Questões de Física – Simulado de Concurso

Confira e responda uma seleção de questões de Física, ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos.

Questão 1

Em um laboratório didático de Física, os estudantes têm a incumbência de determinar, experimentalmente, a resistência de um resistor ôhmico de 300 kΩ, por eles desconhecida. Para tanto, eles dispõem de cabos de ligação, bateria de 12 V e amperímetro (DC) de vários fundos de escala. Para conseguir o resultado mais preciso, o fundo de escala mais adequado, dentre os disponíveis a seguir, terá que ser de




Questão 2

Uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda é 400 nm, incide em um anteparo contendo duas fendas pequenas que distam 0,2 mm entre si. Um padrão de interferência é, então, observado em um anteparo, e a distância entre o máximo central de interferência e seu primeiro vizinho é 2,0 mm.

A distância, em metros, entre o anteparo e as fendas é




Questão 3

No contexto da teoria da relatividade, o efeito Doppler da luz, isto é, a variação da frequência da luz produzida pelo movimento relativo entre a fonte e o detector, leva à conclusão de que as cores dos objetos dependem do referencial mediante o qual são observadas. Por exemplo, um objeto de cor vermelha que se aproximasse com um certa velocidade de um observador pareceria de cor verde. Considerando que os comprimentos de onda da luz vermelha e da verde são, respectivamente, 700 nm e 500 nm, a velocidade necessária para que isso ocorra, em termos da velocidade da luz c, é aproximadamente, de




Questão 4

Um transformador de especificação 240/720 V e potência de 5 kVA é submetido a um teste de perda no cobre. A técnica utilizada é a do curto-circuito. No princípio do teste, a tensão do primário sofre uma variação até que o aparelho amperímetro ligado no secundário indique a corrente especificada com carga máxima (no secundário do trafo). A resistência medida do enrolamento do primário é de 0,05 ohms e a do enrolamento do secundário é de 1,5 ohms. Nessas condições a perda total no cobre calculada foi de:




Questão 5

Uma bateria com resistência interna de 2 ohms, e força eletromotriz de 9 volts, está associada em série a uma resistência de 18 ohms. Nessa situação a potência dissipada pela resistência da bateria vale aproximadamente:




Questão 6

O movimento harmônico simples é um tipo de movimento periódico que tem como característica a existência de uma relação diretamente proporcional entre




Questão 7

Uma vela cilíndrica de 21 cm de comprimento é fixada a um cilindro maciço de ferro, de mesmo diâmetro que a vela e de altura 0,5 cm. A vela é colocada em um tanque com água e fica flutuando na posição vertical.

A densidade do ferro é 7,8 g/cm3 e a do material da vela é 0,80 g/cm3.

Acende-se a vela que, a cada hora, queima 2 cm e admite-se que o material da vela queima sem escorrer. Nestas condições, a vela irá se apagar em aproximadamente




Questão 8

A variação do momento (quantidade de movimento) linear no tempo para um sistema com massa variável é igual à:




Questão 9

A respeito das proteções contra sobrecarga e contra curto circuito, julgue os itens abaixo.

I Todos os circuitos devem ser dotados de proteção contra sobrecarga, sem-exceção.
II A proteção contra sobrecarga de condutores em paralelo somente é permitida se tiverem seções diferentes.
III Em algumas situações específicas, a proteção contra curto-circuito pode ser omitida.
IV Todo dispositivo que provê proteção contra curto-circuito deve ter capacidade de interrupção no mínimo igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto onde for instalado. Entretanto, há situação em que se admite um dispositivo com capacidade inferior.

Estão certos apenas os itens




Questão 10

A presença de harmônicas na tensão da rede elétrica provoca uma variação no fator de potência da carga, pois




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta