Questões de História – Simulado de Concurso

Responda uma seleção de questões sobre a história da humanidade que saíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação e outras.

Questão 1

Podemos definir IDENTIDADE em todas as alternativas abaixo, EXCETO:




Questão 2

Em 1966, no governo do marechal Castelo Branco, foi definida uma nova região de planejamento para os estados do Norte entre eles Rondônia, além dos Estados do Maranhão e Mato Grosso. Este projeto denominou a região como “Amazônia Legal” e foi criado pelo órgão chamado:




Questão 3

A Primeira Guerra Mundial foi um confronto bélico sem precedentes históricos, pois envolveu todas as grandes potências do mundo, impondo o recrutamento obrigatório em cada nação, não só para o exército como também para a produção, resultando numa completa mobilização econômica e militar. Sobre esse movimento, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 4

Leia o trecho a seguir.

Após a acirrada polarização ocorrida no segundo turno das eleições presidenciais de
1989, o novo presidente anunciou um bombástico e inusitado plano econômico, no dia
seguinte à sua posse, visando a modernização da economia brasileira. As medidas
propostas provocaram, de imediato, violento impacto social [...].‖
MENDONÇA & FONTES, 1994, p. 84.

Entre as medidas adotadas pelo novo plano econômico NÃO se inclui(em)




Questão 5

Assinale a alternativa correta. A História do Brasil mostra que a ascensão do Presidente Getúlio Vargas ao poder rompeu com quatro décadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidência, conhecida como política do “café-com-leite”.

Para impedir que os paulistas continuassem como mandatários do país foi criada a Aliança Libertadora que articulou um golpe que impediu a candidatura de Júlio Prestes.




Questão 6

Considerando a região das Minas Gerais no século XVIII, é INCORRETO afirmar que




Questão 7

A volta democrática de Getúlio Vargas ao poder, após ser eleito no ano de 1950, ficou caracterizada pelo presidente:




Questão 8

“Acabar com a escravidão não basta; é preciso destruir a obra da escravidão”.

Trecho de um pronunciamento de um líder abolicionista pernambucano que escreveu “Um estadista no império”. Esse abolicionista é:




Questão 9

Após duas décadas de governos militares e de intensa campanha popular pelas diretas em 1984, as eleições presidenciais de 1985 foram:




Questão 10

Considere o trecho:

A beleza, o mistério e a pompa dos terreiros de umbanda e candomblé pelo Brasil afora, em particular na Bahia, vêm de longe, no tempo e no espaço. Nasceram da cultura e da religiosidade dos negros que deixaram tantas outras marcas profundas em nossa sociedade, desde que foram retirados à força de suas comunidades e aqui desembarcaram em fnais do século XVI, trazendo crenças e ritos cuja prática muitas vezes lhes custou caro.

CALAINHO, Daniela Bueno. Nossa história. São Paulo/Rio de Janeiro: Vera Cruz; Biblioteca Nacional. Ano 2, n. 18, abr. 2005, p.67.

Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta