróbios, processo denominado de eutrofização.
III - O gás metano é muito mais potente na retenção de calor quando comparado ao CO2. Desta forma, a redução de processos que liberam metano é fundamental para o possível controle do efeito estufa.

Marque a alternativa correta.




Questão 10

Analisando as conformações, verifica‐se que a posição equatorial do grupo OH na estrutura do ciclohexanol é preferencial no solvente isopropanol (CH3CHOHCH3) diferentemente da posição axial. Pode‐se afirmar, dentre as opções, que o fenômeno de estabilidade da posição equatorial do grupo hidroxila é atribuído




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta