Questões de Biologia – Simulado de Concurso

Confira e responda questões de Biologia, bio ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Essas questões caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: CESPE, IESES, UEM, UniRV, UFMT e outros.

Questão 1

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e pela medula espinhal, e sistema nervoso periférico, composto pelo tecido nervoso localizado fora do sistema nervoso central. A respeito da morfofisiologia do sistema nervoso, julgue os itens que se seguem.

I - O sistema nervoso, por meio dos impulsos elétricos que ocorrem entre seus neurônios, é capaz de integrar todas as partes do corpo.
II - O sistema nervoso central é o responsável pela transmissão das informações dos sentidos ao sistema nervoso periférico.
III - O sistema nervoso periférico controla a entrada e a saída de estímulos nervosos nos diversos órgãos e sistemas do organismo.
IV - No sistema nervoso periférico, estão arquivadas as memórias.

Estão certos apenas os itens




Questão 2

As propriedades genéticas da população dependem da frequência gênica e são modificadas por qualquer alteração que ocorra no processo de transmissão dos genes de uma geração para outra. Vários são os agentes capazes de alterar as propriedades genéticas de uma população, dentre os quais pode-se citar:

I. Deriva ou oscilação genética
II. Migração
III. Mutação
IV. Seleção
V. Sistema de acasalamento

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

Insetos necrófagos em todos os estágios imaturos de desenvolvimento foram coletados de um cadáver e enviados ao laboratório forense. Depois da incubação, esses insetos foram identificados como pertencentes à espécie Dermestes maculatus, que possui metamorfose completa. O estágio de desenvolvimento desses insetos mais adequado para estimativa do transcurso do tempo post mortem da vítima é o(a)




Questão 4

As bactérias são seres aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. São essenciais para a manutenção da vida em nosso planeta, a começar pelo próprio fato de terem sido os primeiros organismos a aparecer na superfície terrestre, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Acredita-se que se transformaram em mitocôndrias e cloroplastos por endossimbiose nos organismos eucarionte, ou seja: sem as bactérias, não existiriam células eucariontes e, tampouco, células vegetais.

Assinale o Reino a que pertencem e forma de organização nuclear das bactérias:




Questão 5

O tratamento biológico de resíduos/efluentes pode ser dividido em três etapas: tratamento primário, secundário e terciário. São operações típicas do tratamento primário. Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

A respeito do desenvolvimento embrionário, assinale a assertiva correta.




Questão 7

Quando um único óvulo é fecundado por um espermatozoide, NÃO é possível que ocorra a formação de




Questão 8

Há um critério básico na filogenia para a definição de um táxon. Para que um grupo de organismos seja considerado um táxon ele deve ser:




Questão 9
No microscópio eletrônico de varredura, devido à necessidade de interação do feixe eletrônico com a amostra, alguns elétrons são absorvidos pela amostra. Esses elétrons devem ser conduzidos para o fio terra do microscópio. Por isso, recomenda-se



Questão 10

A respeito do tecido epitelial, podemos afirmar:

I – Reveste internamente as cavidades.
II – O epitélio da epiderme é classificado como estratificado pavimentoso queratinizado.
III – Faz contato direto com o tecido conjuntivo subjacente que serve apenas para a sustentação.

É correto afirmar que apenas:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta