Simulado de concurso para Auxiliar de Saúde Bucal

Simulado com questões de Provas Objetivas de concursos públicos para a função de Auxiliar de Saúde Bucal, que exige ensino médio (ou fundamental). Organizadoras: Crescer Consultorias, IBGP Concursos, Maxima Auditores e outras.

Questão 1

Pode ser considerada uma vantagem do uso do isolamento relativo:




Questão 2

São características anatômicas dos dentes decíduos, EXCETO:




Questão 3

São consideradas vantagens da aplicação de vernizes fluoretados sobre as superfícies oclusais dos dentes, EXCETO:




Questão 4

A cárie dentária e as doenças periodontais são as patologias bucais mais prevalentes nas comunidades. A assistência à saúde prestada na atenção básica pelos profissionais da Equipe de Saúde Bucal deve atuar em intervenções individuais e coletivas para o controle dessas patologias.
Sobre medidas de prevenção para controle da cárie e doenças periodontais, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 5

A lavagem das mãos é a medida mais simples, barata e eficaz para reduzir o risco de transmissão cruzada de um microrganismo entre o profissional e seus pacientes (Harrel, 2004). Sobre a lavagem das mãos, é correto afirmar, EXCETO:




Questão 6

O tratamento restaurador atraumático é uma técnica em que não se usa instrumentos rotários e é realizada sob isolamento relativo e sem a necessidade de anestesiar. O material de escolha para a obturação da cavidade é:




Questão 7

Assinale a alternativa que apresenta a cor das hastes das limas 10 e 40, respectivamente:




Questão 8

Qual o elemento dentário possui como sucessor permanente o primeiro pré-molar superior esquerdo?




Questão 9

O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) deve agir com ética e para não se envolver em atuação ilegal da profissão é indispensável que se limite a realizar as funções que são de sua competência. Sobre a conduta do ASB de acordo com o código de ética odontológico CFO-nº 118/2012 e com a Lei nº 11.889/2008, analise as afirmativas a seguir:

I. Compete ao ASB, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico em Saúde Bucal, realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal e desenvolver ações de promoção da saúde.
II. Realizar tomadas de uso odontológico exclusivamente em consultórios ou clínicas odontológicas.
III. Com base no código de ética odontológica, o resguardo do segredo profissional consiste tanto em um direito quanto em um dever fundamental dos auxiliares em saúde bucal.
IV. Remover suturas é competência do ASB, sempre, sob a supervisão do Cirurgião-Dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal.

Estão CORRETAS as afirmativas.




Questão 10

Assinale a alternativa CORRETA sobre a principal função da sonda exploradora:




Tempo de simulado:

6 comentários

  1. Liliane
    #QT-1979 sucessor quer dizer substituto permanente então não seria o 14-primeiro pré -molar sup esq,pelo fato de que o 51 é decíduo.
  2. Liliane
    #QT-1977 O Tubérculo de Carabelli, e uma elevação maior que se encontra as vezes em algumas faces dentárias ou seja um acumulo maior de esmalte,aparece na mésio -palatina,no 1º molar superior PERMANENTE E NÃO DECÍDUO,sendo um herança hereditária.
  3. Liliane
    #QT-1989 bom até onde eu aprendi,os primeiros dentes nascem a partir dos 6 meses,ou em alguns casos RAROS,o bebé nasce com dente,mais a partir do 4 mês de gestação nunca ouvi falar.
  4. Laura Patricia
    #QT-1989 Inicia a partir del 6o mes de vida intrauterina
  5. Kathleen
    Por favor. Queria pedir revisao dessa questao. QUESTÃO 9 Com relação aos selantes resinosos, assinale a alternativa INCORRETA: A) São à base de BIS-GMA B) Somente são disponibilizados na forma autopolimerizáve (esta dizendo que esta e a questao correta) C) Podem ou não conter partículas de carga inorgânica. (marquei como a resposta correta) D) Apresentam maior retenção quando comparados aos selantes ionoméricos. Você errou essa!

Deixe uma resposta