Questões de Raciocínio Lógico – Simulado de Concurso

Preparamos, para você responder, uma uma seleção de questões de Raciocínio Lógico que caíram em provas objetivas de Concursos Públicos.  Organizadoras: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e outras.

Questão 1

A soma de dois números é 16 e a diferença dos seus quadrados é 128. O produto desses dois números é:




Questão 2

A plantação de um agricultor fica em um terreno em forma de trapézio retangular, cujas dimensões constam da figura a seguir:
imagem

Sabendo que este agricultor utiliza diariamente, para irrigação, quatro litros de água por metro quadrado de plantação, a quantidade total de água utilizada em um dia para irrigar a plantação é, em litros,




Questão 3

Em reportagem sobre acidentes de trânsito no Brasil, publicada em 18/03/2015, o sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati alertou sobre o perigo do uso do celular ao volante. Segundo Biavati: Antes o uso do celular se restringia a ligações de voz, que demandava basicamente uma das mãos. A situação de risco foi maximizada com as mudanças do próprio uso do smartphone. Para você digitar qualquer letra, além da mão, é preciso olhar para a tela. Ou seja, a distração é mais profunda: perde-se o contato visual e o mecânico. Um estudo do NHTSA, departamento de Trânsito dos Estados Unidos, revela que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente. Um risco muito maior do que o causado pela embriaguez! Suponha que dois carros trafeguem a 90 km/h na mesma pista, separados por uma distância de seguimento de 50 m. De repente, em virtude de retenções na via, o carro da frente freia constantemente 2 a uma taxa de 5,0m/s até parar. Porém, o motorista do carro de trás está distraído, lendo uma mensagem no Whatsapp e demora 2,2 s para perceber a luz do freio do carro da frente e mais 0,30 s para reagir e efetivamente pisar fundo no freio, provocando uma 2 forte desaceleração constante de 7,5m/s.

Considerando essas informações, pode-se afirmar que uma colisão




Questão 4

Dez fichas formam um monte. Na face inferior de cada ficha está impresso um número. A sequência ordenada, de baixo para cima, é: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10. A ficha que está em cima do monte é colocada sob a ficha que está mais embaixo do monte; outra vez a ficha que está em cima do monte é colocada sob a ficha que está mais embaixo do monte; a terceira alteração é retirar do monte a ficha que está no topo e colocá-la à parte. Essas três etapas de modificação do monte são repetidas até que reste uma única ficha. A ficha que resta é a aquela em cujo número impresso é




Questão 5

Dizemos que um número inteiro positivo é palíndromo se esse número não se altera quando é lido da esquerda para direita ou vice-versa. Por exemplo, 2772 e 36863 são números palíndromos. Se A é o conjunto dos números palíndromos de três algarismos, o número de elementos do conjunto A é igual a




Questão 6

A Latin NCAP é uma organização que tem como objetivo avaliar a segurança de veículos comercializados na América latina e Caribe. Anualmente, essa empresa simula acidentes com os modelos de automóveis mais vendidos na região. A colisão padrão simulada nos testes é aquela em que o veículo, se deslocando em linha reta a 64,0 km/h, se choca com um anteparo de alumínio, de forma que 40% da frente do veículo bate no anteparo. Esse tipo de colisão simula os acidentes mais frequentes em estradas cujas vítimas apresentam lesões graves ou fatais. A colisão dura apenas dois décimos de segundos até o carro parar e, caso o veículo não tenha air bag, a desaceleração da pessoa varia imensamente 2 e pode atingir um incrível picode 400m/s .

Supondo que o condutor tenha uma massa de 72,0kg, o módulo da força média que atua sobre o motorista, durante a colisão, vale




Questão 7

Numa passagem do livro O Senhor das moscas, de Sir William Golding (1911-1993), premiado com o Nobel de Literatura de 1983, as lentes dos óculos do personagem Piggy são usadas para focalizar os raios do sol e acender uma fogueira. Mais tarde, uns rapazes espancam Piggy e quebram os seus óculos. A partir de então, ele passa a não enxergar direito os colegas mais distantes,por ser muito míope.

Há uma falha evidente nessa narrativa,pois




Questão 8

O número máximo possível de placas de automóvel em nosso país, com três letras e quatro algarismos, começadas pela letra B e terminadas pelo algarismo 9, é:




Questão 9

O Relatório Setorial do Banco do Brasil publicado em 02/07/2013 informou:
[...] Após queda de 2,0% no mês anterior, segundo o Cepea/Esalq, as cotações do açúcar fecharam o último mês com alta de 1,2%, atingindo R$ 45,03 / saca de 50 kg no dia 28. De acordo com especialistas, o movimento se deve à menor oferta de açúcar de qualidade, além da firmeza nas negociações por parte dos vendedores. Durante o mês de junho, o etanol mostrou maior recuperação que o açúcar, com a cotação do hidratado chegando a R$ 1,1631/litro (sem impostos), registrando alta de 6,5%. A demanda aquecida e as chuvas que podem interromper mais uma vez a moagem de cana-de-açúcar explicam cenário mais positivo para o combustível.
Fonte: BB-BI Relatório Setorial: Agronegócios-junho/2013 - publicado em 02/07/2013.

Com base nos dados apresentados no Relatório Setorial do Banco do Brasil, é CORRETO afirmar que o valor, em reais, da saca de 50 kg de açúcar no mês de maio de 2013 era igual a




Questão 10

Considere verdadeiras as seguintes declarações:
• Todas as pessoas que gostam de basquete também gostam de futebol.
• Não há pessoas que gostam de vôlei e que não gostem de basquete.
Com relação às declarações feitas acima, é correto concluir que:




Tempo de simulado:

Um comentário

  1. Lara
    Eu não entendi porque a resposta é PRETA, VERMELHA E AZUL Pediu as cores do Gol, Pálio e Veloster, respectivamente: Pois se o gol não é dar cor vermelha e o pálio é azul, então o Veloster só pode ser vermelho e o Gol da cor preta. Então ficaria nesta ordem: PRETA, AZUL E VERMELHA Eu coloquei a letra A. Me ajudem a entender, por favor.

Deixe uma resposta