Questões de Física – Simulado de Concurso

Confira e responda uma seleção de questões de Física, ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos.

Questão 1

Em uma instalação industrial, a potência medida é de 80 kW e a potência reativa é de 60 kVAr.
Calcular o fator de potência e a potência aparente.

(Calcular o fator de potência de uma instalação se:
I=100 A, E=220 V e P=35 kW).




Questão 2

Uma bateria com resistência interna de 2 ohms, e força eletromotriz de 9 volts, está associada em série a uma resistência de 18 ohms. Nessa situação a potência dissipada pela resistência da bateria vale aproximadamente:




Questão 3

Considerando que se deseje projetar um controlador de tensão CA que converta a tensão de uma fonte de tensão fixa em uma tensão variável, com o objetivo de controlar a velocidade de motores utilizados em uma dada aplicação, e que o modo de controle deva ser realizado por meio de uma chave bidirecional, esta poderá ser implementada eletronicamente por um




Questão 4

Fazendo a análise dimensional da relação L/R, sendo L em henry e R em ohm, obtém-se a unidade de medida




Questão 5

A respeito das proteções contra sobrecarga e contra curto circuito, julgue os itens abaixo.

I Todos os circuitos devem ser dotados de proteção contra sobrecarga, sem-exceção.
II A proteção contra sobrecarga de condutores em paralelo somente é permitida se tiverem seções diferentes.
III Em algumas situações específicas, a proteção contra curto-circuito pode ser omitida.
IV Todo dispositivo que provê proteção contra curto-circuito deve ter capacidade de interrupção no mínimo igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto onde for instalado. Entretanto, há situação em que se admite um dispositivo com capacidade inferior.

Estão certos apenas os itens




Questão 6

Quando uma lâmpada brilha mais do que outra, quer dizer que deve estar passando uma maior corrente elétrica pelo seu filamento. Para essa situação ocorrer, é necessário que ela possua uma resistência elétrica:




Questão 7

Um transformador de especificação 240/720 V e potência de 5 kVA é submetido a um teste de perda no cobre. A técnica utilizada é a do curto-circuito. No princípio do teste, a tensão do primário sofre uma variação até que o aparelho amperímetro ligado no secundário indique a corrente especificada com carga máxima (no secundário do trafo). A resistência medida do enrolamento do primário é de 0,05 ohms e a do enrolamento do secundário é de 1,5 ohms. Nessas condições a perda total no cobre calculada foi de:




Questão 8

Um DME que interroga usando o canal 63X tem as frequências de interrogação e de resposta, em MHz, dadas respectivamente por




Questão 9

A presença de harmônicas na tensão da rede elétrica provoca uma variação no fator de potência da carga, pois




Questão 10

O aumento ou diminuição na temperatura de um corpo qualquer provoca nele alterações nas suas dimensões originais, porém diferenciadas devido seu calor específico e capacidade térmica. Com base nessas informações, responda corretamente: num incêndio, geralmente as pessoas se utilizam de água em vez de areia para apagar o fogo, se não houver extintor.

Isso ocorre porque:




Tempo de simulado: