Simulado de concurso para Médico Veterinário

Para aprofundar seus conhecimentos na área de medicina veterinária, preparamos esse simulado com questões especificas que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos, para o cargo de Médico Veterinário, o qual exige nível superior.

Questão 1

A emissão de GTA para movimentação de bovinos e bubalinos oriundos de Unidade da Federação ou região onde a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória deve considerar alguns requisitos, sem prejuízo das demais normas em vigor, respeitando o cumprimento de prazos, contados a partir da última vacinação contra a febre aftosa, conforme descrito na Instrução Normativa N. 44, 02 de outubro de 2007, sendo INCORRETA:

Questão 2

A broncopneumonia é uma alteração inflamatória de brônquios, bronquíolos e parênquima pulmonar, sendo comumente observada nos animais.

Com relação à broncopneumonia nos animais, assinale a alternativa incorreta.

Questão 3

Sobre as células sanguíneas, considere a alternativa incorreta:

Questão 4

Pela zootecnia, as asas dos insetos e das aves são estruturas diferentes quanto à origem embriológica, mas ambas estão adaptadas à execução de uma mesma função: o vôo. São, portanto, estruturas:

Questão 5

Sobre a família Tingidae, atente-se aos itens:

I - Parasitam principalmente suínos, cães e o homem. Têm tórax com segmentos fusionados.

II - Os insetos mais conhecidos dessa família são vulgarmente chamados de bicho-de-pé (Tunga penetrans).

III – da importância veterinária do inseto Tunga penetrans, sabe-se que são pulgas semipenetrantes, cujas fêmeas, após a cópula, ficam com a cabeça e o tórax dentro da pele do animal e o abdome para fora, promovendo a formação de nódulos subcutâneos. Esses nódulos podem levar a infecção secundária com desenvolvimento de tétano, gangrena.

É correto o que se afirma em:

Questão 6

Dos aspectos sob os quais a Zootecnia geral encara, ou visualiza os animais, __________ é dita como o que leva às grandes diferenças entre espécies e indivíduos através da variabilidade, métodos de reprodução, sistemas de acasalamentos, seleção.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Questão 7

No que se refere ao manejo de animais de pequeno e médio porte, mais precisamente a respeito da contenção, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O médico veterinário deve utilizar, sempre que possível, o maior número de recursos durante a contenção.

II – Antes de realizar a contenção, é necessário aproximar-se do animal e promover interações entre examinador e paciente.

III – Há dois tipos de contenção: contenção física e contenção anatópica.

Questão 8

Essas pulgas são vetores do parasito Trypanosoma lewisi e hospedeiras intermediárias de Hymenolepis. São muito importantes na transmissão da peste bubônica.

No caso, os ratos disseminam pulgas contaminadas com o bacilo Yersinia pestis, causador da doença. Trata-se da:

Questão 9

Das áreas de atuação da epidemiologia, podemos citar:

I - Descrição das condições de saúde da população por meio da construção de indicadores de saúde. Exemplo: taxa de mortalidade, taxa de incidência de uma doença.

II - Investigação dos fatores determinantes da situação de saúde. Exemplo: investigação de agentes etiológicos, fatores de risco.

III - Avaliação do impacto das ações para alterar a situação de saúde. Exemplo: avaliação do impacto do saneamento para diminuir parasitoses na comunidade.

É correto o que se afirma em:

Questão 10

Verificada a ocorrência de doença de notificação obrigatória, o IDAF/AC adotará as medidas zoossanitárias indicadas para o seu efetivo controle e erradicação, de acordo com o Decreto N. 8.178 de 27 de junho de 2003. Desta forma, o proprietário de animais susceptíveis ou qualquer pessoa física ou jurídica que tenha conhecimento das doenças descritas no regulamento, fica obrigado a comunicar ao IDAF/AC a suspeita de ocorrência, no prazo de:

Tempo de simulado: