Questões de Biologia – Simulado de Concurso

Confira e responda questões de Biologia, bio ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: CESPE, IESES, UEM, UniRV, UFMT e outros.

Questão 1

Em uma cultura de fibroblastos, células produtoras de colágeno existentes em locais como a derme, foi adicionado um aminoácido radioativo. Após intervalos regulares de tempo, a localização do aminoácido radioativo dentro da célula foi determinada por uma técnica de impregnação com prata.

Assinale a alternativa que representa o trajeto a ser percorrido pelo aminoácido no interior da célula.




Questão 2

A “doença dos pontos brancos” ou ictiofitiríase é causada pelo protozoário Ichthyophthirius multifiliis, um ectoparasita encontrado no mundo inteiro, responsável pelos maiores prejuízos nas pisciculturas de água doce. Sobre essa doença pode-se afirmar que:

I. Ocorre principalmente em pisciculturas onde há oscilações térmicas bruscas ou que possuem qualidade de água inadequada, favorecendo o aparecimento da doença devido ao estresse dos peixes.
II. Os sinais característicos da presença deste protozoário são a descamação dos peixes, corrosão das nadadeiras e presença de pontos brancos na pele e nas brânquias.
III. É uma enfermidade difícil de ser tratada. O uso de banhos terapêuticos com cloreto de sódio ou formalina comercial pode ser recomendado para tratamento.
IV. A retirada dos peixes infestados por estes parasitas dos tanques impede a proliferação da doença.




Questão 3

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e é, também, conhecido pelos nomes folato e vitamina B9. Essa vitamina atua na transformação e síntese de proteínas. Além disso, auxilia a divisão celular e, consequentemente, o crescimento dos tecidos. Sobre o ácido fólico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

() Impede malformações do tubo neural do bebê, durante a gestação: anencefalia e espinha bífida (exposição da medula espinhal) e lábio leporino.
() O ácido fólico tem importante papel na oncologia, principalmente a partir da sua ação como cofator na metilação do DNA e na síntese de purinas e pirimidinas.
() O ácido fólico é biossintetizado pelas plantas: a porção de pteridina é produzida no citosol, a de PABA (ácido para-aminobenzoico) é formada em plastídios, e as duas são acopladas e glutamiladas nas mitocôndrias das células vegetais.

Assinale a sequência correta.




Questão 4

As bactérias são seres aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. São essenciais para a manutenção da vida em nosso planeta, a começar pelo próprio fato de terem sido os primeiros organismos a aparecer na superfície terrestre, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Acredita-se que se transformaram em mitocôndrias e cloroplastos por endossimbiose nos organismos eucarionte, ou seja: sem as bactérias, não existiriam células eucariontes e, tampouco, células vegetais.

Assinale o Reino a que pertencem e forma de organização nuclear das bactérias:




Questão 5

As enzimas são proteínas que atuam como catalisadoras de reações químicas, sendo essenciais para o sistema metabólico de todos os organismos vivos. Frente aos catalizadores químicos, as enzimas possuem algumas vantagens que justificam seu amplo uso. São consideradas vantagens das enzimas sobre os catalizadores químicos, EXCETO.




Questão 6

A produção primária líquida varia entre os diferentes ecossistemas terrestres. Em termos globais, classifique os seguintes ecossistemas terrestres em ordem decrescente quanto a sua produção primária líquida e marque a alternativa CORRETA.




Questão 7

O código genético é formado por códons (conjunto de trincas de bases nitrogenadas). A sequência de códons do RNA mensageiro pode determinar a sequência de aminoácidos de uma proteína. Sobre a tabela do código genético, é correto afirmar:




Questão 8

Das doenças sexualmente transmissíveis (DST), MARQUE a que é causada por um protozoário:




Questão 9

Uma proteína de 40 aminoácidos sofreu desnaturação após ter sido exposta a uma alta concentração de ureia. Em seguida, a ureia foi retirada e a proteína retornou ao estado original de conformação enovelada, permitindo que as cadeias laterais de leucina e valina se agrupassem no interior dessa proteína. A explicação para esse fato é que




Questão 10

As propriedades genéticas da população dependem da frequência gênica e são modificadas por qualquer alteração que ocorra no processo de transmissão dos genes de uma geração para outra. Vários são os agentes capazes de alterar as propriedades genéticas de uma população, dentre os quais pode-se citar:

I. Deriva ou oscilação genética
II. Migração
III. Mutação
IV. Seleção
V. Sistema de acasalamento

Assinale a alternativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta