Questões de Raciocínio Lógico – Simulado de Concurso

Preparamos, para você responder, uma uma seleção de questões de Raciocínio Lógico que caíram em provas objetivas de Concursos Públicos.  Organizadoras: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e outras.

Questão 1

Em reportagem sobre acidentes de trânsito no Brasil, publicada em 18/03/2015, o sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati alertou sobre o perigo do uso do celular ao volante. Segundo Biavati: Antes o uso do celular se restringia a ligações de voz, que demandava basicamente uma das mãos. A situação de risco foi maximizada com as mudanças do próprio uso do smartphone. Para você digitar qualquer letra, além da mão, é preciso olhar para a tela. Ou seja, a distração é mais profunda: perde-se o contato visual e o mecânico. Um estudo do NHTSA, departamento de Trânsito dos Estados Unidos, revela que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente. Um risco muito maior do que o causado pela embriaguez! Suponha que dois carros trafeguem a 90 km/h na mesma pista, separados por uma distância de seguimento de 50 m. De repente, em virtude de retenções na via, o carro da frente freia constantemente 2 a uma taxa de 5,0m/s até parar. Porém, o motorista do carro de trás está distraído, lendo uma mensagem no Whatsapp e demora 2,2 s para perceber a luz do freio do carro da frente e mais 0,30 s para reagir e efetivamente pisar fundo no freio, provocando uma 2 forte desaceleração constante de 7,5m/s.

Considerando essas informações, pode-se afirmar que uma colisão




Questão 2

O número máximo possível de placas de automóvel em nosso país, com três letras e quatro algarismos, começadas pela letra B e terminadas pelo algarismo 9, é:




Questão 3

Um terreno é quadrado e sua área é de 1024m2. Querendo cercar totalmente esse terreno com tela de arame, quantos metros de tela o proprietário vai usar?




Questão 4

Dez fichas formam um monte. Na face inferior de cada ficha está impresso um número. A sequência ordenada, de baixo para cima, é: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10. A ficha que está em cima do monte é colocada sob a ficha que está mais embaixo do monte; outra vez a ficha que está em cima do monte é colocada sob a ficha que está mais embaixo do monte; a terceira alteração é retirar do monte a ficha que está no topo e colocá-la à parte. Essas três etapas de modificação do monte são repetidas até que reste uma única ficha. A ficha que resta é a aquela em cujo número impresso é




Questão 5

A plantação de um agricultor fica em um terreno em forma de trapézio retangular, cujas dimensões constam da figura a seguir:
imagem

Sabendo que este agricultor utiliza diariamente, para irrigação, quatro litros de água por metro quadrado de plantação, a quantidade total de água utilizada em um dia para irrigar a plantação é, em litros,




Questão 6

Numa passagem do livro O Senhor das moscas, de Sir William Golding (1911-1993), premiado com o Nobel de Literatura de 1983, as lentes dos óculos do personagem Piggy são usadas para focalizar os raios do sol e acender uma fogueira. Mais tarde, uns rapazes espancam Piggy e quebram os seus óculos. A partir de então, ele passa a não enxergar direito os colegas mais distantes,por ser muito míope.

Há uma falha evidente nessa narrativa,pois




Questão 7

Em determinada rua, há 5 residências que estão numeradas em forma de progressão geométrica crescente, de modo que a primeira residência recebeu numeração 3, e a segunda, numeração 12. Com base nessas informações,
assinalar a alternativa CORRETA:




Questão 8

Este gráfico de setores se refere ao transporte de cargas de um determinado país, utilizando diversos meios de transporte.

Sabendo-se que os setores rodoviário e ferroviário, juntos, receberão dois milhões de reais, o valor a ser recebido pelo setor aquaviário será de




Questão 9

O Lago Bolonha é o principal reservatório de abastecimento de água da Região Metropolitana de Belém, e o controle da quantidade de algas e bactérias que nele habitam é importante. Sabe-se que, em condições favoráveis, o número de bactérias em uma colônia cresce segundo uma progressão geométrica. Se uma certa colônia, inicialmente com cerca de 1.000 bactérias, quadruplica seu número de bactérias a cada 24 horas, o número de bactérias ultrapassará 1.000.000 no decorrer do




Questão 10

Um grupo é formado por 8 pessoas e cada uma delas ou é paranaense, ou é catarinense ou é matogrossense.
Sabe-se que, nesse grupo, existe pelo menos um representante de cada um desses estados. Pode-se afirmar corretamente que, nessas condições, a máxima quantidade de catarinenses que pode haver no grupo é:




Tempo de simulado: