Questões de Raciocínio Lógico – Simulado de Concurso

Preparamos, para você responder, uma uma seleção de questões de Raciocínio Lógico que caíram em provas objetivas de Concursos Públicos.  Organizadoras: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e outras.

Questão 1

Dizemos que um número inteiro positivo é palíndromo se esse número não se altera quando é lido da esquerda para direita ou vice-versa. Por exemplo, 2772 e 36863 são números palíndromos. Se A é o conjunto dos números palíndromos de três algarismos, o número de elementos do conjunto A é igual a




Questão 2

Sobre um curso de treinamento para funcionários de uma empresa, que teve a duração de três meses, sabe-se que: 1/5 dos que participaram, desistiram ao longo do primeiro mês do curso; ao longo do segundo mês desistiram 1/8 dos remanescentes do mês anterior. Considerando que no terceiro mês não houve desistentes, então, se 21 pessoas concluíram o curso, a quantidade inicial de parti-cipantes era um número




Questão 3

O professor conselheiro de certa turma de Ensino Fundamental montou o mapa da sala de aula utilizando em vez do nome do aluno a idade de cada um, em anos, de acordo com a imagem abaixo, e chegou às seguintes conclusões:
imagem
I - A moda e a mediana das idades possuem o mesmo valor.
II - A idade média dos alunos desta turma é de 12 anos.
III - Ao organizar os dados em uma tabela de frequência relativa da variável idade, tem-se 20% para 11 anos e 30% para 12 anos.

Com relação às conclusões deste professor conselheiro, pode-se afirmar que:




Questão 4

Em certo processo seletivo de emprego, para passar para a fase de entrevistas, o candidato precisa realizar uma prova de análise combinatória. Supondo-se que a prova é composta pelas quatro afirmações abaixo e que o candidato deve responder quais afirmações estão corretas, para passar para a etapa seguinte o candidato deverá responder que:

• Afirmação 1: As palavras CAXIAS e SOCIAL possuem a
mesma quantidade de anagramas.

• Afirmação 2: Considerando-se os algarismos 5, 6, 7, 8 e
9, é possível formar no máximo 50 números naturais
pares de 3 algarismos.

• Afirmação 3: De um grupo de 8 Agentes Comerciais é
possível formar 56 comissões diferentes compostas por
3 Agentes Comerciais.

• Afirmação 4: Podem ser formadas 420 comissões
diferentes compostas por 3 Agentes Comerciais e 4
Leituristas de um grupo de 5 Agentes Comerciais e 7
Leituristas.




Questão 5

O número máximo possível de placas de automóvel em nosso país, com três letras e quatro algarismos, começadas pela letra B e terminadas pelo algarismo 9, é:




Questão 6

Leia com atenção as afirmações a seguir.

I. Se a cidade de Niterói é a capital de Pernambuco, então o Brasil será campeão mundial de futebol masculino profissional na Rússia em 2018.
II. Se Carlos estuda, então ele passa no concurso.
III. Se Carlos passa no concurso, então ele estuda.
IV. Se Carlos não estuda, então ele não passa no concurso.
V. Se Carlos não passa no concurso, então ele não estuda.

Logo, sobre essas assertivas, pode-se afirmar o seguinte:




Questão 7

Mateus tem três carros (Gol, Pálio e Veloster), e sabese que cada carro é de uma cor diferente: azul, vermelha e preta, não necessariamente nesta ordem. Considerando-se que somente uma das afirmações abaixo dada por Mateus é verdadeira, assinalar a alternativa que apresenta as
cores dos carros Gol, Pálio e Veloster, respectivamente:

  • O carro Gol não é da cor vermelha.
  • O carro Pálio é da cor azul.
  •  O carro Veloster não é da cor azul.



Questão 8

Este gráfico de setores se refere ao transporte de cargas de um determinado país, utilizando diversos meios de transporte.

Sabendo-se que os setores rodoviário e ferroviário, juntos, receberão dois milhões de reais, o valor a ser recebido pelo setor aquaviário será de




Questão 9

Dez fichas formam um monte. Na face inferior de cada ficha está impresso um número. A sequência ordenada, de baixo para cima, é: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10. A ficha que está em cima do monte é colocada sob a ficha que está mais embaixo do monte; outra vez a ficha que está em cima do monte é colocada sob a ficha que está mais embaixo do monte; a terceira alteração é retirar do monte a ficha que está no topo e colocá-la à parte. Essas três etapas de modificação do monte são repetidas até que reste uma única ficha. A ficha que resta é a aquela em cujo número impresso é




Questão 10

Num ambiente termicamente isolado, são colocados alguns corpos: uma pedra de gelo, um copo de água fria, uma chaleira com água fervendo, uma barra de ferro em brasa e outras coisas quentes e frias. Haja ou não contato entre eles, os corpos quentes vão esfriar e os frios vão aquecer até que, depois de algum tempo,todos atinjam o mesmo estado térmico. Nessas condições, dizemos que todos os corpos estão em equilíbrio térmico e atingiram a mesma temperatura. A evolução desse sistema, no sentido de atingir o equilíbrio, é prevista por uma lei da Natureza denominada lei zero da termodinâmica e que pode ser enunciada da seguinte forma: Se um corpo A está em equilíbrio térmico com um corpo B e este está em equilíbrio térmico com um corpo C, então A está em equilíbrio térmico com C.

Esse texto está INCORRETO porque




Tempo de simulado:

Um comentário

  1. Lara
    Eu não entendi porque a resposta é PRETA, VERMELHA E AZUL Pediu as cores do Gol, Pálio e Veloster, respectivamente: Pois se o gol não é dar cor vermelha e o pálio é azul, então o Veloster só pode ser vermelho e o Gol da cor preta. Então ficaria nesta ordem: PRETA, AZUL E VERMELHA Eu coloquei a letra A. Me ajudem a entender, por favor.

Deixe uma resposta