Questões de Raciocínio Lógico – Simulado de Concurso

Preparamos, para você responder, uma uma seleção de questões de Raciocínio Lógico que caíram em provas objetivas de Concursos Públicos.  Organizadoras: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e outras.

Questão 1

Em certo processo seletivo de emprego, para passar para a fase de entrevistas, o candidato precisa realizar uma prova de análise combinatória. Supondo-se que a prova é composta pelas quatro afirmações abaixo e que o candidato deve responder quais afirmações estão corretas, para passar para a etapa seguinte o candidato deverá responder que:

• Afirmação 1: As palavras CAXIAS e SOCIAL possuem a
mesma quantidade de anagramas.

• Afirmação 2: Considerando-se os algarismos 5, 6, 7, 8 e
9, é possível formar no máximo 50 números naturais
pares de 3 algarismos.

• Afirmação 3: De um grupo de 8 Agentes Comerciais é
possível formar 56 comissões diferentes compostas por
3 Agentes Comerciais.

• Afirmação 4: Podem ser formadas 420 comissões
diferentes compostas por 3 Agentes Comerciais e 4
Leituristas de um grupo de 5 Agentes Comerciais e 7
Leituristas.




Questão 2

Leia com atenção as afirmações a seguir.

I. Se a cidade de Niterói é a capital de Pernambuco, então o Brasil será campeão mundial de futebol masculino profissional na Rússia em 2018.
II. Se Carlos estuda, então ele passa no concurso.
III. Se Carlos passa no concurso, então ele estuda.
IV. Se Carlos não estuda, então ele não passa no concurso.
V. Se Carlos não passa no concurso, então ele não estuda.

Logo, sobre essas assertivas, pode-se afirmar o seguinte:




Questão 3

A soma de dois números é 16 e a diferença dos seus quadrados é 128. O produto desses dois números é:




Questão 4

O gráfico abaixo apresenta o consumo de água de uma residência no primeiro semestre de 2016.
imagem
Com base nas informações apresentadas no quadro, é correto afirmar que




Questão 5

Em determinada rua, há 5 residências que estão numeradas em forma de progressão geométrica crescente, de modo que a primeira residência recebeu numeração 3, e a segunda, numeração 12. Com base nessas informações,
assinalar a alternativa CORRETA:




Questão 6

O professor conselheiro de certa turma de Ensino Fundamental montou o mapa da sala de aula utilizando em vez do nome do aluno a idade de cada um, em anos, de acordo com a imagem abaixo, e chegou às seguintes conclusões:
imagem
I - A moda e a mediana das idades possuem o mesmo valor.
II - A idade média dos alunos desta turma é de 12 anos.
III - Ao organizar os dados em uma tabela de frequência relativa da variável idade, tem-se 20% para 11 anos e 30% para 12 anos.

Com relação às conclusões deste professor conselheiro, pode-se afirmar que:




Questão 7

Mateus tem três carros (Gol, Pálio e Veloster), e sabese que cada carro é de uma cor diferente: azul, vermelha e preta, não necessariamente nesta ordem. Considerando-se que somente uma das afirmações abaixo dada por Mateus é verdadeira, assinalar a alternativa que apresenta as
cores dos carros Gol, Pálio e Veloster, respectivamente:

  • O carro Gol não é da cor vermelha.
  • O carro Pálio é da cor azul.
  •  O carro Veloster não é da cor azul.



Questão 8

Este gráfico de setores se refere ao transporte de cargas de um determinado país, utilizando diversos meios de transporte.

Sabendo-se que os setores rodoviário e ferroviário, juntos, receberão dois milhões de reais, o valor a ser recebido pelo setor aquaviário será de




Questão 9

Em reportagem sobre acidentes de trânsito no Brasil, publicada em 18/03/2015, o sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati alertou sobre o perigo do uso do celular ao volante. Segundo Biavati: Antes o uso do celular se restringia a ligações de voz, que demandava basicamente uma das mãos. A situação de risco foi maximizada com as mudanças do próprio uso do smartphone. Para você digitar qualquer letra, além da mão, é preciso olhar para a tela. Ou seja, a distração é mais profunda: perde-se o contato visual e o mecânico. Um estudo do NHTSA, departamento de Trânsito dos Estados Unidos, revela que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente. Um risco muito maior do que o causado pela embriaguez! Suponha que dois carros trafeguem a 90 km/h na mesma pista, separados por uma distância de seguimento de 50 m. De repente, em virtude de retenções na via, o carro da frente freia constantemente 2 a uma taxa de 5,0m/s até parar. Porém, o motorista do carro de trás está distraído, lendo uma mensagem no Whatsapp e demora 2,2 s para perceber a luz do freio do carro da frente e mais 0,30 s para reagir e efetivamente pisar fundo no freio, provocando uma 2 forte desaceleração constante de 7,5m/s.

Considerando essas informações, pode-se afirmar que uma colisão




Questão 10

Dizemos que um número inteiro positivo é palíndromo se esse número não se altera quando é lido da esquerda para direita ou vice-versa. Por exemplo, 2772 e 36863 são números palíndromos. Se A é o conjunto dos números palíndromos de três algarismos, o número de elementos do conjunto A é igual a




Tempo de simulado: