Simulado de concurso para Bibliotecário

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Bibliotecário, de nível superior. Organizadora: FUNDEP – Gestão de Concursos.

Questão 1

Assinale a alternativa que apresenta uma fonte de informação que contém informações originais:

Questão 2

Considerando que as enciclopédias evoluíram não apenas no que diz respeito à sua função e ao seu arranjo, mas que há certa preocupação dos editores em facilitar sua utilização pelos usuários e em aperfeiçoar as formas de acesso à informação nelas contidas, levando os editores a introduzir inúmeros recursos com a finalidade de aumentar seu potencial informativo, são recursos comumente encontrados nas enciclopédias , EXCETO:

Questão 3

Considerando os elementos de organização da informação citados por Ailton Feitosa, em sua obra Organização da informação na web: das TAGs à web semântica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) As características intelectuais de um documento permitem definir seu interesse, público-alvo e valor.
( ) As principais atividades do ciclo documentário envolvem a coleta, o registro, o tratamento intelectual e excluem a pesquisa e a difusão.
( ) O tratamento intelectual da informação compreende operações como a catalogação e a análise temática da informação.
( ) Em uma unidade de informação, cada documento que entra recebe um tratamento visando facilitar a recuperação das informações nele contidas.
( ) A análise temática da informação ocorre no momento do processamento técnico da informação, exclusivamente na disseminação.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 4

Que nome se dá a um tipo de diagrama utilizado para representar as relações de hierarquia no âmbito de uma empresa, ou mesmo a distribuição dos setores?

Questão 5

A política de referência é um dos elementos da política de informação, determinada a partir dos objetivos e missões da instituição.

No que tange aos objetivos gerais de um Serviço de Referência, é incorreto afirmar que esse serviço:

Questão 6

Sobre os tipos de pontos de acesso, na catalogação, são pontos de acesso ligados ao assunto, exceto:

Questão 7

Alfabético (mais comum), classificado, geográfico, e por capítulos são exemplos de:

Questão 8

Existem diferentes tipos de pontos de acesso na catalogação. Relacionado ao título, quando se utiliza título anterior ou posterior de um periódico, diz-se:

Questão 9

Com relação aos critérios que abordam a seleção de conteúdo de documentos, assinale a alternativa correta:

Questão 10

As instituições de informação constituem organismos dinâmicos, em crescimento. A aplicação da gestão da qualidade no ambiente da informação não acontece de forma aleatória, há que se considerar as características específicas do ambiente de informação.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta