Simulado de concurso para Recepcionista

Simulado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Recepcionista, que exige ensino médio. Organizadoras: Instituto Quadrix e outras.

Questão 1

Um servidor precisa cumprir deveres para que seja comprovada a sua competência para exercer o cargo ao qual foi nomeado. Com relação aos deveres do servidor, podemos afirmar que ele deve ter todas essas qualificações, EXCETO:

Questão 2

É livre a expressão de atividade artística, independentemente de censura e licença, mas a lei poderá prever a criação de conselhos de fiscalização profissional para qualquer tipo de profissão, inclusive a de músico, por exemplo, de forma a conformar a atividade desse profissional aos princípios e às regras de criação artística previamente estabelecidos ou mesmo à prévia licença para o exercício da profissão.

Questão 3

A eficácia no comportamento interpessoal está ligada diretamente ao princípio de mesmo nome, que norteia o serviço público, a administração pública e demais atividades em que o interesse público é alvo ou cliente. Sobre o tema, analise as afirmativas seguintes.

I. O servidor não pode se interpor, em atitude de cunho pessoal, ante os interesses coletivos, sem risco de comprometer a eficácia, a segurança da realização do serviço do atendimento, da prestação pública.
II. Os funcionários públicos são treinados para atuarem segundo o que hoje se chama etiqueta profissional, uma espécie de código de conduta convencional, nascido no próprio mercado, das relações modernas do mundo dos negócios e que permeou para a qualidade de atendimento e inter-relacionamentos no setor público.
III. O saber se comportar e a aparência são questões cada vez mais exigidas para o funcionário público. Muitas administrações passaram a desenvolver cursos para prepararem seus funcionários a criticar para obter resultados positivos e a ouvir reclamações para promover ações de melhoria.

Está correto o que se afirma em:

Questão 4

Suponha-se que Maria seja deputada federal, sendo também sobrinha de João, que é governador do mesmo estado de Maria. Nesse caso, Maria poderá candidatar-se à reeleição juntamente com seu tio.

Questão 5

Qualidade no atendimento ao público é algo sempre esperado, mas nem sempre encontrado. Ela requer treinamento, prática, conhecimento do público-alvo, comportamento adequado, cortesia e muitas outras particularidades que podem fazer toda a diferença no trato com as pessoas. Sobre características fundamentais que o atendente deve ter, julgue as afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F).

(...) A celeridade é uma característica importante, sobretudo quando há a necessidade de prestar informações a muitas pessoas.
(...) Na resolução de conflitos, é sempre esperado que o atendente seja condescendente, seja por interesse, complacência, respeito ou reverência.
(...) Rigor no cumprimento das tarefas, no sentido de pontualidade, é uma conduta correta.
(...) A clareza, a concisão e a impessoalidade são alguns dos requisitos para a boa comunicabilidade com o público.

Pode-se afirmar que:

Questão 6

A inviolabilidade do sigilo de correspondência é direito absoluto em favor do cidadão, não sendo possível, por exemplo, que o diretor de um presídio possa interceptar cartas endereçadas aos detentos, mesmo quando houver prática de crime.

Questão 7

Quando se tenta mudar a atitude de uma pessoa ou influenciar o seu comportamento, isso pode ser sentido como uma desaprovação à sua conduta. Referente ao tema, analise as afirmativas I e II.

I. Quanto mais uma pessoa se mostra defensiva, menos capaz ela será de perceber os objetivos, valores e emoções que o emissor está tentando transmitir.
II. Por outro lado, quanto mais um clima for receptivo ou ausente de defesa, mais o receptor distorcerá o conteúdo da comunicação. Isso ocorre porque o clima receptivo pode trazer excessos de comunicação informal.

Pode-se afirmar que:

Questão 8

Os partidos políticos dispõem de autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais. O pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana são preceitos orientadores dos partidos políticos, assim como:

I. a proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros.
II. o rito de criação de novos partidos previsto nos códigos civil e penal.
III. a prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Integram corretamente o rol de preceitos constitucionais dos partidos políticos o que consta em:

Questão 9

Assinale a alternativa que contraria os direitos de nacionalidade estabelecidos na Constituição Federal brasileira.

Questão 10

Segundo a Constituição de 1988, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, exceto:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta