Questões de Física – Simulado de Concurso

Confira e responda uma seleção de questões de Física, ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos.

Questão 1

Uma bateria com resistência interna de 2 ohms, e força eletromotriz de 9 volts, está associada em série a uma resistência de 18 ohms. Nessa situação a potência dissipada pela resistência da bateria vale aproximadamente:




Questão 2

A variação do momento (quantidade de movimento) linear no tempo para um sistema com massa variável é igual à:




Questão 3

Um raio de onda compressional incide de cima para baixo sobre uma interface de dois meios isotrópicos e elásticos, onde o meio inferior possui um valor de impedância acústica maior do que a do meio superior. Se o ângulo de incidência for normal à interface, a energia da onda compressional será




Questão 4

Em um laboratório didático de Física, os estudantes têm a incumbência de determinar, experimentalmente, a resistência de um resistor ôhmico de 300 kΩ, por eles desconhecida. Para tanto, eles dispõem de cabos de ligação, bateria de 12 V e amperímetro (DC) de vários fundos de escala. Para conseguir o resultado mais preciso, o fundo de escala mais adequado, dentre os disponíveis a seguir, terá que ser de




Questão 5

No laboratório de Física de certa escola, o professor propôs aos seus alunos conseguirem identificar o desenho que há em uma cabeça de alfinete, colocando à disposição deles algumas lentes esféricas. A imagem direita e ampliada do desenho será obtida pelos alunos que posicionarem a cabeça do alfinete sobre o eixo principal de uma lente




Questão 6

Uma ferramenta com uma massa de 4 kg é abandonada, a partir do repouso, sobre uma altura de 7,2 m. Os efeitos do atrito são desprezíveis, e a aceleração gravitacional no local é 10m/s2.

Qual a velocidade, em m/s, em que a ferramenta irá tocar o chão?




Questão 7

A respeito das proteções contra sobrecarga e contra curto circuito, julgue os itens abaixo.

I Todos os circuitos devem ser dotados de proteção contra sobrecarga, sem-exceção.
II A proteção contra sobrecarga de condutores em paralelo somente é permitida se tiverem seções diferentes.
III Em algumas situações específicas, a proteção contra curto-circuito pode ser omitida.
IV Todo dispositivo que provê proteção contra curto-circuito deve ter capacidade de interrupção no mínimo igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto onde for instalado. Entretanto, há situação em que se admite um dispositivo com capacidade inferior.

Estão certos apenas os itens




Questão 8

Fazendo a análise dimensional da relação L/R, sendo L em henry e R em ohm, obtém-se a unidade de medida




Questão 9

Numa pista de prova um automóvel de massa 1,50 . 103 kg é acelerado uniformemente, a partir do repouso, e adquire a velocidade de 144 km/h, em 10 s.

Considerando 1 hp ≅ 750 W, a potência média desenvolvida pelo automóvel nesse percurso, em hp, foi, aproximadamente, de




Questão 10

Uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda é 400 nm, incide em um anteparo contendo duas fendas pequenas que distam 0,2 mm entre si. Um padrão de interferência é, então, observado em um anteparo, e a distância entre o máximo central de interferência e seu primeiro vizinho é 2,0 mm.

A distância, em metros, entre o anteparo e as fendas é




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta