Questões de Biologia – Simulado de Concurso

Confira e responda questões de Biologia, bio ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: CESPE, IESES, UEM, UniRV, UFMT e outros.

Questão 1

Há um critério básico na filogenia para a definição de um táxon. Para que um grupo de organismos seja considerado um táxon ele deve ser:




Questão 2

As células procarióticas e as eucarióticas possuem organelas citoplasmáticas importantes na manutenção do metabolismo celular. Sobre essas organelas, assinale a alternativa correta:




Questão 3

Recentemente, na região de um município não identificado, surgiram vários casos de dengue. Essa doença é transmitida por certos mosquitos, quando sugam o sangue humano. Uma das estratégias de prevenção à dengue é eliminar poças de água nas regiões urbanas, pois, nesse local, desenvolvem-se as larvas desses mosquitos. Com base no texto anterior, é possível concluir que o mosquito transmissor da dengue é:




Questão 4

Durante o processo de replicação do DNA, a enzima primase sintetiza uma molécula de ácido nucleico que é pareada à fita-molde, à qual a DNA polimerase pode ligar o primeiro nucleotídio que fará parte da nova fita. A molécula e o ponto de ligação desse nucleotídio são




Questão 5

Uma proteína de 40 aminoácidos sofreu desnaturação após ter sido exposta a uma alta concentração de ureia. Em seguida, a ureia foi retirada e a proteína retornou ao estado original de conformação enovelada, permitindo que as cadeias laterais de leucina e valina se agrupassem no interior dessa proteína. A explicação para esse fato é que




Questão 6

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e é, também, conhecido pelos nomes folato e vitamina B9. Essa vitamina atua na transformação e síntese de proteínas. Além disso, auxilia a divisão celular e, consequentemente, o crescimento dos tecidos. Sobre o ácido fólico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

() Impede malformações do tubo neural do bebê, durante a gestação: anencefalia e espinha bífida (exposição da medula espinhal) e lábio leporino.
() O ácido fólico tem importante papel na oncologia, principalmente a partir da sua ação como cofator na metilação do DNA e na síntese de purinas e pirimidinas.
() O ácido fólico é biossintetizado pelas plantas: a porção de pteridina é produzida no citosol, a de PABA (ácido para-aminobenzoico) é formada em plastídios, e as duas são acopladas e glutamiladas nas mitocôndrias das células vegetais.

Assinale a sequência correta.




Questão 7

Quando um único óvulo é fecundado por um espermatozoide, NÃO é possível que ocorra a formação de




Questão 8

Em uma cultura de fibroblastos, células produtoras de colágeno existentes em locais como a derme, foi adicionado um aminoácido radioativo. Após intervalos regulares de tempo, a localização do aminoácido radioativo dentro da célula foi determinada por uma técnica de impregnação com prata.

Assinale a alternativa que representa o trajeto a ser percorrido pelo aminoácido no interior da célula.




Questão 9

A respeito do tecido epitelial, podemos afirmar:

I – Reveste internamente as cavidades.
II – O epitélio da epiderme é classificado como estratificado pavimentoso queratinizado.
III – Faz contato direto com o tecido conjuntivo subjacente que serve apenas para a sustentação.

É correto afirmar que apenas:




Questão 10

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentar diversos tipos de células imersas em material extracelular sintetizado por elas. Com relação aos tecidos conjuntivos, assinale a alternativa correta:




Tempo de simulado:

3 comentários

  1. Bia
    #QT-246 A siringe não se localiza no bico das aves, fica situada na região terminal da traquéia.

Deixe uma resposta