Questões de Biologia – Simulado de Concurso

Confira e responda questões de Biologia, bio ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: CESPE, IESES, UEM, UniRV, UFMT e outros.

Questão 1

As Leguminosas são plantas que possuem hábitos sumamente variáveis, havendo ervas anuais ou perenes, subarbustos, arbustos, lianas e árvores, que vivem nos mais variáveis ambientes, latitudes e altitudes. Sendo que a maioria das Leguminosas estabelece simbiose com bactérias, contribuindo, desta forma, para a fixação do nitrogênio atmosférico e sua incorporação na biomassa vegetal. Conforme a afirmação acima, qual o gênero da bactéria simbionte.




Questão 2

De acordo com a sequencia correta da teoria evolutiva, as plantas terrestres podem ser classificadas em:




Questão 3

A utilização correta do preservativo durante a relação sexual pode prevenir doenças, tais como




Questão 4

Uma proteína de 40 aminoácidos sofreu desnaturação após ter sido exposta a uma alta concentração de ureia. Em seguida, a ureia foi retirada e a proteína retornou ao estado original de conformação enovelada, permitindo que as cadeias laterais de leucina e valina se agrupassem no interior dessa proteína. A explicação para esse fato é que




Questão 5

Quando um único óvulo é fecundado por um espermatozoide, NÃO é possível que ocorra a formação de




Questão 6

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e pela medula espinhal, e sistema nervoso periférico, composto pelo tecido nervoso localizado fora do sistema nervoso central. A respeito da morfofisiologia do sistema nervoso, julgue os itens que se seguem.

I - O sistema nervoso, por meio dos impulsos elétricos que ocorrem entre seus neurônios, é capaz de integrar todas as partes do corpo.
II - O sistema nervoso central é o responsável pela transmissão das informações dos sentidos ao sistema nervoso periférico.
III - O sistema nervoso periférico controla a entrada e a saída de estímulos nervosos nos diversos órgãos e sistemas do organismo.
IV - No sistema nervoso periférico, estão arquivadas as memórias.

Estão certos apenas os itens




Questão 7

A “doença dos pontos brancos” ou ictiofitiríase é causada pelo protozoário Ichthyophthirius multifiliis, um ectoparasita encontrado no mundo inteiro, responsável pelos maiores prejuízos nas pisciculturas de água doce. Sobre essa doença pode-se afirmar que:

I. Ocorre principalmente em pisciculturas onde há oscilações térmicas bruscas ou que possuem qualidade de água inadequada, favorecendo o aparecimento da doença devido ao estresse dos peixes.
II. Os sinais característicos da presença deste protozoário são a descamação dos peixes, corrosão das nadadeiras e presença de pontos brancos na pele e nas brânquias.
III. É uma enfermidade difícil de ser tratada. O uso de banhos terapêuticos com cloreto de sódio ou formalina comercial pode ser recomendado para tratamento.
IV. A retirada dos peixes infestados por estes parasitas dos tanques impede a proliferação da doença.




Questão 8

A respeito do tecido epitelial, podemos afirmar:

I – Reveste internamente as cavidades.
II – O epitélio da epiderme é classificado como estratificado pavimentoso queratinizado.
III – Faz contato direto com o tecido conjuntivo subjacente que serve apenas para a sustentação.

É correto afirmar que apenas:




Questão 9
No microscópio eletrônico de varredura, devido à necessidade de interação do feixe eletrônico com a amostra, alguns elétrons são absorvidos pela amostra. Esses elétrons devem ser conduzidos para o fio terra do microscópio. Por isso, recomenda-se



Questão 10

Há um critério básico na filogenia para a definição de um táxon. Para que um grupo de organismos seja considerado um táxon ele deve ser:




Tempo de simulado:

3 comentários

  1. Bia
    #QT-246 A siringe não se localiza no bico das aves, fica situada na região terminal da traquéia.

Deixe uma resposta