Questões de Biologia - Simulado de Concurso

Confira e responda questões de Biologia, bio ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: CESPE, IESES, UEM, UniRV, UFMT e outros.

Questão 1

A produção primária líquida varia entre os diferentes ecossistemas terrestres. Em termos globais, classifique os seguintes ecossistemas terrestres em ordem decrescente quanto a sua produção primária líquida e marque a alternativa CORRETA.

Questão 2

Na comparação da linfa e do sangue, é correto afirmar que:

Questão 3

As plantas C4 desenvolveram mecanismos de concentração de CO2 os quais contribuem para reduzir a fotorrespiração, o que pode representar vantagens ou desvantagens para esse tipo de planta. Sobre as vantagens do mecanismo de concentração de CO2 das plantas C4, é INCORRETO afirmar que:

Questão 4

A respeito do tecido epitelial, podemos afirmar:

I – Reveste internamente as cavidades.
II – O epitélio da epiderme é classificado como estratificado pavimentoso queratinizado.
III – Faz contato direto com o tecido conjuntivo subjacente que serve apenas para a sustentação.

É correto afirmar que apenas:

Questão 5

A síndrome de Down, também chamada trissomia do cromossomo 21, geralmente é causada pela presença de um cromossomo 2 1 a mais nas células dos afetados, isto é, em vez de dois cromossomos 2 1 , a pessoa tem três. Acerca dessa síndrome, analise as afirmativas.

I - A trissomia do cromossomo 21 é originada durante as anáfases I ou II da meiose pelo processo de não disjunção meiótica.
II - Essa síndrome pode ocorrer também devido a translocações envolvendo os cromossomos 14 e 21.
III - O cariótipo de uma pessoa com a Síndrome de Down pode ser representado por: 47, XX ou XY, +21.

Está correto o que se afirma em

Questão 6

Uma proteína de 40 aminoácidos sofreu desnaturação após ter sido exposta a uma alta concentração de ureia. Em seguida, a ureia foi retirada e a proteína retornou ao estado original de conformação enovelada, permitindo que as cadeias laterais de leucina e valina se agrupassem no interior dessa proteína. A explicação para esse fato é que

Questão 7

As Leguminosas são plantas que possuem hábitos sumamente variáveis, havendo ervas anuais ou perenes, subarbustos, arbustos, lianas e árvores, que vivem nos mais variáveis ambientes, latitudes e altitudes. Sendo que a maioria das Leguminosas estabelece simbiose com bactérias, contribuindo, desta forma, para a fixação do nitrogênio atmosférico e sua incorporação na biomassa vegetal. Conforme a afirmação acima, qual o gênero da bactéria simbionte.

Questão 8
No microscópio eletrônico de varredura, devido à necessidade de interação do feixe eletrônico com a amostra, alguns elétrons são absorvidos pela amostra. Esses elétrons devem ser conduzidos para o fio terra do microscópio. Por isso, recomenda-se
Questão 9

O código genético é formado por códons (conjunto de trincas de bases nitrogenadas). A sequência de códons do RNA mensageiro pode determinar a sequência de aminoácidos de uma proteína. Sobre a tabela do código genético, é correto afirmar:

Questão 10

A determinação da idade de unidades litológicas e a reconstrução de ambientes pretéritos podem ser realizadas por meio de estudos paleontológicos. Embora a maioria dos fósseis correspondam a estruturas ósseas, insetos e outros invertebrados podem também ser encontrados, principalmente em âmbar. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

3 comentários

  1. Bia
    #QT-246 A siringe não se localiza no bico das aves, fica situada na região terminal da traquéia.

Deixe uma resposta