Questões de Biologia – Simulado de Concurso

Confira e responda questões de Biologia, bio ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: CESPE, IESES, UEM, UniRV, UFMT e outros.

Questão 1

As plantas C4 desenvolveram mecanismos de concentração de CO2 os quais contribuem para reduzir a fotorrespiração, o que pode representar vantagens ou desvantagens para esse tipo de planta. Sobre as vantagens do mecanismo de concentração de CO2 das plantas C4, é INCORRETO afirmar que:




Questão 2

As propriedades genéticas da população dependem da frequência gênica e são modificadas por qualquer alteração que ocorra no processo de transmissão dos genes de uma geração para outra. Vários são os agentes capazes de alterar as propriedades genéticas de uma população, dentre os quais pode-se citar:

I. Deriva ou oscilação genética
II. Migração
III. Mutação
IV. Seleção
V. Sistema de acasalamento

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3
No microscópio eletrônico de varredura, devido à necessidade de interação do feixe eletrônico com a amostra, alguns elétrons são absorvidos pela amostra. Esses elétrons devem ser conduzidos para o fio terra do microscópio. Por isso, recomenda-se



Questão 4

Recentemente, na região de um município não identificado, surgiram vários casos de dengue. Essa doença é transmitida por certos mosquitos, quando sugam o sangue humano. Uma das estratégias de prevenção à dengue é eliminar poças de água nas regiões urbanas, pois, nesse local, desenvolvem-se as larvas desses mosquitos. Com base no texto anterior, é possível concluir que o mosquito transmissor da dengue é:




Questão 5

Uma proteína de 40 aminoácidos sofreu desnaturação após ter sido exposta a uma alta concentração de ureia. Em seguida, a ureia foi retirada e a proteína retornou ao estado original de conformação enovelada, permitindo que as cadeias laterais de leucina e valina se agrupassem no interior dessa proteína. A explicação para esse fato é que




Questão 6

O microscópio eletrônico de varredura não pode fornecer informações sobre




Questão 7

A síndrome de Down, também chamada trissomia do cromossomo 21, geralmente é causada pela presença de um cromossomo 2 1 a mais nas células dos afetados, isto é, em vez de dois cromossomos 2 1 , a pessoa tem três. Acerca dessa síndrome, analise as afirmativas.

I - A trissomia do cromossomo 21 é originada durante as anáfases I ou II da meiose pelo processo de não disjunção meiótica.
II - Essa síndrome pode ocorrer também devido a translocações envolvendo os cromossomos 14 e 21.
III - O cariótipo de uma pessoa com a Síndrome de Down pode ser representado por: 47, XX ou XY, +21.

Está correto o que se afirma em




Questão 8

O código genético é formado por códons (conjunto de trincas de bases nitrogenadas). A sequência de códons do RNA mensageiro pode determinar a sequência de aminoácidos de uma proteína. Sobre a tabela do código genético, é correto afirmar:




Questão 9

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e é, também, conhecido pelos nomes folato e vitamina B9. Essa vitamina atua na transformação e síntese de proteínas. Além disso, auxilia a divisão celular e, consequentemente, o crescimento dos tecidos. Sobre o ácido fólico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

() Impede malformações do tubo neural do bebê, durante a gestação: anencefalia e espinha bífida (exposição da medula espinhal) e lábio leporino.
() O ácido fólico tem importante papel na oncologia, principalmente a partir da sua ação como cofator na metilação do DNA e na síntese de purinas e pirimidinas.
() O ácido fólico é biossintetizado pelas plantas: a porção de pteridina é produzida no citosol, a de PABA (ácido para-aminobenzoico) é formada em plastídios, e as duas são acopladas e glutamiladas nas mitocôndrias das células vegetais.

Assinale a sequência correta.




Questão 10

A respeito do desenvolvimento embrionário, assinale a assertiva correta.




Tempo de simulado:

3 comentários

  1. Bia
    #QT-246 A siringe não se localiza no bico das aves, fica situada na região terminal da traquéia.

Deixe uma resposta